Quanto cobrar: otimização de PC e notebook

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Seja bem vindo a mais um post da série de artigos chamada "Quanto cobrar", que como o próprio nome sugere traz dicas de quanto cobrar pelos serviços mais comuns na área de manutenção de computadores. Cada artigo da série irá abordar um assunto específico e além das dicas pode conter alguns cálculos simples para incentivar os técnicos em sua rotina diária de trabalho.

Lembre-se que formar o preço de venda de um produto ou serviço é uma tarefa complicada, e vários fatores podem influenciar no resultado final, tais como região do país, qualificação do técnico, fidelidade do cliente, custos do técnico entre outros. Vou levar em consideração a região onde eu moro atualmente (sul do país) para a composição dos artigos, se necessário adapte-os para sua realidade.

Neste artigo vamos falar sobre otimização (ou limpeza lógica) de computadores e notebooks. Este tipo de serviço geralmente é feito como uma espécie de manutenção preventiva, com a finalidade de manter o desempenho da máquina em dia e evitar erros ou travamentos. Já fiz até algumas aulas falando sobre esse assunto, confira:

Otimização de computadores

Se feito com uma certa frequência, esse é um procedimento que não deve demorar mais que uma hora para ser executado e você pode deixar os aplicativos em execução e fazer outras tarefas simultaneamente. Eu costumo cobrar R$ 50,00 para fazer as seguintes tarefas:

  • Limpeza de disco e de registro;
  • Limpeza da inicialização do sistema;
  • Desfragmentação de disco e de registro;

Esse valor é para fazer o serviço no meu local de trabalho, se o cliente optar por atendimento em domicílio, eu sigo este método de cálculo.

Lembre-se que para fazer esse trabalho fora de casa, é interessante utilizar um Kit de Portables, pois não é nada legal ficar instalando um monte de aplicativos no PC do cliente para fazer uma otimização.

Como ganhar um extra

Para agregar valor ao seu trabalho, você pode adicionar um valor extra de R$ 25,00 e fazer uma verificação rápida de vírus como ensinamos na aula 3 do curso de Remoção de Vírus. Assim você deixará seu cliente mais confiante e ainda ganha um pequeno adicional em seu trabalho, porém o tempo de execução provavelmente irá continuar o mesmo, uma vez que a verificação é super rápida.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 17 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • geisso comentou em

    Nossa que caro estás cobrando

    costumo cobrar 25 reais para remover todos vírus, propaganda, programas indesejados, limpar registros e sujeiras do sistema e adicionar programas/plugins que filtram adwares e afins, acredite, isso demora menos de 30 min.

    Responder
    • Se você cobra 25 por meia hora, então uma formatação (que leva em média 3 horas) você cobra 300?? Aposto que não!
      Nem todo serviço é precificado pelo tempo trabalhado, quando entender isso sua mentalidade perante o mercado será diferente.

      Responder
  • Geovan comentou em

    olá amigo... eu também uso esses mesmo valores para otimização..
    porem, qq eu to percebendo q to perdendo mto tempo e ganhando pouco...
    então minha duvida é...
    vc cobra deslocamento para ir até o cliente e mais o serviço? ou vc cobra somente o serviço?
    fico no aguardo amigo...
    aquele abraço

    Responder
  • Anibal comentou em

    Amigo, o que fazer se o computador funcionava e ao fazer a otimização de PC da um problema que o computador deixa de iniciar o windows, como explicar para o cliente leigo o acontecido?, quanto cobrar? pois possivelmente terei que fazer backup, formatar e reinstalar tudo...se cobrar ainda mais ele não vai gostar e alem de que o cliente pensará, "era melhor não ter ligado para ele"

    Responder
    • Se o computador estava funcionando quando chegou até você, o mesmo deve ser devolvido funcionando também. Pelo seu relato sua otimização danificou o sistema, neste caso creio que seja responsabilidade sua consertar sem custo adicional ao cliente.

      Responder
      • Anibal comentou em

        Verdade, Pessoalmente eu faço o seguinte, aviso ao cliente "vou otimizar ele que é mais barato, mas corre o risco de não dar certo e ter que formatar que custa X". Aproveito para sugerir cobrar um extra, para uma limpeza interna das peças ou um upgrade pois se alguém leva para uma otimização é porque acha que está lento e muitas vezes é por causa de ser um computador velho, geralmente o processador não é tão ruim mas não tem memoria suficiente para correr os antivírus e aplicativos de hoje.

        Responder
  • Shuman comentou em

    Muito bom mesmo cara! ta de parabéns, há um bom tempo que estou pensando em trabalhar de forma independente de empresas, porém não tinha nenhuma noção de preços!

    Responder
  • Hilgemberg Reis comentou em

    Muito bom seu post, você poderia indicar o site para baixar esses portables para a realização desse serviço. Juntamente com o nome de cada programa que é necessário para montar esse kit.
    Desde já agradeço.

    Responder
  • Cristiane Gomes comentou em

    olá Ricardo, eu poderia esta utilizando para tal tarefa o Tuneup Utilities ou você acha o Advanced System Care melhor. e gostaria de saber qual desses dois aplicativos é o que menos prejudica o registro ou independente disto o usuário é que deve saber utilizar. Você teria um vídeo explicando também o funcionamento correto do Tuneup. Desde já muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Responder

Deixe seu comentário