Como transformar uma fonte ATX para bancada

  • Publicado em: 12/12/2018
  • Revisado em: 15/07/2019
  • Categoria(s)Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Se você mexe com eletrônica, automação, conserto de eletrônicos e afins com certeza já precisou ou usa uma fonte de bancada, isso é praxe... então que tal construir sua própria fonte de bancada usando uma velha fonte ATX de PC e mais alguns componentes? Esse é o projeto que você vai acompanhar a partir de agora aqui no RB, mas antes de qualquer coisa sugiro que você veja mais detalhes sobre essa fonte no vídeo a seguir:

DETALHES DO PROJETO

Nesse primeiro vídeo um mostro uma visão geral do projeto para que você tenha uma noção do "produto" finalizado. Isso vai ajudar bastante no entendimento dos próximos vídeos.

TESTES E PREPARAÇÃO

Antes de soldar tudo no lugar é preciso fazer testes e entender como tudo vai funcionar na prática para não perder tempo e material. É exatamente isso que vou mostrar nesse segundo vídeo, como tudo foi testado antes da montagem final.

FINALIZANDO A MONTAGEM

Agora sim é hora de fazer tudo de forma definitiva, ou seja, colocar tudo no seu devido lugar. Veja no vídeo a seguir a finalização da montagem da fonte.

MATERIAIS UTILIZADOS

A seguir está a lista dos materiais que eu usei no meu projeto, você pode fazer adaptações desde que tenha o devido conhecimento para isso. Tenha em mente que o projeto apresentado aqui deve ser usado como base para construir sua fonte de acordo com sua necessidade.

DÚVIDAS COMUNS

Pra que serve essa fonte?
Se você não sabe pra que serve uma fonte de bancada é porque você ainda não precisa de uma, então antes de pensar em construir a sua sugiro estudar um pouco de eletrônica que tudo ficará bem claro.

Fiz tudo igual e não funcionou, o que eu faço agora?
Reveja os vídeos e faça anotações, tente entender a lógica das ligações e não apenas repetir o que está sendo feito, depois revise todo projeto. Se não está funcionando é porque alguma coisa está fora do lugar.

Qual será a tensão/corrente da fonte?
Veja as especificações da placa controladora que você está usando, ela será a base de tudo para a saída variável. Para as saídas fixas depende das especificações da fonte ATX usada.

Posso usar outro tipo de fonte? Outro tipo de placa controladora?
Você pode fazer aquilo que seu conhecimento permitir, portanto use meus vídeos como base, faça seus testes e boa sorte.

Será que se eu fizer assim ou assado vai funcionar?
Estude, aprenda e teste. Sem fazer experiências as coisas não acontecem.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 15 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Alan comentou em

    Olá Ricardo, muito bom o projeto e bem explicado. A única duvida que eu fiquei com em relação ao máximo de Volts e Anper que esse modulo vai entregar?
    Outra duvida seria, no projeto da impressora 3D, eu poderia utilizar essa fonte?
    Abraço

    Responder
  • Antônio Carlos Quintas comentou em

    Ricardo, bom dia. Fiz a montagem utilizando exatamente o mesmo material que você utilizou. Minha fonte ficou na saída variável, estabilizada em 26.4volts e não altera em nenhum dos potenciômetros. As tensões de 5 e 12 volts estão perfeitas. Utilizei LED de 3volts mas eles não acendem de forma alguma. Os LED da placa controladora acendem normalmente mas os que coloquei no painel da fonte não acendem. Você poderia me orientar por favor. Agradeço.

    Responder
    • É provável que alguma ligação tenha sido feita de forma incorreta, sugiro que verifique com atenção os detalhes mostrados no vídeo e se necessário consulte alguma documentação da placa controladora para mais detalhes.

      Responder
  • Antônio Carlos Quintas comentou em

    Não ficou claro durante a montagem, por este motivo vou perguntar, afinal sem questionar ficamos na dúvida. Você utilizou um fio preto comum para begativo nos conectores banana variável, 12 e 5volts???

    Responder
  • Andre Oliveira comentou em

    Parabéns pelo seu projeto, muito bom, apenas tenho uma duvida que gostaria de esclarecer.
    qual a maxima voltagem e amperagem que voce consegue na saida da placa que voce usou (Módulo LM2577S LM2596S DC-DC Step Up Down)?

    Responder
  • Luiz Leão comentou em

    Olá Ricardo, boa tarde
    gostaria de saber se voce fez outros vídeos a respeito da montagem desta fonte para bancada.
    Gostaria de mais informações sobre a montagem ( quais fios preciso deixar e quais preciso cortar da fonte).
    Fico no aguardo de uma resposta sua. Obrigado.

    Responder
    • 1- Conforme mencionado farei vídeo mostrando o processo de construção da fonte para quem quiser acompanhar.
      2- Pode adaptar o projeto para sua necessidade, se quiser medir apenas tensão faça-o usando componentes para isso.
      3- StepDown significa que vai reduzir a tensão, então se seu objetivo é entrar com uma tensão máxima e ter regulagens para baixo pode usar o referido módulo.

      Responder

Deixe seu comentário