Ultrabook: não seja enganado na hora da compra

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Outro dia um amigo meu foi à uma loja para comprar um note, algumas horas mais tarde volta ele pra casa todo feliz e radiante pois tinha adquirido um ultrabook. Ledo engano, pois quando vi o aparelho logo percebi que de "ultra" ali só tinha o papo que o vendedor passou na hora da venda.

Não só neste caso, mas em tantos outros eu vejo os clientes seram enganados por conta de sua total falta de informação. Se você quer adquirir um ultrabook de verdade, saiba que um portátil somente pode ser considerado um ULTRABOOK se atender alguns requisitos mínimos, e olha que não é qualquer coisinha não, confira:

Espessura máxima

Não basta ter somente um design super fino e leve, é preciso ir além. Um ultrabook não pode em hipótese alguma ultrapassar os 20 milímetros de espessura, ou seja, 2 centímetros. E isso é para o aparelho todo, com a tela fechada.

espessura ultrabook

Processador

Como o termo "ultrabook" foi criado pela Intel, você não poderá achar um equipado com processadores AMD, essa é a regra. Mas não adianta ser qualquer Intel não, o processador precisa ser da família "I", ou seja, I3, I5 ou I7 de segunda geração ou superior.

Duração da bateria

Se a ideia é ser ultraportátil a bateria precisa dar conta do recado. Em um ultrabook a bateria deve obrigatoriamente durar 5 horas ou mais.

Neste ponto eu não sei exatamente os critérios, pois a duração de uma bateria depende de como o aparelho será usado e quais aplicativos estarão em execução, mas creio que esse tempo seja considerado ao fazer tarefas básicas como navegar na web e ler email por exemplo.

bateria ultrabook

 Armazenamento

O armazenamento de dados deve ser feito em drives SSD e não em HDs convencionais como a maioria dos computadores. Os SSDs além de oferecerem mais segurança contra o corrompimento de dados, gastam menos energia, não sofrem danos com trepidações ou vibrações bruscas e são muito mais velozes para acessar e gravar informações, veja este comparativo.

Tempo de inicialização

Agora vem o "X da questão": um ultrabook não deve demorar mais que 10 segundos desde seu ligamento até estar com o sistema totalmente carregado e pronto para usar. E olha que isso não é tarefa pra qualquer portátil, pois requer um sistema de pré boot muito bom e otimizado, sistema operacional em perfeita harmonia e hardware de ponta.

cronometro

Para conseguir atingir esse tempo e poder vender seus aparelhos como ultrabooks, alguns fabricantes usam sistemas de cache que na verdade não desligam a máquina completamente, mas a deixam em um status de hibernação para que seja possível recuperar os dados mais rapidamente. Não sei se isso é correto, mas é o que acontece em muitos casos.

Inclusive no início do Windows 8, circularam na internet murmúrios de que o sistema nunca era desligado completamente, mas que era colocado em hibernação para depois dar ao usuário a sensação de que sua inicialização era mais rápida que a de seus antecessores.

Conclusão

Como puderam perceber, não é qualquer portátil que pode ser chamado de ultrabook, muito pelo contrário, apenas um grupo seleto de produtos entra nessa classificação. Se você está em busca de um ultrabook para comprar, fique ligado e não seja enganado por vendedores e fabricantes que tem bastante lábia e pouca vergonha na cara.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Reinaldo comentou em

    Ricardo post muito bom sobre os ultra book, o que você diz e realmente o que se percebe nas duvidas das pessoas no dia a dia.
    se não for pedir demais, você podia fazer um post sobre os computadores tudo em um ou(all in one) fala os pros e os contras desse tipos de equipamentos e porque eles não são muito usados.

    deste já agradeço pelo que você faz pelas pessoas.

    Responder
  • Eduardo comentou em

    Boa tarde Ricardo , venho acompanhando alguns vídeos e agora o seu blog e gostaria de uma opinião sua... Estou em dúvida entre comprar o notebook da DELL - VOSTRO 5470 i5 4gb de memória 500gb placa de vídeo 2gb 4 geração tem ele tbm com 128 ssd touch sem disco rígido r$ 500,00 a mais.. E o ASUS S46CA i7 6gb mem. 750gb 24 ssd 3 geração . Como vc mesmo explicou em um vídeo q podemos substituir o HD por SSD . Qual teria um melhor custo benefício sendo q a diferença no valor entre eles seria de r$ 100,00 a mais pro ASUS ? Obrigado.

    Responder
    • Desculpe Eduardo, mas eu não faço este tipo de análise/comparação, apenas dou as dicas e o resto fica a critério de cada pessoa buscar as melhores opções na hora da compra.

      Responder
  • Lucas Vital comentou em

    Para conseguir acessar a partição do windows 8.1,quando estava usando o Ubuntu linux, tive que desativar a hibernação no windows 8.1 (powercfg -h off).

    Responder
  • Thiago comentou em

    Acredito que os únicos que podem ser considerados Ultrabooks são os da Apple de acordo com os requisitos citados.

    Responder

Deixe seu comentário