Como trocar a pasta térmica do processador

No vídeo de hoje eu vou ensinar como trocar a pasta térmica do processador, procedimento este que deve ser feito com alguma frequência em todos os computadores. Nesta aula você irá aprender como remover o dissipador e também o processador, limpar corretamente a pasta térmica velha, aplicar a nova pasta e montar tudo no seu devido lugar.

Assista e veja como tudo isso é muito simples de ser feito:

Gostou do post? Agradeça o autor compartilhando nas redes sociais:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 22 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Felipe comentou em

    Se aplicar álcool em gel no lugar do isopropílico, pode danificar a máquina? Se sim, o que acontece?

    Responder
  • LauroRM comentou em

    Ricardo, ouvi dizer que a pasta térmica cinza é a mais eficiente que tem. Gostaria de saber se isso procede e se é esse tipo de pasta que vem que quando parece uma borracha de silicone quando tiramos o processador pela primeira vez? Obrigado.

    Responder
    • A performance da pasta depende de sua composição e não da coloração. Mas realmente as pastas a base de prata são melhores, e por isso a maioria tem cores puxando para o cinza por conta da porcentagem de prata em sua fórmula.

      Responder
  • Ronildo comentou em

    Esse Álcool isopropílico tem algo especial em sua composição? Me parece que ele foi feito sobre encomenda, fiquei curioso! haha

    Responder
  • Inocencio Cairo Machado Cruz comentou em

    Gostaria de saber como posso arquivar suas aulas em pastas no meu computador.
    Muito obrigado
    Cairo

    Responder
    • Andre comentou em

      Inocencio, Ele publica esses videos no youtube
      Qualquer programa que baixe os videos do youtube funciona, recomendo o atube catcher...baixe o video e utilize a opcao " nao conversao"

      Responder
  • Agnaldo comentou em

    No Clube do Hardware há testes mostrando que a forma de espalhar a pasta térmica é pior do que colocar apenas uma pequena quantidade no centro do processador.

    Responder
    • felipemantoan comentou em

      serio ? e você testou por si próprio ? se não como você pode chegar a essa conclusão ?

      Responder
      • Agnaldo comentou em

        Eu não cheguei a essa conclusão sozinho. Foram vários anos de trabalho e vários testes na Internet. Abraço!

        Responder
    • Cada um com suas teorias, mas eu discordo, só que eu explico porque penso desta forma:

      Qual a função da pasta térmica? Eliminar qualquer espaço vazio entre duas superfícies irregulares de forma a transferir o calor de uma para a outra de maneira uniforme.

      Então se tivermos uma superfíce maior teremos uma transferência maior de calor entre as superfícies, logo o calor passará para o dissipador mais rapidamente, ou será que estou tão errado assim?

      Responder
      • Agnaldo comentou em

        Amigo, se o chip do processador ocupasse o espaço inteiro onde fica aquela placa de metal em cima, o melhor seria passar a pasta térmica em cima dele todo, mas o núcleo ocupa somente o centro do processador e é justamente essa parte que esquenta bastante. Quando você coloca uma pequena quantidade no centro, a pressão do dissipador sobre a pasta faz com que ela se espalhe de forme uniforme, onde a pasta térmica cobre o centro e uma parte em volta COMO SE FOSSE UMA IMPRESSÃO DIGITAL ARREDONDADA E UM POUCO MAIOR (não necessitando ir até as bordas do processador), mantendo a dissipação correta. Quando você espalha a pasta térmica no processador, acaba gerando excesso de pasta e isso NÃO melhora a dissipação de calor, na verdade, acaba gerando o contrário, O EXCESSO DE PASTA ATRAPALHA A DISSIPAÇÃO E A PASTA, ÀS VEZES, AINDA VAZA NAS BORDAS. Quando comecei a trabalhar com isso, eu fazia da mesma forma que você, mas com os anos de trabalho fui percebendo o que disse acima e depois de ver vários testes na Internet, cheguei a essa conclusão. Aqui há um artigp especializado no assunto: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291/1 Também há outro quando se usa dissipadores com heatpipes: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-2/2376 Acredito que se fosse possível separar o comentário em parágrafos, ficaria melhor para ler. Aprecio muito o seu trabalho. Abraço!

        Responder
        • Andre comentou em

          O que o Ricardo fez nao foi errado, se vc coloca no meio e aperta o dissipador para espalhar, logo esta espalhando do mesmo jeito...o que ele fez foi ja deixar passado em toda a parte de cima do processador, pois assim ele garante que vai proteger o processador...agora vc coloca um pouco no meio pode ser que nao cubra o suficiente.
          Alguns coolers vem com pasta nele...veja que a pasta esta em um quadrado do tamanho do processador...
          mesmo que vc faca diferente, nao 'e motivo para condenar...ou achar errado.
          Infelizmente muita gente perde processador por nao saber protege-lo. principalmente AMD..entao essas dicas valem pra quem realmente se preocupa...

          Boa Ricardo

          Responder
          • Agnaldo comentou em

            AMIGO, EM NENHUM MOMENTO EU DISSE QUE É ERRADO, LEIA 1º ANTES DE AFIRMAR COISAS QUE NÃO ESTÃO ESCRITAS. Quando você espalha a pasta, ela vaza e atrapalha um pouco a dissipação. Se colocar um ponto no meio vai ficar exatamente onde deveria fica e NÃO vai faltar. Quanto menor a temperatura melhor, ainda mais economizando pasta térmica. O jeito mais eficiente é um ponto no meio e a pressão do dissipador faz o resto.

          • Andre comentou em

            Agnaldo..nao vou discutir com vc.Eu nao citei seu nome
            Eu fiz uma afirmacao, O que o Ricardo fez nao esta errado!!!!!!!
            e fiz meu comentario.

  • Thamer comentou em

    Ola !! Muito boa aula me ajudou bastante sempre tive duvidas da quantidade de pasta a ser colocada . Tenho uma duvida nao sei se vc pode me ajudar. Estava trabalhando em um pc com as mesma configurações da placa apresentada no vídeo mas com soquete 775 pentium D . No começo ele ligava a passava algusn segundos e travava completamente entao pensei em primeiro caso nas memorias . As retirei e coloquei em outro slot para ver se ia adiantar nao deu em nada tirei novamente e as limpei com uma borracha nada tb. Nakele instate conclui que poderia ser o proprio sistema entoa trokei o sisitema e dava a mesma coisa. Quebrei muito a cabeça pensando sera q placa mae ou o processador ? Bom pelo q axei e observei cnclui depois q era o processador q nao aguntava todos os processao aliados a uma placa mae da china copia da asus por fim depois de cançar bastabte desliguei normalmente e quando fui mexer no dia seguinte notei q a bateria tinha cabado trokei nao adiantou fiz clear cmos nada a placa parou de viver nakele instante nnao consegui funcionar mais . Depois eu tirei o cooler tava tuudo seco como nao tinha pasta tive q devolver para o meu amigo sem estar funcionando. Sera q o fator pasta termica pode ter influenciado tb ? ou a placa ja estava na hora de ir mesmo ? Obrigado .

    Responder
  • felipemantoan comentou em

    Só uma coisa que eu não concordo é remover o processador { tenho um trauma com isso}, a 2 anos atrás tive um problema com a remoção do componente, havia um pino quebrado, no buraco do pino quebrado continha uma GAMBIARRA com um FIO de cobre dentro, feita a remoção deste, não dava sinal de vídeo, a solução foi refazer a GAMBIARRA, as coisas que só acontecem com estagiários. (A parte mais idiota nisso é que funcionou). Deste então faço algo parecido com o do vídeo sem remover o processador (exige uma atenção maior porém não corro risco de amassar um pino, ou encontrar um pino amassado na placa com LGA{ por exemplo})

    Responder

Deixe seu comentário