Porque você precisa formatar seu PC ou notebook

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Este é um guest post enviado por Magazine Luiza para o RBtech Hardware.

Poucas são as sensações tão boas quanto a de usar um computador ou notebook novinho em folha. Tudo flui perfeitamente, as respostas são rápidas, os programas e aplicativos funcionam corretamente, e travar é uma coisa que está longe de ocorrer.

Mas depois de certo tempo de uso, a máquina passa a apresentar alguns problemas, o que pode levar a uma necessidade de formatação de disco. Porém nem sempre essa é a solução, por isso é preciso saber em que casos formatar seu computador é a escolha certa.

Uma das situações em que a formatação é a melhor saída é quando o Windows passa a demonstrar muita instabilidade e trava constantemente. Isso ocorre devido ao próprio uso do computador, às instalações e, posteriormente, desinstalações de programas no sistema, ou até mesmo por conta de um ataque de vírus à máquina. Nestes casos mais extremos, a formatação deve ser cogitada como principal solução para melhorar o rendimento do seu computador.

beneficios-formatacaoEmbora esses problemas sejam muito frequentes em computadores e notebooks, não precisamos esperar que algo assim ocorra para apelarmos para a formatação. Muitos especialistas no assunto defendem que uma formatação em certos períodos de tempo só traz benefícios ao computador, pois dá “saúde” e faz crescer o rendimento do mesmo.

E esta ação pode fazer muito mais do que apenas resolver o problema com o qual seu computador estava sofrendo. Ela traz muitas outras vantagens, como: liberar frações dispersas de programas já excluídos do seu disco que só tornam o seu PC lento, reorganizar programas, repor definições originais do Windows ou Office que foram perdidas por algum motivo, reinstalar com organização os programas que são realmente necessários, excluir definitivamente programas que o usuário não consegue desinstalar, e, claro, limpar o disco.

Muitas pessoas ainda acham um absurdo e ficam com certo receio em formatar seus computadores, mas não há motivos para se preocupar. Todos os dados de importância são salvos em pen-drive ou HD externo antes que a formatação ocorra, e depois são adicionados normalmente à máquina.

tecla-deleteQuando você recebê-la formatada, será como se nada tivesse acontecido – a não ser pela lentidão que desaparecerá em sua maioria. Mas, por se tratar de uma ação arriscada, já que é possível perder todos os dados salvos na máquina, é importante lembrar que a formatação deve ser feita por um especialista para que tudo seja realizado com segurança.

Agora que você já conhece motivos o bastante para formatar o seu computador, não há mais razão para se irritar com o seu mal rendimento ou a lentidão. Mas é importante lembrar que ela não deve ser feita a todo o momento e em todos os casos, é preciso ter moderação e usá-la somente em situações extremas.

Sobre o autor

Magazine Luiza

Este autor é um voluntário, que além de acompanhar o blog participa enviando conteúdos para serem publicados. Participe você também!

Comentários

Atualmente temos 15 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Marcos comentou em

    Discordo um pouco. Não sei se é impressão minha, mas o texto deu a entender que a melhor opção sempre é a formatação. Ao meu ver, é muito mais interessante entender o problema, e buscar a solução. Formatação apenas quando não tem jeito, mas quase sempre tem!!! Trabalho com informática, e tenho um notebook há quase 4 anos, e só formatei o mesmo 2 vezes nesse tempo, uma pra mudar o sistema, do 7 para o 8, e recentemente para o 10 technical preview. Não sofro com travamentos, nem lentidão! Se vc tem conhecimento na área, e faz sempre as devidas limpezas e as preventivas, nunca terá necessidade de formatar!!! Para um técnico então, isso é terrível!!!! Vc deixa de aprender muita coisa, quando formata o pc por qualquer problema!!! Mas, essa é apenas minha opinião, e não tenho pretensão de dizer que é uma verdade absoluta!!!

    Responder
    • Eu também tenho meu PC sem formatação desde 2010 e não tenho problemas, mas entenda a diferença entre uma máquina de uma pessoa que tem conhecimento técnico e de um usuário comum. Eu sei tudo que foi feito na minha máquina, mas quando um usuário traz um PC com problemas a gente nem sempre fica sabendo o que realmente houve, e mesmo investigando as vezes é impossível descobrir.
      Sempre haverá solução quando o usuário for sincero e souber informar o que realmente foi feito na máquina, caso contrário complica a situação de qualquer técnico.

      Responder
  • Excelente este artigo! Eu formato meu notebook e o computador a cada 90 dias contados, além de garantir um melhor desempenho, evita que programas maliciosos causam danos ao sistema, e outra coisa que gosto de recomendar, não se esqueçam de manter os drives de suas máquinas sempre atualizados com a última versão, e caso seja necessário, instale também as atualizações do sistema ou Service Packs disponíveis, desde que sejam originais! Abraço a todos e sucessos!

    Responder
  • Jorge comentou em

    Ola Amigo Ricardo esta postagem é de muita importância para todos, muito obrigado pela dica... Abraços.

    Responder
  • Renato comentou em

    Fico impressionado pela falta de informação de alguns usuários quando o assunto envolve sistemas operacionais, principalmente a eterna e burra rivalidade Windows X Linux.
    Quem falou que Linux não precisa formatar? Todo sistema, um dia da um pepinão e que muitas vezes só formatando. Utilizo os dois sistemas e digo que nenhum é perfeito, temos que ver qual nos da maior poder de produtividade nas tarefas que realizamos no dia dia. O que não pode é induzir as pessoas a instalarem X sistema dando a entender que o computador e/ou sistema nunca mais ira dar algum problema.

    Responder
  • Dante comentou em

    Ricardo, vc que manja de hardware e manutenção (e muitas outras coisas) me fala, quanto é um preço justo para uma formatação, no caso quero mandar formatar, mas não quero que se aproveitem, tipo tem como mandar formatar e colocar Windows original, quanto ficaria isso?

    Responder
  • Roberson comentou em

    Ricardo, de quanto em quanto tempo e bom fazer uma formação ? 6 em 6 meses de 1 em 1 ano ?

    Na empresa que trabalho, tem computador aqui com 4 anos que não formata, você vai lá na maquina do usuário, tu ve que precisa de uma formatação, mas ele insiste que não quer, fica lá aplicativos travando ou até mesmo nem atualiza mais devido a vírus etc.

    Responder
    • Isso é muito relativo e depende diretamente do uso. Já ví máquina com 3 meses de uso que simplesmente não tinha mais condições, e já ví máquinas com mais de 2 anos e simplesmente não apresentavam problema algum.
      O usuário é quem define isso através de seu nível de conhecimento e consciência no uso.

      Responder
      • Wilame Mendes comentou em

        Exatamente. Tenho um notebook HP Compac a 3 anos e só o formatei para trocar do Windows Home Basic para o Professional. Desde então somente manutenção preventiva com CCleaner e Disk Defrag. O note roda tranquilo sem travar nada.

        Responder
  • Nelito Zangui comentou em

    Bem visto e bem descrito. De facto a formatação é uma das formas para manter o nosso computador sempre saudável. E para aqueles que tenham algum receio, existem outras acções remediais que (não têm o mesmo efeito que o da formatação mas...)ajudam na performance do disco do computador: são elas o Scan Disk e o Desfragmentador, ambas ferramentas do próprio disco para efeitos de optimização. Um abraço

    Responder

Deixe seu comentário