Que presente você vai dar para seu computador no natal?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Isso mesmo, você não leu errado não, eu perguntei o que você vai dar de presente para o seu computador neste natal. Mas você deve estar pensando: como assim? Pode deixar, eu explico:

Passamos o ano inteiro usando e abusando do PC ou notebook, e quando chega o fim de ano a grande maioria sai de férias e deixa seus companheiros abandonados até a volta. E quando as férias terminam, começa a saga novamente e mais um ano se inicia. Pois bem, que tal dedicar um dia este ano e fazer algo diferente pela sua máquina?

Cuidar do PC é ter a garantia de que ele não irá te deixar na mão tão cedo, ou ao menos não por falta de manutenção. Confira algumas dicas para deixar seu computador em ponto de bala neste fim de ano:

Faça uma faxina lógica

Conforme o tempo de uso, muito lixo é acumulado no computador, e neste lixo estão arquivos temporários de softwares e games, arquivos baixados da internet, entradas inválidas no registro do Windows, sem contar a fragmentação dos arquivos no HD. Para evitar que o computador se torne lento conforme o tempo vai passando, confira algumas dicas que pode ajudar:

Essa limpeza irá devolver um pouco do vigor de sua máquina, deixando a mesma livre para processar o que realmente for útil para você.

Faça uma faxina física

Limpar o PC só com softwares ajuda mas não é tudo, você precisa limpar os componentes internos para livrá-los da poeira acumulado durante o ano, confira um artigo sobre este assunto. Uma boa pedida é trocar o cooler padrão que veio com o computador por um de melhor desempenho, diminuindo assim a temperatura do processador e aumentado sua vida útil, leia este artigo e veja como este procedimento pode ajudar.

Se seu aparelho é um notebook, não compensa abrir o mesmo para limpar pois esta tarefa é muito complicada e pode danificar a carcaça do note. Por isso, faça apenas uma limpeza externa no mesmo, livrando as entradas de ar que pode estar bloqueadas pelo pó.

Creio que este é o sonho de consumo de qualquer computador neste natal... e você, que presente vai dar para o seu PC?

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 8 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Crystian comentou em

    Otimo Artigo!!

    Sera que você pode me dar uma ajuda com algo muito estranho que esta me acontecendo: tenho uma máquina com placa mãe Intel dh61crbr com 4 portas usb traseiras e 2 frontais, teclado e mouse usb. O que aconte é que quando coloco o teclado e o mouse nas usbs traseiras um dos dois não funciona. E como se desse algum conflito entre eles. Ja se colocar o teclado na porta de tras e o mousa da frente funciona tudo certo. O mais curioso ainda é que quando o mouse esta ligado na porta da frente e se pluga um pen drive, este passa a não funcionar, aparece na tela a mensagem de 'Unknow device'.

    O problema acho que não é no mouse, nem no teclado e tão pouco com o sistem pois ja testei os dois em outra máquina e tudo funciona corretamente.

    Se puder me dar uma ajudinha, muito obrigado!

    Responder
  • Olá Ricardo.
    Artigo muito bom. Eu tenho uma dúvida, se puder me ajudar..
    Eu instalei no meu computador há mais ou menos 1 mês o Adobe Premiere CS4, e comecei a utiliza-lo normalmente. Mas aí como começou a dar uns erros, eu desinstalei, e o problema é o seguinte: Não consigo mais instalar ele. Sempre quando eu tenho, a Adobe fala: Falha ao instalar os seguintes componentes: Adobe Premiere CS4 .
    O que posso fazer?

    Responder

Deixe seu comentário