PC reiniciando sozinho? Cuidado pode ser superaquecimento

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Com a chegada de dias mais quentes, nós técnicos começamos a perceber um aumento no número de problemas do tipo "meu PC reinicia sozinho, do nada". E comigo não foi diferente, ainda estamos na primavera e eu já recebi a primeira reclamação.

Peguei o PC para fazer um diagnóstico e a primeira coisa que percebi foi que logo após ligá-lo, o cooler do processador começou a trabalhar com velocidade máxima, fazendo um barulho muito alto. Lancei mão do meu Kit de Ferramentas 6.0, abri o HW Monitor e logo ví que havia algo errado, pois a velocidade do cooler estava em 4.560 RMPs e a temperatura do processador subindo, até chegar aos incríveis 65º sem executar nenhuma tarefa no PC (imagine como seria jogar um game).

A causa de tudo

Abri o computador e logi ví o problema: ventilação afetada pela sugeira acumulada no dissipador (clique nas imagens para ampliar).

Não bastasse essa poeira toda, o processador tinha a pasta térmica toda ressecada, acho que nunca havia sido trocada e o computador tem no mínimo uns 5 anos de uso.

Solução do problema

Solucionar este tipo de situação é muito simples, a primeira coisa a ser feita é usar um pincel macio para remover todo pó do dissipador e do ventilador.

Em seguida deve-se fazer a limpeza da pasta térmica antiga e a aplicação de uma nova pasta, veja como fazer este procedimento neste vídeo.

Para finalizar, aplique uma pasta térmica nova no processador ou no dissipador e depois basta montar as peças cada uma em seu devido lugar.

Este simples processo já surtiu efeito, após tudo montado, os testes comprovaram: a temperatura caiu para 52° e o cooler passou a girar a 3850 RPMs, reduzindo não só a temperatura, mas também o ruido gerado pelo computador. A temperatura continuou um pouco alta, mas levando em consideração que no ato do teste a temperatura ambiente estava em torno de 32° este valor é totalmente aceitável.

Porém ainda é possível reduzir a tempetatura trocando o cooler padrão por outro com uma melhor performance e com um dissipador mais bem planejado. Não esqueça também que este serviço é uma ótima fonte de renda, portanto aproveite o calor e aumente seu faturamento oferendo esta limpeza aos seus clientes.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 17 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • lks comentou em

    Meu pc tem 4 meses de uso , e chega aos 55 sem nada ligado, e a + de 70 jogando, ai reinicia, e pra ligar de novo so depois de um tempo

    Responder
  • bruno gabriel da silva lima comentou em

    oi eu gostaria de saber se presiza ser um gênio para fazer o prosedimento e quanto custa pq mandei meu pc para uma central de assistencia tequinica e eles me cobraram 50 reais gostaria de saber se é esse o presso correto ou se é mais barato obrigado
    e tabem gostaria de saber porque minha caixa de som mesmo conectada a cpu tanto na entrada de traz como na entrada da frente ela diz que nenhuma dispositivo de saida de audio esta conectada
    obg :D

    Responder
  • dom diego comentou em

    meu micro é um core i3 hp, 4g de ram, eu tinha uma versão do win64bits mas deu um vírus e tive reinstalar uma não oficial notei um maior aquecimento, principalmente com o internet explorer esqueta cada vez mais ate que reseta. noto que quando entro no youtube o cooler começa a girar mais rápido e tals, no verão eu usava o ventilador em cima.. agora é inverno e não da mais, mas mesmo assim o micro esquenta pacas. estou chegando a conclusão que a culpa é do win7 com o internet explorer

    Responder
  • everton5 comentou em

    Bom...atual mente eu uso o windows xp (não gosto muito dele não) tipo eu tendo botar o windows 7 direto mais quando eu vou jogar do nada ele reinicia n quando eu to jogando mais navegado na net etc... eu queria saber oq fazer e n custe muito caro ^^

    aki esta as opções do meu pc:[
    Pentium(R)Dual Core CPU
    E5400 @ 2.70GHz, 1.93 de Ram.. bom esta ae espero q min ajudem pf Obrigado pela atenção!!! ;D

    Responder
  • fernando comentou em

    Este problema já passou por mim duas vezes mas no primeiro foi numa empresa .o cliente reclamou que o pc estava desligando sizinho e ele estava cheio de serviço fui lá muito umilde com a minha caixinha de ferramenta quando abri o pc nao queria acreditar nem se via o culer estava coberto com pó
    mas depois de limpo apliquei pasta termica e ficou novo dinovo

    Responder
  • Renato comentou em

    Ricardo muito bom dia.

    Quero aproveitar que você falou sobre pasta térmica para fazer uma pergunta:

    Certa vez um professor me falou que em caso de notebooks não devemos usar pasta térmica e sim um produto chamado elastomero. No local onde eu moro é dificil encontrar elastomero, mas é facil encontrar pastas termicas a base de prata que em um de seus videos voce fala que são as melhores. A pergunta é:

    Posso usar pasta termica a base de prata em notebooks ou devo realmente procurar o elastômero?

    Desde já agradeço sua atenção.

    Responder
    • O nome certo eu não lembro, mas costumo chamar de adesivo térmico. Em último caso você pode usar a pasta, mas não é muito indicado pois pode escorrer na placa principalmente quando o dissipador é preso com parafusos de pressão.

      Responder
  • Luiz Afonso Theodoro comentou em

    Viu estou com um problema semelhante com o meu Notebook. Após eu utilizar por 2 à 4 horas ele começa a travar e reiniciar e toda vez que tento liga-lo após reiniciar da aquela famosa "tela azul da morte".
    Não tem 1 ano que tenho esse Notebook.
    O que devo fazer? Procurar a assistência técnica, pois está na garantia ou há alguma forma de eu solucionar esse problema sem abri-lo?

    Responder
      • Luiz Afonso Theodoro comentou em

        Olá Ricardo!
        Fiz o recomendado, essa tela é um problema na memória , usei uns programas para fazer teste de memória e aproveite e fiz na HD. O resultado dá que está tudo OK. Ele até melhorou, mas o problema continua, quando o uso por um bom tempo,desliga. Mesmo dando esse erro, eu percebi que o processador superaquece e devido a isso ele deve desligar. O processador que roda no computador é um intel coreI3 2.6 GHg.
        O que devo fazer? Abri-lo para fazer uma limpeza e colocar esse "adesivo térmico" (mencionado por você em um comentário) no processador ou você tem alguma sugestão de programa?
        Obrigado e até mais.
        Abraço.

        Responder
        • Verifique se não existe uma opção para configurar a temperatura de desligamento na BIOS, se tiver pode ser uma solução aumentar um pouco o limite. Outra opção seria reduzir o clock do processador ou usar uma base refrigerada para o note.

          Responder
  • Cristian Etchebest comentou em

    Esse problema eu pego direto, não somente no verão. Outro "problemático" é a fonte de alimentação. Em muitos casos a rotação da ventoinha esta pela metade ou quase parando, nesses casos ocorre o mesmo problema, só que desliga do nada, computadores DELL então nem se fala...
    Parabéns Ricardo, ótimo post.

    Responder
  • walison comentou em

    Aproveite o calor heheh hoje mesmo estava na casa da minha tia, quando à vi se queixando do pc reiniciando sozinho, estava meio sem tempo para resolver, ai falei para deixar o pc desligado ate ele esfriar kkkkkkkk e depois ela podia usar normalmente hehehehe mais amanha mesmo vou dar uma geral lá para ela... ah falei que era poeira nos seus componentes internos...

    Responder
  • roberson comentou em

    Boa eim rs uma limpeza de vez enquando é bom, já peguei PC que nem ligava e após uma limpeza na FONTE, DISSIPADOR resumindo uma limpeza geral o PC voltou a ligar e quando ligou parecia que estava agradecendo, com alivio em seu bip "obrigado" parecia mais leve após a limpeza rsrs e cá pra nos este da foto estava feio eim rsrs estava mais ou menos assim este que citei acima.

    Hugs

    See you soon

    Responder
  • Mayquel Sax comentou em

    Ricardo uma dúvida..comprei meu note a pouco mais de 3 meses , ele tem um processador amd c-60 no entando ele tem esquentando muito de acordo com os testes que faço por esse mesmo software que vc usou...ele chega a 69º só ligando.
    Gostaria de saber se é normal pois ouvi falar que pra notes é...se não for qual o procedimento devo fazer?
    Obrigado.

    Responder
    • Você deve procurar os dados técnicos do seu processador e ver qual a temperatura média e máxima que ele suporta, depois poderá saber se está acima da média ou não.

      Responder
  • Lucas Vital comentou em

    Aqui na minha região (interior de Rondônia) tem muita poeira. O que vejo com frequência, também, é cooler de fonte travado.
    O Bixinho ae tava feio, em?! rsrrs

    Obrigado pela dica, Ricardo!

    Responder

Deixe seu comentário