O que é a tecnologia nVidia Optimus

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Se você já pesquisou um pouco em busca de notebooks de alto desempenho, provavelmente já deve ter encontrado algum com a tecnologia nVidia Optimus, mas você sabe o que essa tecnologia faz para beneficiar a performance do aparelho? Então continue lendo nosso artigo de hoje e descubra!

Segundo a própria nVidia:

A tecnologia Optimus™ da NVIDIA® otimiza o seu notebook de forma inteligente, oferecendo o desempenho gráfico impressionante que você precisa, quando você precisa, e sempre aumentando o tempo de vida da bateria para que você aproveite por mais tempo.

nvidia optimusEm resumo essa tecnologia escolhe de forma totalmente automática qual placa de vídeo deve ser usada (dedicada ou integrada) de acordo com a tarefa que está sendo executada no notebook.

Assim, quando você estiver fazendo uma tarefa simples como navegar na internet ou editar um texto, será a placa de vídeo integrada que estará em uso, em contrapartida, quando você for jogar um game ou modelar um projeto 3D, que exige mais processamento gráfico, será a placa dedicada que entrará em ação.

Essa transição entre chips gráficos tem dois objetivos bem claros e óbvios:

  1. Economizar bateria enquanto são executadas tarefas simples.
  2. Ofercer desempenho para jogos e outras aplicações que exigem maior processamento gráfico.

Com isso você pode ter um notebook de alto desempenho para jogar, mas sem abrir mão da mobilidade para trabalhar ou estudar.

Sou obrigado a usar isso?

Apesar de tudo ser feito de forma totalmente automática e transparente, pode haver casos em que o usuário prefira abrir mão da duração da bateria e ter sempre a placa de vídeo dedicada ativa em seu portátil. Isso é possível desativando a tecnologia Optimus do notebook.

Não vou entrar em detalhes aqui, mas na internet você encontra vários tutoriais mostrando como desativar a nVidia Optimus no seu notebook.

Vale a pena?

Com certeza, principalmente se você quer um notebook para usar no trabalho e de quebra jogar algum game no final de semana. Portanto, na hora de escolher seu próximo notebook, procure um aparelho que oferece essa tecnologia e seja feliz.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário