Tunando seu Firefox

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Além das vantagens de seus inúmeros recursos e extenções, o Firefox também é completamente aberto em sua configurações, o que permite ajustes finos no navegador para ganhar velocidade de navegação em conexões rápidas ou controlar o uso de memória do browser.

Além dos menus e das janelas normais, o Firefox ainda conta com uma página grande de configurações, acessada no endereço about:config, com centenas de  opções que mudam desde a interface do navegador (alterações de botões e  abas) até a utilização da conexão com a internet.

A seguir, conheça  algumas dicas para deixar o Firefox mais leve e rápido,  além de personalizações para facilitar a navegação.

Todas as configurações que faremos aqui, serão através da página about:config.

  1. Mais Velocidade no carregamento de páginasLocalize a entrada NETWORK.HTTP.PIPELINING e altere seu valor  para TRUE (de um clique duplo para alterar). Agora faça a mesma coisa com a entrada NETWORK.HTTP.PROXY.PIPELINING.
    Ache agora a entrada NETWORK.HTTP.PIPELINING.MAXREQUESTS e  troque seu valor para 20 e finalizando, modifique o valor de NGLAYOUT.INITIALPAINT.DELAY para 0 (zero).
  2. Consumir menos memória quando minimizadoVerifique se há a opção CONFIG.TRIM_ON_MINIMIZE e se seu valor  está como TRUE. Se não existir essa entrada, clique com o botão  direito do mouse em uma parte vazia da janela, escolha Nova Oção >  Boolean e coloque o nome CONFIG.TRIM_ON_MINIMIZE e o valor  como TRUE.
  3. Abas personalizadasLocalize BROWSER.TABS.CLOSEBUTTONS e clique duas vezes para  alterar o valor. Neste casa temos quatro opções:
    0 (zero) mostra o botão fechar apenas na aba ativa
    1 é o valor padrão, botões em todas as abas
    2 sem botões
    3 cria somente um botão no fim da barra de abas
  4. Textos piscantesPara acabar com aqueles textos irritantes que ficam piscando nas páginas web, vá até BROWSER.BLINK_ALLOWED e mude o valor para  FALSE.
  5. Sem voltaSe o desempenho de seu computador não está dos melhores uma  alternativa é alterar o comportamento dos botões VOLTAR e  AVANÇAR para que não sejam armazenadas páginas visitadas durante  a sessão, ou até mesmo, guardar menos páginas do que o padrão.
    Localize BROWSER.SESSIONHISTORY.MAX_TOTAL_VIEWERS e  clique duas vezes para alterar o número de páginas que serão  armazenadas. Para se ter uma idéia de Ram usada pelas páginas, 8  páginas podem consumir até 8 Gb de memória.
  6. Outras dicasProcure por NETWORK.DNS.DISABLEIPV6 e troque seu valor para  TRUE.
    Clique com o botão direito, Nova opção > Boolean, digite CONTENT.INTERRUPT.PARSING e valor TRUE
    Clique com o botão direito, Nova Opção > Inteira, digite: CONTENT.MAX.TOKENIZING.TIME na caixa de texto, e na próxima  tela digite: 2250000.
    Clique com o botão direito, Nova Opção > Inteira, digite CONTENT.NOTIFY.INTERVAL na primeira caixa, e na segunda caixa  digite 750000
    Clique com o botão direito, Nova Opção > Boolean, digite CONTENT.NOTIFY.ONTIMER na primeira caixa e selecione True na  segunda caixa.
    Clique com o botão direito, Nova Opção > Inteira, digite CONTENT.NOTIFY.BACKOFFCOUNT na primeira caixa e 5 na segunda  caixa.
    Clique com o botão direito, Nova Opção > Inteira, Digite CONTENT.SWITCH.THRESHOLD na primeira caixa e 750000 na  segunda caixa.
    Clique com o botão direito, Nova Opção > Inteira, Digite NGLAYOUT.INITIALPAINT.DELAY na primeira caixa e 0 na segunda  caixa.

Depois desses ajustes, reinicie seu Firefox e seja feliz.

Para quem não quiser por a mão na massa e fazer todas essas alterções, pode  usar uma extenção chamada FASTERFOX que também dá uma mãozinha no quesito desempenho.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário