Recupere o espaço da instalação do SP1 do Windows 7

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Recentemente a Microsoft lançou o SP1 para Windows 7, e muitos usuários já estão instalando o mesmo em seus PCs a fim de testar ou até mesmo corrigir falhas no SO. O problema é que geralmente esta instalação "come" em média 1,5 Gb de espaço em disco. Na imagem abaixo temos um HD com o SP1 instalado, atualmente 12,3 Gb estão livres na partição do Windows.

Porém este espaço pode ser recuperado, pois tratam-se dos arquivos de instalação que não são necessários após o SP1 estar completamente instalado. Bom então vamos aos passos para recuperar seu tão precioso espaço em disco:

  1. Abra o menu Iniciar e digite CMD no campo de pesquisa
  2. Abra o Prompt de Comando como Administrador (clicando com o direito...)
  3. Digite o seguinte comando: dism /online /cleanup-image /spsuperseded
  4. Pressione Enter e aguarde a conclusão, a tela a seguir será mostrada quando tudo estiver concluído

Depois de tudo concluído, veja como ficou nosso HD, no caso da figura a seguir foi liberado um total de 1,1 Gb de espaço. Outra dica para liberar espaço em disco, é fazer uma otimização completa no seu PC ou notebbok.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 15 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ricardo, gostaria de ser mais específico com relação em colocar o windows 10 na minha máquina. A situação é que eu tenho o windows 7 nela e gostaria de instalar o windows 10 também para usá-los na mesma máquina em DUAL BOOT. É possível? se sim diga-me como!

    Responder
    • Dual boot com duas versões de Windows não tem muita lógica, mas dá pra fazer desde que faça partições separadas para cada SO. Não tem como explicar instalação de SO em um comentário, temos alguns vídeos explicativos aqui no site, faça um pesquisa sobre "instalar" ou "instalação" para ver o conteúdo relacionado.

      Responder
    • Formatação completa do sistema. Caso não tenha familiaridade com instalação de sistemas operacionais sugiro que contrate um técnico qualificado para prestar o serviço.

      Responder
  • RodrigoHenrique comentou em

    Vlw Ricardo funcionou aqui no meu pc...
    há lembrei de uma coisa eu estou utilizando o windows 7 ultimate build 7601 sp1(obvio)so que está em inglês e quando vou no chage display language quando para instalar a linguagem pt-br ele da um failed no meio da instação você poderia me ajudar...Desde já agradeço.

    Responder
    • Você precisa pegar o código do erro e dar uma conferida no forum da MS sobre o Windows 7 ou então analisar o log de eventos de seu sistema para descobrir mais detalhes sobre o erro.

      Responder
  • Paulo comentou em

    Dei o comando e o meu HD diminui. Saiu de 24.2 e foi p/ 27.3. Comando acima não ajudou, ao contrário, comeu espaço.

    Responder
  • Kleiton Leo comentou em

    o melhor post sobre windows 7.. mais de 2GB liberado.. e eu nem que o SP1 fazia backup... ;D

    Responder
  • Celso comentou em

    Boa tarde Ricardo! Minha duvida é se ao fazer esta limpeza os arquivos excluídos não irão fazer falta ao sistema.

    Responder

Deixe seu comentário