Tela azul no Windows? Descubra o problema com o WhoCrashed

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

O Windows já evoluiu muito, e a cada nova versão várias melhorias são implementadas. Atualmente as famosas BSODs ou Tela Azul da Morte, não são mais tão comuns como antigamente, sendo que a partir do Windows 7 elas quase foram extintas.

Mas mesmo assim algumas vezes nos deparamos com esta indesejável surpresa em algum computador, principalmente nós técnicos que trabalhamos com manutenção de PCs. O ruim desse tipo de erro é que o cliente geralmente diz: apareceu um monte de texto escrito em inglês e uns números no meu computador.

Só que para resolver erros deste tipo, precisamos saber uma série de detalhes que os clientes geralmente não sabem informar, como por exemplo qual o arquivo referenciado na tela ou então qual o código de erro apresentado. Mas agora isso tende a melhorar, ao menos é o que promete o WhoCrashed, um aplicativo destinado a analisar os logs e arquivos gerados durante os travamentos do Windows, fornecendo informações detalhadas sobre o ocorrido.

Quem deve usar o WhoCrashed?

Por exigir alguns conhecimentos técnicos, o aplicativo é indicado para:

  • Usuários com conhecimento técnico intermediário/avançado;
  • Administradores de sistema;
  • Especialistas em suporte;

Como o WhoCrashed funciona?

Basicamente ele faz uma análise dos logs e arquivos dump, gerando um relatório contendo os possíveis responsáveis pelo travamento. Para iniciar a verificação basta clicar no botão Analyze e aguardar a conclusão.

Onde baixar o WhoCrashed?

No site do fabricante existem duas versões disponíveis, uma delas gratuita e outra paga, a professional. Além de baixar o software, você pode conferir a documentação completa diretamente no site oficial do fabricante.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ed comentou em

    Sugiro para quem não quer gastar dinheiro com software a versão gratuita do programa BlueScreenView, da empresa NirSoft

    Responder
    • jordaovpj comentou em

      BlueScreen View é um excelente software free mesmo! ultilizo ele há 6 meses e não tive nenhum problema até hoje.

      Responder
  • walison comentou em

    Aqui não funfo não.
    ta dando essa informação ai:
    please scroll down the information window to read the report.
    eu rolo a barrinha até em baixo mais continua do mesmo geito.

    Responder

Deixe seu comentário