Principais causas e soluções para a tela azul do Windows

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Já falamos em outro post sobre um aplicativo que ajuda na identificação do causador das famosas BSODs no Windows, mas hoje resolvi fazer algo diferente: citar as principais causas de uma tela azul e indicar possíveis soluções para o problema.

O objetivo deste post não é ser uma referência completa e muito menos definitiva sobre o assunto, porém a partir das dicas passadas aqui, grande parte dos problemas podem ser resolvidos, boa leitura.

Conflitos de hardware

Este é sem dúvida o principal causador de BSODs. Isso porque cada dispositivo de hardware precisa de um endereço (IRQ) exclusivo para funcionar corretamente, e quando dois dispositivos tentam usar o mesmo IRQ ao mesmo tempo o resultado é uma bela tela azul.

Nestes casos você deve acessar o gerenciador de dispositivos do Windows e ver quais ítens estão marcados com um ponto de exclamação amarelo e instalar o driver mais atualizado para este dispositivo. Geralmente isso é suficiente para que tudo se resolva, porém há casos em que uma atualização da BIOS é necessária, pois o conflito de IRQ pode ser originado por uma falha na mesma.

Memória RAM defeituosa

Creio que a RAM seja o componente que mais costuma dar problema em um PC, justamente por ser muito sensível a poeira e energia estática durante o seu manuseio. Mas testar e substituir um pente de memória é uma tarefa muito simples, basta para isso ter um segundo módulo de memória ou então utilizar algum aplicativo como o Memtest86 que está disponível em kits como o Hirens Boot CD ou até mesmo em live CDs de Linux.

Super aquecimento

O calor é um grande inimigo dos computadores e pode causar travamentos e telas azuis totalmente inesperadas e confusas de serem solucionadas. Fique sempre de olho na temperatura de operação do seu computador e se necessário tome algumas providências para "esfriar a cabeça" dele o quanto antes.

Além de BSODs, o calor pode queimar componentes e causar um grande prejuízo para o seu bolso.

Fonte de alimentação muito fraca

O que move nossos PCs é a energia, e se por algum motivo ela não estiver sendo fornecida de maneira regular e com a potência correta os travamentos serão inevitáveis. Ter uma fonte de qualidade ajuda a evitar este problema e também reduz a temperatura do computador.

Os problemas relacionados à questão energética, geralmente ocorrem em computadores de alto desempenho e que não são supridos de energia suficiente para todos os componentes funcionarem, fique de olho e antes de comprar uma fonte, faça um cálculo para saber quanta portência será necessária para rodar sua máquina.

HD fragmentado

Esta não é uma causa muito comum mas é possível acontecer. Quando os arquivos armazenados em seu HD estiverem muito fragmentados, sua leitura pode ficar confusa para o sistema operacional e causar travamentos inesperados.

Evite este problema fazendo sempre uma boa limpeza em seu PC e mantendo o HD sempre desfragmentado.

Vírus e malwares

Isso mesmo, computadores infectados também podem apresentar telas azuis. Para evitar problemas, faça verificações regularmente em seu PC, principalmente se você costuma baixar muitos arquivos da internet e acessar sites diferentes todos os dias.

Para ajudar um pouco temos um curso sobre remoção de vírus que pode ajudar bastante nessa tarefa, não deixe de conferir.

Estas são minhas dicas de hoje, espero que ajude todos os técnicos a solucionar problemas semelhantes. Se quiser compartilhar alguma dica conosco basta deixar um comentário.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 11 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Felipe comentou em

    Muito bom. Simples e bem explicado (mastigado). Este site é muito bom, lembro de ter o achado quando estava aprendendo como fazer uma formatação TOP, com perfil d e usuários separados da partição C: ;)

    Responder
  • zulmar comentou em

    Estou com um problema ja faz tempo envolvendo Linux + windows + dual boot + 3 hds = tela azul direto.

    No momento, estou apenas com o windos 7 e 1 HD ,

    Ao colocar o segundo HD, da tela azul.

    Problema com HD e Tela Azul

    Ja formatei ums 10 vezes nos ultimos 2 meses.

    Sei que foi problemas envolvendo bootmgr, porem, com as formataçoes, esperava resolver os problemas, mas nao, assim que coloco um 2º hd, a tela azul volta e quase certo, ao reiniciar o PC ele nao volta, e ja aparece a tela azul.

    Nao sei mais o que fazer. unica opçao e ficar somente com um unico HD na maquina.

    Se tiver uma soluçao, estou aberto,

    Obrigado.

    Responder
  • Jose Luiz comentou em

    Fernando Godoy...
    Sobre o erro de tela azul do driver da NVIDIA - "nvlddmkm.sys",
    Já tentou isso abaixo?

    1)Baixe o e instale o NVIDIA System Tools: http://www.nvidia.com/object/nvidia_system_tools.html
    Depois abra, pelo menu iniciar do Windows, o Painel de Controle da Nvidia.
    No painel, logo na primeira tela, marque a opção “Usar minhas preferências, com ênfase em” e mova o ponteiro todo para a esquerda, para que a ênfase seja em “Desempenho”.
    Agora vá para a tela “Device settings”.
    Nessa tela, na parte onde você vê “Clock speeds”, mude de “Factory shipped frequencies” para “Custom”.
    Diminua o valor de Graphics Clock para 600 MHz e clique em “Aplicar”, para efetuar as alterações. Quando você fizer isso, automaticamente o “Processor clock” diminuirá para 1200 MHz.
    Feche o painel de controle da Nvidia. Nesse momento ele perguntará se você quer carregar essas configurações na inicialização do Windows. Clique sim, para que você não precise fazer esse procedimento toda vez que reiniciar o computador.
    Pronto! Experimente seu jogo e veja se a tela azul continua aparecendo. Se continuar, você pode tentar diminui o valor do Graphics Clock um pouco mais.
    ======================================================
    Com relação a outras Blue Screen - há vários fatores, pode-se checkar:

    1) Testar endereçamentos das memórias
    2) Testar Fisicamente o HD
    3) Verificar Temperatura do Hardware
    4) Verificar a Fonte
    5) Verificar Drivers Corrompidos
    6) Verificar Registros Corrompidos
    7) Verificar Erros lógicos - sistema corrompido
    8) Capacitores Eletrolíticos Estufados (Motherboards)
    9) Presença de Vírus
    10) Falha no barramento da Placa mãe
    11) Falha nos controladores Bridge South e Bridge North
    12) Tensão alteradas nos mosfets que alimentam os chipsets
    13) Bios configuração (IDE / AHCI)
    14) Processador com defeito
    15) Placas de expansão defeituopsas ou mal encaixadas,
    ou ainda gravadores de CD/DVD com problema.
    16) Clonagens mal feitas de sistemas operacionais para outro HD/PC)
    ... erros de tela azul são de difíceis diagnósticos. O ideal, é tirar todos os dispositivos do PC, e ir testando-os um por um... e ir acrescentando-os à medida até se chegar onde apareça o problema... e em segundo plano o Sistema Operacional para ser checkado pós hardware.
    - Fica aí minha contribuição... pois passei por todos esses problemas citados e documentados aqui na minha oficina para consulta.

    Responder
    • Fernando Godoy comentou em

      Jose Luiz, isso só ocorre no windows 7 e windows 8, já até pensei em comprar uma placa de vídeo mais atual da série 600 mas fico com um pé atras, gastar muito e continuar com esse problema não tá valendo, até porque os melhores jogos do momento são a partir do windows 7 com dx11. Mas vou tentar esse procedimento que você falou, dando certo ou não posto aqui de novo.
      PS: outros modos já tentei, mas todos não deram certo.

      Responder
  • fernando godoy comentou em

    e sobre esse erro "nvlddmkm.sys" que também dá tela azul. Já li sobre algumas soluções, mas em nenhuma deu certo.

    Responder
  • marcotpd comentou em

    Obrigado Ricardo, por mais este post esclarecedor sobre alguns problemas que podem ocorrer no nosso PC.

    Responder
  • Daniel Hequer comentou em

    "Tela azul do Windows" já me causou vários problemas e sempre que os tive foi por causa de pouca memória RAM, Fonte de alimentação muito fraca e conflitos de Hardware, na verdade são questões pertinentes e que muitos não notam, obrigado rbtech por postar esse comentário que foi útil pra min e posteriormente para meus amigos cá em Angola. Vou ja conferir o curso sobre remoção de vírus. Valeu Ricardo....

    Responder
  • walison comentou em

    Muito bom o artigo parabens, a tela azul costuma aparecer 1 a cada 3 meses aqui no meu notebook, também porque baixo muitos arquivos da internet e acesso muitos sites e foruns.

    Responder
  • Thiago comentou em

    Atualização de Bios seria bacana uma abordagem aqui no Rbtech sobre o assunto, tenho umas dúvidas em relação a isso.

    Responder

Deixe seu comentário