Como transformar uma fonte ATX para bancada

  • Publicado em: 12/12/2018
  • Revisado em: 15/07/2019
  • Categoria(s)Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Se você mexe com eletrônica, automação, conserto de eletrônicos e afins com certeza já precisou ou usa uma fonte de bancada, isso é praxe... então que tal construir sua própria fonte de bancada usando uma velha fonte ATX de PC e mais alguns componentes? Esse é o projeto que você vai acompanhar a partir de agora aqui no RB, mas antes de qualquer coisa sugiro que você veja mais detalhes sobre essa fonte no vídeo a seguir:

DETALHES DO PROJETO

Nesse primeiro vídeo um mostro uma visão geral do projeto para que você tenha uma noção do "produto" finalizado. Isso vai ajudar bastante no entendimento dos próximos vídeos.

TESTES E PREPARAÇÃO

Antes de soldar tudo no lugar é preciso fazer testes e entender como tudo vai funcionar na prática para não perder tempo e material. É exatamente isso que vou mostrar nesse segundo vídeo, como tudo foi testado antes da montagem final.

FINALIZANDO A MONTAGEM

Agora sim é hora de fazer tudo de forma definitiva, ou seja, colocar tudo no seu devido lugar. Veja no vídeo a seguir a finalização da montagem da fonte.

MATERIAIS UTILIZADOS

A seguir está a lista dos materiais que eu usei no meu projeto, você pode fazer adaptações desde que tenha o devido conhecimento para isso. Tenha em mente que o projeto apresentado aqui deve ser usado como base para construir sua fonte de acordo com sua necessidade.

DÚVIDAS COMUNS

Pra que serve essa fonte?
Se você não sabe pra que serve uma fonte de bancada é porque você ainda não precisa de uma, então antes de pensar em construir a sua sugiro estudar um pouco de eletrônica que tudo ficará bem claro.

Fiz tudo igual e não funcionou, o que eu faço agora?
Reveja os vídeos e faça anotações, tente entender a lógica das ligações e não apenas repetir o que está sendo feito, depois revise todo projeto. Se não está funcionando é porque alguma coisa está fora do lugar.

Qual será a tensão/corrente da fonte?
Veja as especificações da placa controladora que você está usando, ela será a base de tudo para a saída variável. Para as saídas fixas depende das especificações da fonte ATX usada.

Posso usar outro tipo de fonte? Outro tipo de placa controladora?
Você pode fazer aquilo que seu conhecimento permitir, portanto use meus vídeos como base, faça seus testes e boa sorte.

Será que se eu fizer assim ou assado vai funcionar?
Estude, aprenda e teste. Sem fazer experiências as coisas não acontecem.

Compartilhe esse post:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 48 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Antônio Thiago de Aguiar comentou em

    Parabéns Ricardo pelo seu projeto, com esse projeto chego a uma amperagem de 5A ?

    Responder
  • Douglas comentou em

    Me tira uma dúvida por favor, só uma coisa que fiquei sem entender:

    Qual a Amperagem que essa fonte terá após a confecção? Tipo, terá a mesma amperagem que o 12v da fonte apx entrega, ou a placa Up Down limita a Amperagem?

    Responder
  • Ramiro Barra comentou em

    Eu tenho uma duvida.
    No video você conecta na entrada da placa controladora apenas 1 fio de 12V e 1 fio de GND.

    Não seria mais viavel conectar 2 ou + fios de 12V na entrada da placa pra ter uma corrente maior:?

    Obrigado pela atenção.

    Responder
    • Creio que não tenha influência já que a placa trabalha com todos os componentes para "amplificação" e "redução" da tensão e corrente. Mas pode-se fazer testes para ver isso.

      Responder
  • Ramiro Barra comentou em

    Para o pessoal que comprou o display com as fiações diferente do video.
    Fiz um esquema facinho de entender,

    Display tem:
    3 Fios pequenos
    Amarelo = Esse fio é o responsavel por fazer a medição. [Você conecta na saida positiva da placa controladora.] OUT+
    Vermelho = Esse fio é o que alimenta o display [Você conecta ele junto com o fio de 12 na entrada da placa controladora] IN+
    Preto = Esse fio é o negativo que alimenta o display. [Você conecta ele junto com negativo da placa controladora] OUT-

    E 2 Fios Grossos [Esses fios são os responsaveis pela medição da corrente {Amperagem}]
    Preto = Esse é responsavel pelo negativo da medição [Você conecta ele também na saida negativa da placa controladora] OUT-
    Vermelho = Já o vermelho grosso, no video ele é mostrado como fio ROXO. Ele é o responsavel por medir a corrente [Você conecta ele no conector banana preto]

    Com os fios soldados.
    Você finaliza com mais 1 fio na placa controladora OUT+ e coloca no conector banana Vermelho

    Fiz uploud do esquema no paint, espero que gostem.
    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/woDA9hA

    Responder
  • NIlson comentou em

    Olá Ricardo.
    Quero tirar uma dúvida que está me tirando do sério, rs. A fonte que tenho tem duas especificações de 12V, vem escrito +12V1 e +12V2, cujas correntes são diferentes 8A e 13A, respectivamente. Como o fio amarelo entrega tensão de 12V, queria saber se ele vai fornecer corrente de 8A ou 13A? Ou se existem fios dessas duas tensões? OBS.: a fonte é SL-8270BTX(A). Agradeço desde já.

    Responder
  • AndreLuis Favoretto comentou em

    Fala Ricardo comprei um modulo Lm2577s+lm2596s Dual Chips Dc-dc Solar Buck-boost Módulo este funcionara ou não na montagem da fonte regulavel?
    Poderia me tirar esta duvida
    Obrigado

    Responder
    • Então, como eu mencionei nas dúvidas comuns: você pode adaptar tudo que o seu conhecimento permitir. Pra usar materiais fora do projeto mostrado no vídeo terá que fazer as devidas adaptações por sua conta, eu não conheço tudo que há no mercado pra dar mais detalhes sobre como (e se) funciona.

      Responder
  • Antônio Carlos comentou em

    Boa tarde.
    Primeiramente parabéns pelo projeto e por compartilhar com quem precisar e quer aprender. Gostaria de saber se as usbs, poderiam ser ligadas no voltimetro/amperimetro para a gente saber se a carga está correta para o telefone.
    Desde já obg.

    Responder
    • Como mencionado no post você pode fazer qualquer adaptação no projeto conforme sua necessidade, claro que terá que fazer testes até chegar no resultado esperado.

      Responder
    • Carlos comentou em

      Resposta sucinta: Pode! Use um voltamperímetro separado para às USBs, porém já é sabido que USB trabalha com 5V, logo um voltímetro seria a cereja do bolo.

      Responder
  • Raviano comentou em

    Meu caro vc poderia postar uma imagem (esquema/Imagem) da ligação do voltímetro/amperímetro?
    Achei meio confusa a explicação.

    Grato

    Responder
  • Milton comentou em

    Ricardo, boa tarde!
    Parabéns! Gostei do seu projeto.
    Pode me dizer qual módulo posso substituir este que vc fez? Por aqui e difícil achar este tipo de módulo.

    Responder
    • Segundo as leis da elétrica sim, porém geralmente esse tipo de configuração (geralmente) entrega uma corrente bem pequena (as vezes nem chega a 0,5A), pesquisa/testa antes pra ver se vai atender suas necessidades.

      Responder
      • Douglas Santana comentou em

        Bom dia. Gostei muito do projeto, foi a forma mais fácil e mais bem explicada de fazer uma fonte de bancada que já vi na internet.

        Me tira uma dúvida por favor, só uma coisa que fiquei sem entender: Qual a Amperagem que essa fonte terá após a confecção? Tipo, terá a mesma amperagem que o 12v da fonte apx entrega, ou a placa Up Down limita a Amperagem?

        Agradeço muito se poder responder.

        Responder
  • Jao comentou em

    Fiz a fonte da bancada, porem só a parte variavel, e coloquei num 5 volts um resistor de 12ohms de 10w , porém quando a fonte está fria começa a rodar o cooler acende o o painel e o led e desliga , tentando umas 4 ou 5 vezes liga, se a fonte está "quente" liga de primeira , o que pode ser ?

    Responder
    • Algum componente está interferindo no circuito da fonte, lembrando que fonte ATX tem uma série de proteções por padrão, ela está desarmando por conta de alguma coisa que fugiu do padrão dela. Como não sou profissional da área de eletrônica não posso ajudar pois meu conhecimento é limitado.

      Responder
  • ANDRE MONTEIRO comentou em

    Olá. Obrigado por postar seu projeto.
    Comprei um botão liga e desliga com led interno com três pinos atrás. Como faço para usar este botão para ligar a fonte e manter o led acesso durante o funcionamento?

    Responder
  • Maic comentou em

    muito massa, conseguir fazer tudo, só na ligação do Voltimetro/Amperimetro que estou apanhando. O meu tem 3 fios finos(vermelho, preto e branco) e dois grossos(vermelho e preto). Consigo ver a mudança da corrente usando os potenciometros no display, mas não sei onde ligo o fio vermelho grosso, nesse meu esquema para poder ver o Amperímetro funcionando. Pode me ajudar?

    Responder
      • Maic comentou em

        Consegui, O preto grosso fica no Terra da fonte, O vermelho grosso(Esse cabo deveria ser azul) fica junto com a saida negativa da placa controladora. O vermelho fino no 5V da fonte atx, o branco fica ligado na saida positiva da fonte da placa controladora e o preto fino não é usado. Vlw

        Responder
  • Alan comentou em

    Olá Ricardo, muito bom o projeto e bem explicado. A única duvida que eu fiquei com em relação ao máximo de Volts e Anper que esse modulo vai entregar?
    Outra duvida seria, no projeto da impressora 3D, eu poderia utilizar essa fonte?
    Abraço

    Responder
  • Antônio Carlos Quintas comentou em

    Ricardo, bom dia. Fiz a montagem utilizando exatamente o mesmo material que você utilizou. Minha fonte ficou na saída variável, estabilizada em 26.4volts e não altera em nenhum dos potenciômetros. As tensões de 5 e 12 volts estão perfeitas. Utilizei LED de 3volts mas eles não acendem de forma alguma. Os LED da placa controladora acendem normalmente mas os que coloquei no painel da fonte não acendem. Você poderia me orientar por favor. Agradeço.

    Responder
    • É provável que alguma ligação tenha sido feita de forma incorreta, sugiro que verifique com atenção os detalhes mostrados no vídeo e se necessário consulte alguma documentação da placa controladora para mais detalhes.

      Responder
    • Cledson Farias comentou em

      Se o led não acender se vc usou um resistor, troque por outro resistor que acende, fiz assim, usando uma fonte de bancada para testar. usando o resistor no polo positivo do led

      Responder
  • Antônio Carlos Quintas comentou em

    Não ficou claro durante a montagem, por este motivo vou perguntar, afinal sem questionar ficamos na dúvida. Você utilizou um fio preto comum para begativo nos conectores banana variável, 12 e 5volts???

    Responder
  • Andre Oliveira comentou em

    Parabéns pelo seu projeto, muito bom, apenas tenho uma duvida que gostaria de esclarecer.
    qual a maxima voltagem e amperagem que voce consegue na saida da placa que voce usou (Módulo LM2577S LM2596S DC-DC Step Up Down)?

    Responder
  • Luiz Leão comentou em

    Olá Ricardo, boa tarde
    gostaria de saber se voce fez outros vídeos a respeito da montagem desta fonte para bancada.
    Gostaria de mais informações sobre a montagem ( quais fios preciso deixar e quais preciso cortar da fonte).
    Fico no aguardo de uma resposta sua. Obrigado.

    Responder
    • 1- Conforme mencionado farei vídeo mostrando o processo de construção da fonte para quem quiser acompanhar.
      2- Pode adaptar o projeto para sua necessidade, se quiser medir apenas tensão faça-o usando componentes para isso.
      3- StepDown significa que vai reduzir a tensão, então se seu objetivo é entrar com uma tensão máxima e ter regulagens para baixo pode usar o referido módulo.

      Responder

Deixe seu comentário