Como saber o consumo de energia do processador

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Ontem eu postei um vídeo aqui no site explicando o que é TDP (clique aqui para ver), e um dos comentários deixados no vídeo questionava como saber o consumo de energia de um processador, uma vez que o TDP não indica esse dado conforme foi esclarecido no vídeo.

Na verdade cada processador traz um sensor que mede o consumo de energia do chip em tempo real, pode até não ser um dado extremamente correto, mas com certeza é um valor bem aproximado do consumo real do CPU.

Você consegue visualizar esse valor usando um software de diagnóstico de hardware, como o HWiNFO (download no final do post). Para isso, tudo que você precisa é executar o aplicativo mencionado e abrir o recurso SENSORS no menu principal (ou marcar a opção SENSORS-ONLY na tela inicial do software).

Na tela de sensores, basta procurar por informações semelhantes as da imagem a seguir:

consumo processadores

Obviamente que essa informação pode ser apresentada com nomes um pouco diferentes dependendo do modelo de processador ou versão do software, mas geralmente a nomenclatura é igual a mostrada na imagem anterior.

Por padrão, a primeira coluna mostra o valor ATUAL que está sendo consumido, a segunda mostra o mínimo e a terceira o máximo atingido em algum pico de consumo. Já a última coluna indica a média, mas o resultado é obtido através de um cálculo não decifrado por minha pessoa até o presente momento...

Espero ter ajudado!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 2 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • wagnersantos comentou em

    Não intendo como que em alguns videos que vejo por ai as pessoas falam para somar o tdp para ver a necessidade de fonte mais ao mesmo tempo dizem que tdp não é o consumo daquele componente...

    Responder
  • Marcelo Assis comentou em

    Alô Ricardo,
    Tudo bem?

    Sou estudante de Hardware e um apaixonado por Informática, e analisando sites na internet que tratava exclusivamente da questão Hardware me deparei com seu site que embora o foco não seja só este assunto, mas os post relacionados aos mesmo são de ótima qualidade. Claras e objetivas. Parabéns.
    Más quanto ao post Como saber o consumo de energia do processador explicando o que é TDP também concordo com sua conclusão, faz muito sentido.
    Más quanto a ACP dos processadores da AMD? Seria a mesma linha de raciocínio do que é TDP, ou seria algo diferente?

    Um forte Abraço.

    Responder

Deixe seu comentário