Sistema de gestão - Ele pode ajudar sua assistência técnica?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Este é um guest post enviado por Gestão Click para o RBtech Hardware.

Você já deve ter ouvido uma frase que diz o seguinte:

Não existe empresa quebrada, existe empresa mal administrada

Se você concorda com isso então já temos algo em comum... e o primeiro passo para conseguir fazer uma boa administração do seu negócio é ter informações sobre tudo que acontece nele. E se essas informações estiverem a um click de distância fica melhor ainda.

Ter um sistema que ajude no dia a dia de empresas mostra-se cada vez mais necessário no atual cenário econômico. Desde que a nota fiscal eletrônica se tronou obrigatória em muitos setores, o controle por parte do governo, em relação ao pagamento de impostos está mais rígido.

Um sistema eficiente ajuda a evitar erros em meio ao emaranhado de impostos e regras, pois com ele, todas as informações relativas a empresa (financeiro, estoque, vendas, compras, clientes, etc) ficam facilmente acessíveis na hora de gerar relatórios e notas fiscais.

Mas antes de continuar façamos uma pegunta chave: devo usar um software de gestão? A questão é que, hoje em dia, grande parte das empresas gerenciam um imenso fluxo de informação e fazer isso sem um sistema informatizado pode tornar a rotina exaustiva e desanimadora.

E essa rotina fica cada vez mais cansativa a medida que o número de funcionários aumenta, sem contar que fazer muitas tarefas manualmente além de ter pouca eficiência deixa o trabalho muito suscetível a erros.

Vantagens de ter um ERP

Economizar tempo é a principal delas. Você que trabalha com manutenção sabe como é importante ter o tempo adequado para cada tipo de serviço, mas se você fica preso a retrabalhos ou tarefas administrativas vai acabar ocupando esse valioso tempo com burocracia e não com o que realmente importa: seu cliente.

Se o sistema for online a praticidade só aumenta, pois além de não depender de uma única máquina para usá-lo você ainda terá acesso aos seus dados e relatórios em qualquer lugar, inclusive usando seu smartphone. Imagine que você esteja visitando um fornecedor em outra cidade e ele faz uma proposta maior com algumas vantagens adicionais para seu negócio, porém você não faz ideia de como está seu fluxo de caixa para os próximos meses e fica incerto se pode ou não aceitar a oferta.

Ter as informações certas na hora certa é fundamental para quem é dono do próprio negócio.

Ah! E por falar em fluxo de caixa, mesmo que você não queria (ou não possa) usar um sistema de gestão, faça uma planilha com o fluxo de caixa da sua empresa (consolidado e futuro). As decisões mais importantes para a empresa são tomadas tendo como base os dados do fluxo de caixa.

Software de gestão é gasto ou economia?

Uma nova aquisição para empresas sempre exige um investimento e, por isso, é normal que os empresários queiram saber se devem usar um software de gestão e se essa é realmente a hora certa de iniciar esse tipo de investimento. Bom, conhecer o fluxo de caixa é o primeiro passo para chegar a resposta mais correta para essas questões.

Um ERP traz economia de tempo em um primeiro momento, mas dentro de alguns meses essa economia começa a se refletir nas finanças da empresa também. Ao tornar seu trabalho e/ou dos seus funcionários mais eficiente, os efeitos positivos começam a acontecer em cascata.

Em pouco tempo você vai estar sentando no sofá de casa, assistindo sua série favorita e pensando: por que eu não comecei a usar isso antes na minha empresa?

E agora pra encerrar nossa conversa de hoje uma dica especial para observar antes de contratar um sistema de gerenciamento para sua empresa:

Não olhe apenas para recursos e coisas técnicas sobre o serviço que pretende contratar, dê uma atenção especial ao atendimento prestado pela empresa fornecedora. Não adianta você ter uma ótima ferramenta sem suporte. Pesquise também a reputação da empresa e tente, se possível, conversar com alguém que já use o sistema em questão.

Sobre o autor

Gestão Click

Este autor é um voluntário, que além de acompanhar o blog participa enviando conteúdos para serem publicados. Participe você também!

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário