Windows 10 - Primeiras impressões

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Confira no vídeo de hoje o primeiro uso do novo sistema da MS, o Windows 10. Nesse vídeo eu vou mostrando desde a instalação até as primeiras horas de uso e vou relatando minha opinião sobre o que vai acontecendo no decorrer do teste.

É leve? Tem recursos inéditos? É fácil de usar?

Essas e outras respostas você descobre no vídeo a seguir, confira.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 13 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Assamita comentou em

    Ao amigo Richard,

    Pergunte aos desenvolvedores de jogos (não os joguinhos de android e afins, mas jogos de verdade) o que eles acharam do Win8. Jogo video game desde minha infância e atualmente montei um PC só para poder jogar os jogos da última geração. Tentei fazer no Win8 (e posteriormente na ver. 8.1) oque faço no Win7 e a resposta do SO foi sempre negativa ou muito inferior à do Win7. Quase nada que não seja da MS roda bem no Win8. O amigo Ricardo também fez um comentário sobre a produtividade do Win8 e eu concordo com ele. Pode ser bom pra que só quer jogar joguinhos de touch, mas pra quem gosta de jogos de verdade, o Win8 é simplesmente um lixo.

    Responder
    • João Pedro comentou em

      Falou merda amigo...
      "Pode ser bom pra que só quer jogar joguinhos de touch, mas pra quem gosta de jogos de verdade, o Win8 é simplesmente um lixo."
      Tudo que eu jogo no Windows 7 eu jogo no 8/8.1 sem problemas algum, depedendo roda até com mais fluidez ou não existe diferença, Windows 8 é sem dúvidas superior ao 7, boot mais rápido do que nunca (5/6 segundos no meu computador, sem SSD), tem tudo que o 7 oferece com um design gráfico melhor e minimalista, que na minha opinião, é muito bonito.
      "Ain mais não tem menu iniciar", já ouviu falar de Pokki e entre outros milhares de programas que simulam o iniciar do Windows 7?
      "Ain mais não é a mesma coisa", bom, aí é com você, se quiser usar SO utrapassado e inferior, boa sorte.

      Responder
      • Roberto comentou em

        Leva a mal não, mas seu Windos não tem nada de superior ao meu.
        Eu uso o Windows 7 em meu computador e nem tenho SSD. Meu tempo de Boot fica na casa dos 7 segundos. Isso desde o apertar do botão ligar até o toque do som de inicialização.
        Concordo com o carinha que disse que o Windows 8 não serve pra jogar. Não tem paciência nem pinball.
        A questão do menu iniciar é um só detalhe...

        Responder
  • Assamita comentou em

    Beleza de análise, Ricardo.
    Em princípio, tirou minhas dúvidas a respeito do SO e me deu a certeza de que não se trata de um carro de palhaço, como foi o Windows 8.
    Em relação às interfaces diferentes dos menus de configuração e dos ícones diferentes, creio que, por se tratar da versão de testes, esteja sob avaliação da MS. Pode ser que dependa do feedback dos usuários e, talvez, a MS resolva adotar apenas um modelo com base nesse feedback. No mais, interface limpa e amigável, a volta do menu iniciar fez toda a diferença, instalação rápida, consumo de memória aceitável (por ser MS, como você disse), finalmente o IE já vem pronto para ser utilizado sem picuinhas, e aquela sacada do scroll do menu iniciar foi um toque especial, realmente.
    Obrigado pela análise e por nos mostrar que vale apena migrar para o novo SO do titio Bill.
    Abraço!

    Responder
  • LauroRM comentou em

    Obrigado Ricardo! Já deu para ter uma pequena ideia sobre o novo Windows. Ainda é cedo para isso, mas será que quem tem o Windows 8 original terá a chance de baixar a versão nova gratuitamente? Vale a pena adquirir o software para ter o disco? Obrigado.

    Responder
  • Belo vídeo, Ricardo. Nessa olhada inicial, realmente a única mudança significativa é a questão do menu iniciar. Uso e gosto do Windows 8, mas em questões gráficas, a reclamação que eu tenho a fazer é dos programas da interface metros serem executados em tela inteira, eu particularmente não gosto dessa abordagem. No mais, já estou baixando para testar também. Forte abraço a todos!

    Responder
  • José Luiz comentou em

    Pergunto eu: Será que havia necessidade mesmo de um novo sistema operacional depois do Windows Seven?
    Existem aplicativos exclusivos corporativos, os quais ainda resistem ao ambiente do Seven. Acho que é mais uma questão de marketing consumista da Micro$oft, pelo fato da empresa não querer que um Sistema Operacional não perdure por longos anos como aconteceu com o XP. O Vista resistiu por pouco tempo, o mesmo está acontecendo com Windows 8. Nesta briga toda, o Seven pode ainda vai ganhar muitos anos de vida. Pois, quando as empresas desenvolvedoras de Hardwares e Softwares trabalham duro para adequar seus produtos a um sistema já lançado, a Micro$oft corre na frente para lançar um novo Sistema Operacional. Resultado: A MicroSoft acaba jogando ping-pong com a bolinha estragada.

    Responder
  • Richard comentou em

    Ricardo,
    Sou técnico de Informática e atualmente curso Análise de Sistemas. Trabalho com suporte técnico a mais de 20 anos. Vejo suas video aulas a muito tempo e sempre são boas e tem uma qualidade excelente.

    Neste video vc faz um comentário que resume a insatisfação geral, mas assim como eu digo aos meus clientes, eu acho muito estranho as pessoas invalidarem um SO, não pela estabilidade ou velocidade, mas pela forma de um MENU INICIAR.

    Eu uso o W8(agora w8.1) no meu note e gosto muito da estabilidade e velocidade. Quando uso o windows 7 eu já me acostumei a não usar o MENU INICIAR. Quando um software é MUUUITO usado eu fixo na barra de tarefas ou uso um atalho no desktop. Quando eu quero um software que eu uso pouco, por exemplo, limpeza de disco, eu usos assim: digito tecla win, l, i,m e enter. Pronto tenho o aplicativo rodando.

    Eu tinha apenas 2 problemas: para desligar, que eu tinha que deslogar e depois desligar, e os aplicativos não tinham menu de controle, para fechar tinha que arrastar para baixo. Mas o w8.1 corrigiu esses dois problemas.

    O w10 vem com um MENU INICIAR híbrido, jeitão de w7 com elementos de w8. Com isso acho que a MS vai "educar" o usuário a usar os icones Metro e talvez com o w12 ou 14 o atual MENU INICIAR irá voltar.

    Ps.: Tenho duas clientes que tem pc all-in-one com tela de toque e W8. Ensinei elas a usar o MENU INICIAR tocando na tela e elas adoram. arrastam a tela e apertam no "joguinho" que ela baixou da loja de aplicativos. ;)

    Responder
    • Jair Oliveira comentou em

      Quem tem um pc touch realmente deve ser bacana usar o WIN 8 para DIVERSÃO, mas para nós DESENVOLVEDORES isso é totalmente inválido, win 8 n foi feito para nós.

      Responder
      • Richard comentou em

        Jair,
        O windows não tem influência sobre os softwares que vc usa. Atualmente eu estudo web e tenho varias IDEs instaladas, xampp e wampp, sublime text, PS, FW e Corel. Tudo funcionando numa boa, com rapidez. Tenho ainda 2 terminais, o CYGWIN e o GIT BASH.
        Todas as minhas ferramentas estão na barra de tarefas e o meu menu iniciar eu nem uso. Como eu disse acima, quando preciso de um software faço como se fosse no terminal, aperto a tecla win, começo a digitar o nome do software que eu quero e dou enter quando ele aparece.
        Tenho um dual boot com UBUNTU e quase não uso o linux, só quando o curso pede alguma tarefa de terminal que eu faço lá, mas na maioria eu uso o cygwin ou o git bash no windows mesmo.

        A discussão é sobre apenas o menu iniciar. Inclusive na maioria dos clientes que compram note com o windows8 instalados e que me pedem para instalar o win7, eu os convenço a ficar com o 8 e instalo o start8, que coloca o famigerado menu iniciar do 7, acabando TODOS os problemas. E eles estão satisfeitos com seus notebooks.

        Responder
  • Marcos comentou em

    Boa tarde ... estou adorando suas vídeo aulas ... aprendendo muito sobre diversos assuntos do meu interesse ... bem esclarecedora sua vídeo aula de hoje ... abs

    Responder

Deixe seu comentário