Podemos dizer que o gabinete é a casa do nosso computador, afinal, todos os demais componentes "moram" nele. Esses componentes por sua vez, geram calor durante o funcionamento, fazendo assim com que todo ambiente da "casa" fique bem acima da temperatura ambiente.
Esse calor prejudica o desempenho e também a vida útil das peças, por isso, é preciso refrigerar o gabinete para que tudo funcione perfeitamente e por um longo tempo. Esse refrigeração é feita com a instalação de coolers ou fans que serão responsáveis por jogar ar frio pra dentro do gabinete e retirar o ar quente pra fora, simples assim.
Mas, apesar de simples, muitas pessoas não tomam os devidos cuidados e acabam cometendo erros graves no planejamento e instalação de fans, o que muitas vezes pode ocasionar o aumento da temperatura ao invés da redução. Visando acabar com as dúvidas, fiz este pequeno guia para auxiliar, acompanhe as dicas e boa leitura.
O primeiro e mais básico conceito a ser entendido é a direção do fluxo de ar em um gabinete. Para que um sistema de ventilação seja realmente eficiente, você deve observar o fluxo conforme mostrado na imagem a seguir:
Note que as setas em azul indicam os locais por onde deve entrar ar frio (de fora para dentro), enquanto as setas em vermelho indicam a posição dos exaustores, ou seja, aqueles que irão tirar o ar quente (de dentro para fora) do gabinete.
Esse direcionamento não acontece por acaso, uma vez que a tendência do ar quente é sempre subir a instalação de exaustores na parte superior é a melhor estratégia. Por outro lado, os ventiladores frontais e no piso do gabinete sempre estarão captando ar frio externo para jogar nos componentes.
Você deve saber que um fan pode ser instalado de ambos os lados, podendo assim funcionar como ventilador ou como exaustor. Caso você não saiba, segue uma rápida explicação:
O fluxo de ar de um fan sempre é de frente para trás, por isso identificar esses lados é fundamental. Veja a figura a seguir:
A parte da frente de um fan sempre é onde você tem a visão das hélices livre de qualquer parte plástica ou fio, já a parte de trás é onde há os suportes plásticos que fixam o motor de rotação e também o fio de ligação do fan. Outra característica que ajuda a diferenciar os lados é que na frente há (quase) sempre um adesivo com a marca do fan e na parte de trás há indicações adicionais como tensão e corrente, por exemplo.
Sabendo disso, na hora de instalar um fan no seu gabinete, basta direcionar a parte de trás dele para o lado que deve ser o fluxo de ar, ou seja, para instalar um exaustor a parte de trás deve ficar direcionada para fora do gabinete, enquanto para instalar um ventilador deve ser o contrário.
O volume de ar dentro de um gabinete deve seguir uma equivalência entre entrada e saída, ou seja, nunca deve entrar mais ar do que sair. Na verdade aqui aplica-se o contrário: é mais importante tirar o ar quente do interior do gabinete do que jogar mais ar pra dentro.
Isso acontece pois se mais ar for jogado pra dentro, ele irá aquecer e transformar o ambiente interno em uma verdadeira estufa, já que não há pra onde fugir. Pensando nisso, a ordem de instalação SEMPRE deve seguir o seguinte conceito:
Mas esse conceito é quebrado quando o fluxo de ar gerado por um fan é diferente do outro. Cada fan tem um fluxo de ar que é medido em CFM (pés cúbicos por minuto - medidas americanas), e é justamente aqui que mora o segredo de tudo.
Se todos os fans que você comprou tem o mesmo fluxo de ar, a regra acima pode ser seguida sem medo, mas caso sejam diferentes é preciso um pouco de matemática para chegar a uma conclusão.
Para estes casos, deve-se somar os CFM de todos os ventiladores e também de todos os exaustores. O resultado da soma dos ventiladores SEMPRE deverá ser igual ou menor que a soma dos exaustores. Mas, como eu falei anteriormente que é melhor tirar o ar quente do que jogar mais ar pra ser aquecido, procure sempre manter a ventilação de 20 a 50 CFM menor que a exaustão, assim você terá um resultado melhor.
Falamos muito sobre o ar que deve circular no interior de um gabinete, mas pense comigo: como o ar terá liberdade para circular se seu gabinete estiver uma verdadeira bagunça com cabos pra todo lado? Aí é que entra o que os gringos chamam de "cable management" ou simplesmente organização dos cabos.
Essa tarefa é crucial para ter uma boa performance térmica no gabinete, pode até parecer bobagem, mas cabos bem organizados podem ajudar na redução de alguns graus na temperatura. Além da eficiência térmica, o PC fica muito mais bonito com tudo em ordem, principalmente se o gabinete tiver laterais de acrílico transparente.
Já cansei de ver gente lotar o gabinete de fans e simplesmente esconder ele dentro de uma escrivaninha apertada, fala sério. Se o segredo de tudo está na ventilação, obviamente que precisa haver espaço para que o ar circule na parte externa do gabinete, podendo assim ser captado pelos ventiladores para ser jogado pra dentro.
Procure manter o gabinete afastado no mínimo 10 centímetros da parede, tanto na lateral, traseira e teto. Evite cobrir o gabinete com capas quando estiver com seu computador ligado.
Outro detalhe interessante é evitar manter seu gabinete próximo a paredes que recebem luz do sol diretamente (na parte externa), pois a parede fará a temperatura do ambiente aumentar, principalmente próximo a ela.
O que foi apresentado até aqui segue uma lógica que geralmente funciona, porém, devido a grande variedade de gabinetes e fans disponível no mercado, fazer alguns testes nunca é demais.
Acho que é isso, se eu esqueci de algo, comente sua sugestão para que ela seja adicionada ao post. Obrigado à todos que leram até aqui, espero que o artigo tenha sido útil.
Forte abraço!
Compartilhe esse post:Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.
Atualmente temos 34 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.
Kaue, siga o que eu explico no post sobre a posição de cada cooler para entrada ou saída de ar, tem uma imagem ilustrando isso. Além disso tem a questão da quantidade de ar que entra e sai do gabinete, também explicado no post, portanto se você fizer um setup seguindo o que eu explico no texto tenho certeza que terá um resultado satisfatório para sua necessidade.
ResponderOlá. Estou montando um pc gamer com o gabinete Corsair Spec 03. o mesmo vem com 2 fans já instalados, uma frontal e uma traseira. acredito que um exaustor e um ventilador. e tem mais 3 opções para colocar cooler. 1 lateral, +1 frontal e + 1 na parte de cima ao lado da traseira. como são um total de 5, não sei mesmo se será necessário tantos coolers para refrigerar o pc. porém, não faço ideia de como colocar esses coolers, pois seguindo a lógica, ficariam os 2 frontais como ventiladores, os dois de cima como exaustores e o ultimo cooler, o lateral? seria exaustor ou ventilador ?
Segue a configuração do meu pc para você ter uma base
Placa Mãe: AsusPrime B350 PLUS
Processador: Ryzen5 1400
VGA: 1050 TI MSI
Memoria Ram: 8GB DDR4 HyperX
HD: 1 TB Seagate e 1 SSD Hyper X Savage 120 GB
Fonte: EVGA 450 Plus 80 Bronze
Se puder responder agradeço, ótimo tuto, abraços!
ResponderVeja a seção "Direção do fluxo de ar" do post Isaias.
Respondercara. tu pode me indicar uns gabinetes full tower com sistema de ventilação parecido com o da foto? ou o da própria foto?
tenho um desses gabinetes "gamer" com dois fan na lateral, um frontal e um traseiro. meu problema não tem sido a refrigeração (por enquanto)mas mesmo ele sendo um mid tower com organização de cabos pela lateral (que ajuda bastante). eu não tenho mais espaço dentro do gabinete.
a placa de video engoliu o espaço interno e como tenho 2 hds 1 ssd e 1 drive de dvd, eu simplesmente não tenho mais como mexer nele sem primeiramente retirar a placa de video. queria ter mais espaço interno mas também em preocupei com a refrigeração, só acho um absurdo pagar quase mil reais num gabinete full tower só por beleza, queria algo eficiente em refrigeração de ar e que não custasse tanto.
obrigado desde já!
Pesquise o que há no mercado, mas full tower é esse preço mesmo e não há o que fazer em relação a isso.
ResponderBoa tarde. No meu caso estou montando um rack para equipamentos de audio Hiend, então, imprescindível ter o menor ruído possível. Estou pesquisando FANs da empresa Noctua, onde existem modelos que emitem cerca de 6.5dB (claro que, com baixo CFM - 28), com isso, vou precisar instalar pelas minhas contas uns 6 na parte traseira do móvel como extratores de calor dos equipamentos sendo que o ar mais frio deverá entrar pelas aberturas da porta na parte frontal do móvel. A questão é: a soma de 6 FANs, a 6.5dB cada gera um aumento diretamente proporcional de ruído à quantidade de exaustores? Estou meio por fora da física de fluídos no momento e gostaria de uma opinião.
ResponderNão creio que isso seja algo mensurável através de uma regra, mas sim através de um teste para ver o que realmente acontece...
ResponderOlá, tenho um gabinete cougar archon, ele veio com um cooler traseiro exaustor, quero colocar um cooler ventilador, seria melhor que eu colocasse na parte frontal ou lateral do gabinete?
Agradeço a contribuição de todos.
Siga a orientação do fluxo de ar sugerido no artigo e analise em qual posição haverá mais espaço livre pra captação do ar.
ResponderOlá. Tudo bem?! Tenho muita vontade de fazer um OC no meu PC. Sou iniciante e tenho essa dúvida: Ele aguenta?
Esp.:
P: FX-8350 4.0GHz (4.2GHz Max Turbo) 16MB Black Edition c/ Wraith Cooler
M: 8GB DDR3 HyperX Fury 1866MHz
MB: Asus 970 Pro Gaming AURA.
GC: Asus RX 470 4GB GDDR5 STRIX AURA
SSD: Kingston 120GB (Somente para o Sistema Operacional)
F: Corsair TX 750
PS.: Meu Gabinete é um Cooler Master HAF 912 Plus. Mantendo temperatura do processador em 60ºC quando jogo por exp: The Crew
1 Cooler 200mm x 700RPM (Frontal) [Original fábrica] VENTILANDO
1 Cooler 120mm x 900RPM {Max 1100RPM c/ fan led controler} (Traseiro) [Original fábrica] EXAUSTANDO
1 Cooler 120mm x 2000RPM Cooler Master original ADICIONAL (Laretal) EXAUSTANDO
2 Coolers 120mm x 2000RPM Cooler Master original ADICIONAL (Superior) VENTILANDO
PS¹.: Comprei mais 3 Coolers 120mm x 2000RPM para substituir o de 200mm x 700RPM (Frontal) [Necessariamente: 2 para substituir a frontal e 1 para substituir a traseira (900RPM {Max 1100]
PS².: Vou trocar as ventoinhas e fazer igual o seu post.
PS³.: Já comprei um WaterCooler Corsair Hydro Series - High Performance H60 e pretendo instalar ele para o futuro OC.
Com essa configuração e COM o WaterCooler, Eu consigo fazer um OC sem ter que me preocupar?
Agradeço muito se me responder. Obrigado!!!!
ResponderMagno, tem alguns vídeos sobre OC aqui no site, dá uma conferida neles...
ResponderOlá... Tenho placa mãe asus m5a97 le 2.0 sem dissipadores nos transistores...quero muito fazer overclock no processador fx8320e 3.2 GHz de 8 núcleos... O meu medo e o aquecimento nos transistores....afinal a energia da fonte vem até eles para depois ser destribuida , estou certo? Comprei minidissipadores com adesivos para acoplar nos mesmos...Será que estou fazendo a coisa certa? Minha fonte evga 750w...water coller...3 ventiladores e 2 exaustores obedecendo a regra e claro 20 a 50. CFM a menos nos ventiladores...meu gabinete tem entrada frente lado2 teto2 e traseira para fans de 12cm...vou deixar o Walter coller atrás os exaustores no teto e ventiladores frente e lado...desde já agradeço
ResponderCom essa placa você vai conseguir (com algum esforço) estabilizar o CPU em 4.2~4.4 (pq ele vai até 4.0 no modo turbo bost), infelizmente mesmo com dissipadores ela não aguenta muito no OC (tenho uma igual).
ResponderValeu amigo...quer dizer então que posso usar os dissipadores sem problema...e ajustar em 4.4ghz...
ResponderDevo desabilitar o modo turbo na BIOS...e mexer só no multiplicador para conseguir 4.4ghz...e se mexer na voltagem,não muito? Consigo 4.5ghz sem problema?
ResponderOC são testes, cada hardware tem suas características e limitações.
ResponderOlá amigo, meu problema é o seguinte, meu quarto é muito quente chega a uns 30 graus ou mais dependendo do dia, oq vc me recomendaria pra ter um sistema de resfriamento eficaz?
Minha configuração que pretendo ter é:
Processador FX 8350
Placa de vídeo GTX 1060 6gb G1 Gaming Gigabyte
Memória RAM 2x 8gb
Placa mãe 75MLT-USB3
Obs: não pretendo fazer overclock. Obrigado desde já.
ResponderUm ar condicionado :D
Respondere no caso de gabinetes com fonte em cima? Corsair Carbide Series 600C sem Fonte - CC-9011079-WW ele é "inverso" onde a fonte fica em cima e a grade para wattercoler em baixo, me parece seguro por o radiador em baixo, caso tenha vazamento não caia liquido no hardware, e a fonte em cima deve pegar menos sujeira, mas lembrei que o ar quente sobe, como fica nesse gabinete? procurei resenhas e vi que a temperatura do inverso para o normal nesse modelo 600c não altera muito, mas ainda tenho duvidas
ResponderSomente fazendo testes para chegar a uma conclusão. Via de regra a fonte funciona como exaustor e o radiador deve-se testar para ver a melhor opção.
ResponderRicardo,comprei este controlador de fan,levei para um tecnico ligar e ele ligou apenas 1 das 3 fan que tenho???
Disse ele que 1 das minhas fan é de 3 fios e as outras duas só tem dois fios que não da pra ligar no controlador de fan NZXT SENTRY POR PER APENAS DOIS FIOS,O VERMELHO E O PRETO.essas duas fans ja vieram junto com o gabinete quando comprei(PCYES). Já esta que ele conseguiu ligar eu comprei a pouco tempo no mercado livre(Corsair). O técnico disse que se eu quiser ligar mais fan através da controladora eu tenho que trocar essas duas fans da pcyes.è isso mesmo,não vou poder ligar essas duas fans na controladora?
Tem fan com conector do tipo molex que não é compatível com controladoras, outro troca o fan ou troca o conector nesses casos.
Responderqual nome desse gabinete por favor ?
ResponderBlz...meu gabinete possue um filtro superior...e eu leigo uso ele junto de um ventilador...quando aumentava a RPM desse ventilador kkkk a temperatura subia pelo menos de 2 a 3 graus...para que esse filtro superior?
Vou providenciar urgente mais 2 fans de 12cm e mudar o ventilador superior para exaustor ...kk.
Seria uma boa por as 2 fans na lateral como ventilador??....as fans tem no maximo uns 95 cfm de fluxo.
Tenho um GPU a10 6800k que esquenta pra caramba e tive que trocar o cooler original pois não era suficiente...grato
Gostaria de saber se em gabinetes com espaço para fans na parte superior (no caso exaustor para saida de ar), devo usar filtros de poeira ou devo deixar somente os exaustores sem filtro, pois fico preocupado de algo cair em cima e danificar os exaustores ou ate mesmo o pc.
Grato pela atençao!
ResponderA função do filtro de poeira é impedir a entrada de sujeira pelos ventiladores, sendo dispensáveis nos exaustores.
ResponderPrezado Ricardo! Para sistemas domésticos, região bastante quente , não gamers (internet, planilhas, VGA consumindo 18W, Cool NQuit), é recomendado somente retirar o ar quente do gabinete? Posso adicionar uma Fan GWE SP1280M ( 12V - 0,18A - 2,16W - 2 Pinos ) direto da Fonte ? Ou é melhor deixar nas configurações originais? Nunca tive problemas de aquecimento ( Gabinete Wise Case RJAC 326-BP-UA )? Obrigado,
ResponderNão sei quem foi o "gênio" que elaborou esta arquitetura com a fonte embaixo, mas me parece está totalmente equivocado quanto a função do exaustor da fonte, pois o mesmo ao invés de ficar na parte de cima do gabinete e retirar o ar quente gerando pela máquina, faz apenas pegar a poeira da mesa/bancada e jogar para fora da fonte, o que é um total desperdício de exaustão. O correto deveria ser a onde como sempre foi, na parte de cima do gabinete ou, ao menos, mudar o layout da mesma colocando o fan na parte traseira, não abaixo, pois assim ao menos retiraria algum ar de dentro do gabinete e auxiliaria de alguma forma a circulação de ar dentro do gabinete.
ResponderLuiz, o exaustor da fonte é dedicado a refrigerar a fonte e não servidor como um duto de ar para todo sistema.
Com a fonte na parte superior, todo ar quente gerado pela máquina passa pela fonte antes de ser eliminado, aumentando assim a temperatura interna da fonte que por consequência terá sua eficiência reduzida devido a temperatura.
Excelente guia, informativo e bem explicativo.
Parabéns.
Nossa maninho
otimo tutorial
agora meu pc não vai fica mais quente (acho que foi uma vez q tava vendo xXx e pego virus, esquentava demais)
Valeu meu amigao
Att,
Cornélio José Wiedemann (TI & DBA)
Seria interessante um opção de imprimir esses seus artigos livres, mas claro, com rotinas para dar seus créditos e dizer sua autoria. Abração.
ResponderKelvin Dias,
Você pode usar o site Print Friendly & PDF para gerar um PDF desse artigo.
Link do site: http://www.printfriendly.com/
Mais realmente seria uma boa uma opção de gerar PDF do artigo para impressão e etc.
Responder© 2008-2023 - RBTech.info | Todos os direitos reservados | Hospedado por Innova Host
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.
Olá meu caro. Ótimo post, porém poderia adicionar situações de entrada e saída de ar no gabinete. Estou com uma dúvida cruel com relação ao fluxo do gabinete.
Sou professor universitário e recentemente adquiri um novo computador Gamer para realizar cálculos numéricos complexos que será aplicado à pesquisa. Ele veio com um cooler frontal (entrada de ar) e um exaustor traseiro (saída de ar). Além disso, tem espaço para mais um inferior e outro frontal (acima do cooler padrão do gabinete), porém não sei qual a função adicionar aos dois novos (cooler ou exaustor?). Para evitar superaquecimento, pensei em não seguir sua regra (nº coolers vs nºexaustor) e tornar as duas posições extras ventiladores (para entrada de ar), assim como abrir a tampa lateral direita (a mesma em que fica acoplada à placa mãe) e remover o leitor de CD/DVD. Os computadores que utilizamos ficam em contato direto com o ar refrigerado de uma central, porém com quedas e desligamentos constantes de energia estas centrais desligam e os calculos são mantidos por nobreaks de 5.000 Va que suportam em média 4 a 5 horas sem o monitor. Sei que este tempo é suficiente para superaquecer e danificar algum componente se houver superaquecimento. Abrir completamente o computador não saída, pois poderia haver acumulo de umidade.
O que você me sugere?
Este é o modelo do gabinete:
Gabinete C3Tech Gamer Full-ATX RGB com Janela em Acrílico sem Fonte Preto MT-G750BK
Um grande abraço e ficaria muito grato se me ajudasse.