Programas indispensáveis para um PC doméstico

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Quem trabalha com manutenção de PCs sabe que é preciso deixar a máquina do cliente pronta para as necessidades mais comuns após uma formatação. Isso inclui navegação na web, execução de arquivos multimídia, edição de textos e planilhas, gravação de CDs e DVDs, descompactação de arquivos e por aí vai.

Claro que cada caso é um caso, mas existe uma base que irá servir para a grande maioria dos usuários, restando algumas poucas exceções que deverão ser tratadas individualmente.

Para ajudar principalmente quem está iniciando no ramo de manutenção, eu fiz uma lista que pode lhe ajudar nos primeiros trabalhos e garantir que seu cliente possa fazer as mais variadas e rotineiras tarefas com o computador após uma formatação. Se você é um usuário doméstico e chegou até aqui, poderá aproveitar essa lista para ver se seu computador está em ordem.

Importante: é essencial saber instalar esses aplicativos corretamente, caso contrário seu computador pode ficar lento e perder muito desempenho.

Plugins

Os plugins são softwares capazes de prover alguma funcionalidade extra quando agregados a um determinado sistema ou até mesmo outro aplicativo. Eles são necessários, principalmente, para execução de conteúdo multimídia ou aplicativos desenvolvidos com determinadas tecnologias. Veja o que é indispensável para seu PC:

  • Adobe Air - necessário para usar aplicativos desenvolvidos com essa tecnologia
  • Adobe Reader - permite a visualização de documentos em PDF, como ebooks, por exemplo (pode ser substituído pelo Foxit Reader)
  • DirectX - faz a integração entre suas placas de vídeo e som com games e aplicativos específicos
  • Flash Player - permite a execução de conteúdo multimídia no navegador web, como vídeos, por exemplo
  • Java - necessário para acessar sites e aplicativos desenvolvidos com essa tecnologia
  • .Net Framework - necessário para executar aplicativos desenvolvidos com essa tecnologia
  • Shockwave Player - permite a execução de jogos e outros conteúdos multimídia nos navegadores
  • Silverlight - necessário para executar conteúdo multimídia e de em alguns sites
  • WinRAR - permite compactar e descompactar arquivos em diversos formatos (pode ser substituído pelo 7zip que é gratuito)
  • WMP para Firefox - necessário para ouvir conteúdos em áudio no navegador da Mozilla

Segurança

O software mais básico para segurança de um computador é, com certeza, o anti vírus. Existem boas soluções gratuitas assim como existem soluções pagas e mais completas, cabe a você decidir o que é mais importante.

Para quem não quiser gastar eu recomendo o Avast ou então o AVG, opte por apenas um deles, jamais instale mais de um anti vírus na máquina, isso só prejudica sua segurança. Já se você estiver disposto a pagar alguns reais para ter uma nível elevado de segurança, creio que o BitDefender seja uma das melhores opções disponíveis no mercado atualmente.

Para adicionar uma camada extra de segurança, recomendo ainda que você instale o Spyware Blaster, que cria uma lista negra de sites e serviços nocivos que serão bloqueados em seus navegadores, impedindo que você acesse tais serviços, mesmo que involuntariamente, em algum momento.

Multimídia

Nessa categoria estão os softwares para execução de áudio, vídeo, gravação de mídias e mais alguns utilitários básicos, confira:

  • Aimp - player de áudio leve e fácil de usar
  • Any Video Converter - conversor de vídeos para diversos formatos e muito útil para quem tem câmeras de ação, como as GoPro, por exemplo
  • Ashampoo Burning Studio Free - alternativa gratuita ao Nero para gravação de mídias
  • DVD Fab Decrypter - utilitário para fazer cópia de filmes em DVD
  • Many Cam - programa para gerenciamento de webcam com várias ferramentas úteis
  • Picasa - visualizador básico de imagens com diversos efeitos legais para aplicar em suas fotos
  • VLC - player de vídeo com codecs para reprodução de praticamente todo formato de arquivo

Note que essa lista não precisa necessariamente estar instalada na sua máquina, uma vez que alguns aplicativos são opcionais em certos casos. Se você não precisa converter vídeos, por exemplo, o Any Video Converter é dispensável, assim como se você não tiver uma webcam não há necessidade de instalar o Many Cam.

Em máquinas onde não há um gravador de DVDs, não tem porque você instalar o Ashampoo e o DVD Fab pois eles não terão utilidade alguma. Fique atento para estes detalhes.

Compartilhamento de arquivos

Se você tem o hábito de fazer downloads de músicas, filmes e aplicativos com certeza vai precisar de dois programas básicos para isso:

  • Ares - cliente P2P para download de músicas, vídeos e aplicativos
  • uTorrent - creio que o mais famoso software para download e compartilhamento de arquivos .torrent

Web

Quando o assunto são aplicativos para web a questão fica mais pessoal ainda, mas uma boa pedida é instalar ao menos um navegador e um mensageiro instantâneo na máquina. O resto fica a critério de cada usuário.

  • Google Chrome ou Mozilla Firefox - navegadores para acessar sites (existem outras alternativas como o Opera, Safari e também o nativo Internet Explorer no Windows)
  • Skype - aplicativos para mensagens instantâneas e chamadas telefônicas via web
  • Mozilla Thunderbird - se você gosta de usar um cliente de email essa é uma das melhores alternativas gratuitas

Eu particularmente gosto de instalar um complemento no navegador para gerenciamento de downloads, assim evito um aplicativo extra instalado na máquina.

Escritório

Editar textos e planilhas faz parte da rotina de praticamente qualquer usuário de computador, por isso ter instalado um pacote de aplicativos para escritório é fundamental. O mais utilizado é, sem sombra de dúvidas, o Microsoft Office, mas existem alternativas gratuitas a ele, como o Libre Office, por exemplo.

Utilitários

Eu não costumo deixar muitos utilitários instalados na máquina, mas se você gosta de fazer uma manutenção básica do seu sistema operacional ter o CCleaner e um desfragmentador de disco como o Auslogics é fundamental.

O que você pode fazer para evitar programas adicionais é usar um kit de portables para essa tarefa, fica a seu critério.

Conclusão

A lista que você acabou de conferir, fora algumas exceções, é básica para qualquer computador pessoal. Isso não significa que você não pode ter outros aplicativos ou até mesmo alternativas diferentes para tarefas semelhantes.

Meu objetivo com este artigo é ajudar aqueles que não sabem por onde começar após uma formatação ou então não sabem que software escolher para uma determinada necessidade. Espero que você tenha gostado do que leu até aqui, e se quiser dar sugestões basta comentar este post.

Abraço à todos e até o próximo!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 21 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • herbert comentou em

    Boa noite, Ricardo

    Vale a pena formatar quando tem virus já instalado tem mensagem direto no avast dizento que blq pag web ou arq nocivo, não sei como remover.

    Responder
  • Matheus Valdoski comentou em

    para baixar drivers eu uso Driver Booster (2.3), ja usei vários outros mas prefiro esse<< e tbm tem KM player

    Responder
  • Ademar comentou em

    Bom dia, concordo que a formatação ficou fácil e todo mundo formata, mais a verdade é quando um técnico pega essas maquinas que foram formatadas por essas pessoas, você já identifica que drivers são genéricos, que sites não funcionam direito por causa de Plugins não instalados.
    Então esses "todo mundo sabe fazer", mais não sabe fazer o acabamento, não sabem explicar oque era, como aconteceu.
    não é pela quantidade mas, sim pela qualidade e conhecimento. Em qualquer cidade terá mais que 3 mercados, mais só um será completo repleto de variedades por mais que seja o mesmo preço em todos os 3. se vocês pensarem que não vale a pena nunca aprenderam que o mundo e de competitividade, quem se sair melhor, ganha.
    Bom dia.

    Responder
  • Artur comentou em

    Ricardo, o que você acha do Advanced System Care da Iobit? Conhece ou já usou? É uma ferramenta que promete manutenção, limpeza e proteção.

    Responder
    • Conheço, já usei e inclusive tem aula sobre ele aqui no site. Mas é uma questão de gosto, ele até pode ser um aplicativos bom para quem tem algum conhecimento técnico, mas eu não indico pra deixar instalado em máquina de cliente.

      Responder
    • Rosa soares comentou em

      Uso a muitos anos o advanced care system e considero um programa excelente deixa realmente rápido o meu pc e limpa mesmo.
      Esclareço que uso o 5 pois já tentei outros e não é eficaz como este.

      Responder
  • Willian comentou em

    Exelente as dicas, mas para codecs não acho que o VLC seja uma boa opção, ele é portador de muitos erros. Eu recomendo que instale o k-Lite Mega Codecs Pack, você o encontra no Baixaki mesmo, e para resumo de várias coisas que você mensionou ai acho que poderiam optar pelo Driver Pack Solution, ele é muito bom, ele faz um scan no computador e instala todos os drivers e os atualiza sem acesso a internet, ele é um pacote de drivers e programas muito bom, faz um scan total no pc e instala tudo que está faltando e também atualiza, dentre eles ele instala programas como: Skype, Foxit Reader, Mozila Firefox ou seja programas essenciais, e também instala drivers que estão faltando e depois atualiza todos os drivers do pc, logo após o utilizar recomendo utilizarem o Driver Booster, pois enquanto o DPS (Driver Pack Solution) atualiza os drivers somente para a versão que está contida nele, o Driver Booster pesquisa na internet as versões e atualiza eles rapidamente para a versão atual.
    Eu formato computadores a muito tempo e ás vezes vem pessoas até das cidades vizinha procurando o meu serviço, nunca fizeram reclamações e sempre que passam por mim na rua me agradecem pois não cobro muito caro, o RB Tech me ajudou muito e queria uma maneira de agradecer vocês de verdade, eu tento fazendo ótimas sugestões como essa do DPS e o Driver Booster, bom enfim essa é minha dica experimentem aposto que vocês vão gostar.

    Responder
    • Já falei sobre o Driver Pack em outros vídeos aqui do site, e o objetivo deste post é unicamente relacionar aplicativos e não drivers.
      Quanto ao VLC, eu uso ele há anos e nunca tive problemas, também já usei o K-Lite, mas acabei optando pelo VLC, gosto pessoal mesmo, e como eu falei no post, tudo é personalizável.

      Responder
  • Ogéris comentou em

    Boas dicas Ricardo, mas lendo seu artigo me surgiu aqui uma pergunta que já me faço a muito tempo, mesmo pesquisando na internet não cheguei a uma conclusão. Já ouvi falar muito sobre os ares, que baixa vírus e assim por diante. Isso é mito ou verdade?

    Responder
    • Quem baixa vírus é o usuário. Eu uso o Ares (e já usei outros programas mal falados de P2P) há anos e nunca tive problema, mas tenho clientes que em 2 dias conseguem inutilizar uma máquina apenas baixando pelo Ares.

      Responder
  • Essa é uma das desvantagens do Windows em relação ao Linux. No sistema Pinguim, normalmente a maioria desses tipos de aplicativos, já vem instalados por padrão.

    Formatação de PC pelo menos aqui na minha cidade já não vale muito apena, o Windows esta muito fácil de instalar, muitos estão formatando por conta, ou qualquer pessoa sai cobrando 20 pila para formatar.

    Responder

Deixe seu comentário