Simplicidade conta na hora de fazer diagnóstico de defeito

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Quanto mais conhecimento um técnico tiver, com certeza ele será capaz de identificar e solucionar problemas mais complexos. Porém eu percebo que essa "complexidade" está predominando na cabeça de grande parte dos técnicos, impedindo-os de identificar problemas muito simples e rotineiros.

Resolvi contar duas experiências que aconteceram comigo para exemplificar isso de uma forma mais didática para nossa área de atuação, e aproveitei essas situações para embasar a dica de hoje, confira:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 12 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Jorge comentou em

    Muito bom ! Com certeza a simplicidade é tudo ! Já passei muito por isso, e confesso que ainda passo, por ignorar as suas dicas e confiar apenas na minha experiencia. Acho que o principal problema é o técnico "acostumar" a fazer as coisas do jeito mais difícil e cultivar manias que só atrapalham, como por exemplo, não dispensar clientes aproveitadores, cobrar preços diferentes, etc.

    Responder
  • Diogo Brito comentou em

    No caso que o tafael cita tem uma coisa que acontece muito aqui onde eu moro muitas pessoas compram pcs de baixo custo cobrar por essas pequenas coisas não valem a a pena prq mostra que vc não quer ganhar dinheiro e sim resolver o problema, quando vier a acontecer um problema de gravidade maior e vc tiver que fazer uma manutenção custosa o cliente confiaria no seu diagnostico, sendo que ele esta certo de que você quer resolver o problema dele.
    -- Mais um caso que tbm aconteceu comigo com um desses pcs itx da positivo em que o outro técnico deu um diagnostico que a placa estava queimada por na verdade não valer a pena o diagnostico que quem compra um pc desses prefere comprar outro a fazer a manutenção. eu abri o pc e vi que não estava passando corrente, mais examinado bem vi que era o acionador do botão que estava quebrado coisa que eu cobrei 15 reais o outro tecnico queria vender um kit completo a ele. ums 6 meses depois este mesmo cliente voltou a min com problema na mesma maquina agora sim com capacitor queimado e que não valia a troca ele fez todo serviço e ainda ouviu meus conselhos de comprar componentes mais caros para ter uma sobrevida maior. nesse caso eu ganhei a confiança do cliente

    Responder
  • William comentou em

    Boa tarde meu nome é William, estava vendo o vídeo sobre o diagnóstico precipitado sobre a manutenção de PCs e observei que no primeiro caso o cliente alegou que o PC dele estava com um problema de uma hora ligar outra não, ou seja intermitente, e que de uma hora para outra parou de ligar, e foi chegada a conclusão de que foi um cabo que foi desconctado do estabilizador por sua mãe que estava limpando a casa e sem querer bateu no mesmo e o desconectou, a minha pergutna é a seguinte já que o problema foi o cabo de força que se desconectou no fato do PC não está ligando blz entendo, até porque sem a alimentação de energia elétrica não seria possível ligar um desktop, mas antes do PC para por definitivo de ligar já havia um problema de uma hora ele ligar e outra não, se enquadrando em um problema de intermitência, então haviam 2 problemas? Ou seja mesmo ele conectando o cabo que estava solto o problema dele ligar uma hora e outra não será resolvido? Ou o existem outro problema??? Valeu pela ajuda

    Responder
  • Elton Faturetto comentou em

    Olá Ricardo,

    Bom, hoje em dia qualquer um que saiba abrir um gabinete se diz técnico de informática.
    Não tenho empresa de manutenção, mas nas horas vagas eu faço algumas manutenções por hobby.
    Veja por exemplo na minha cidade que o pessoal está carente de manutenções cde qualidade, como você mesmo deu exemplo de compromisso com o cliente.
    Hoje muita gente abre um loja de informática sem muita experiencia e sai trocando peças sem necessidades, e quando não está afim de buscar conhecimento formata o computador que resolve.

    Trabalho na área de TI em uma empresa de grande porte, sou Analista de Suporte, e as vezes penso em abrir um negócio e ter compromisso com os clientes da minha cidade, mas ainda acho meio arriscado. Esses dias mesmo no facebook vi um anúncio de uma pessoal dizendo que formata, faz backup, instala programas, etc.. tudo por R$ 20,00, e o pior é que ainda tem gente que leva pra eles formatar.

    Parabéns pela ação e pelas informações compartilhadas.
    Abraço.

    Responder
  • Tiago Andre comentou em

    Muito bom Ricardo!! Sempre fazendo matérias com conteúdo interessante.
    Uma vez também me apavorei sem motivo, fui ligar um PC de um cliente e simplesmente não encontrava o HD, na hora pensei que ele já era, mas nada passou de um cabo sata com problema!!
    Valewwwwwww!!!!!!!!!!!

    Responder
  • O problema da primeira história é que nós acabamos perdendo pois estamos motivando o cliente a resolver o problema sozinho e ainda não ganhando com o atendimento realizado, na próxima vez ele vai tentar resolver sozinho e se conseguir, vai ser(ou pensar que é) mais um técnico kkk, deveria ter um jeito de ganharmos com esse suporte por telefone, nesse caso da história que é simples, deveria ter cobrado pelo menos uns míseros R$10,00.

    Responder
    • Você pode vender planos de suporte por telefone.
      Mas ajudar o cliente em pequenas situações é importante, pois ele entende que você está preocupado não só em ganhar dinheiro, mas também em dar uma solução a ele. Quando ele precisar de algo, ele vai te ligar e você terá a oportunidade de cobrar pelo serviço prestado.

      Responder
  • Richard comentou em

    Olá amigo, ótimo blog, e realmente ótimas dicas. Sou técnico e sempre passo 2 diagnósticos pro cliente. Um bem simples (uma limpeza já resolve) e um mais complexo (pode ser um defeito na placa). Faço isso pq já passei por situações simples e complexas e deixo o cliente muito feliz se for algo simples e também já deixo ele conformado se for algo complexo (caro). Mas depois sempre dou um diagnostico completo do problema e a solução. Sempre apresento os dois lados da moeda, pro cliente não desistir e também não falar que eu que causei aquele defeito mais caro.

    Está de parabéns, acompanho todas as suas publicações. Abraço.

    Responder
  • Cara, mais uma vez digo mais uma vez e afirmo
    Tu eé o cara
    sempre inovandu e tals.
    Meu mano sasa e até o Cornélio José Wieldmann curtiram muito esse teu topico.
    Vou até mostrar pro Sargento nego drama(meu primo) ele tb curte mt seu site, mais só olha quando vem aqui em casa, porque na casa dele nao pega sinal de internet!

    Abraçao meu amigo

    Responder

Deixe seu comentário