Por que e como desfragmentar seu HD

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Neste artigo iremos falar um pouco sobre a importância de uma desfragmentação bem feita no HD e como esse simples procedimento pode ajudar a melhorar o desempenho do seu computador ou notebook e aumentar a vide útil do mesmo.

Todo usuário de computador deveria saber pra que serve a desfragmentação de arquivos e como fazê-la corretamente, mas essa não é a realidade. Técnicos que fazem manutenção de PCs cansam de encontrar computadores que em anos de existência nunca viram em suas telas um desfragmentador de disco, e por este motivo acabam se tornando cada vez mais lentos e seu uso mais problemático.

Pois bem, o objetivo deste modesto artigo é ensinar você caro usuário e mudar esta realidade, vamos ao que interessa então.

Entendendo o processo

Na imagem abaixo temos um programa de desfragmentação de disco iniciando o processo em um HD no qual esse procedimento nunca havia sido executado. Veja que temos uma infinidade de pontos vermelhos na tela, estes pontos são os arquivos que estão fragmentados no HD.

Clique para ampliar

 

Mas o que vem a ser um arquivo fragmentado? É um arquivo que foi gravado no disco dividido em várias partes e cada parte ficou em um lugar diferente do disco, ou seja, o arquivo está espalhado no HD, o que torna sua procura (leitura de dados) muito mais lenta. Se quiser uma descrição mais técnica clique aqui.

Sendo assim quando fazemos uma desfragmentação no HD, estamos reorganizando os arquivos seqüencialmente, para que não fiquem partes deste arquivo espalhadas pelo disco, tornando sua busca muito mais rápida.

Como fazer

E para fazer este procedimento você deve usar um programa de desfragmentação, como o Auslogics Disk Defrag por exemplo. Baixe e descompacte o arquivo, pois trata-se da versão portable do mesmo. Em seguida execute o aplicativo.

Uma vez que o software está aberto em sua tela, selecione os discos que deseja desfragmentar e em seguida escolha a opção Desfragmentar e Otimizar. Pronto, agora é só aguardar o término e tudo estará otimizado.

Lembram daquele HD da imagem lá de cima? Olhem só como ele ficou depois dos 36 minutos que demorou a desfragmentação e otimização dos arquivos:

Clique para ampliar

 

Note que grande parte dos arquivos foi organizada de forma sequencial e no início do disco, desta forma a pesquisa de arquivos por parte do sistema operacional é muito mais rápica e eficiente.

Mas você não deve desfragmentar o HD com muita freqüência para não acabar prejudicando o mesmo, recomendamos que execute esse procedimento a cada 15 ou 30, dependendo de quanto o computador é usado.

E você, já desfragmentou seu HD alguma vez? Tem alguma dúvida sobre o que foi apresentado neste artigo? Que tal deixar sua opinião?

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 9 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário