Os 5 melhores softwares para identificação de hardware

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Aplicativos para identificação de hardware são companheiros inseparáveis dos técnicos, seja para saber o melhor upgrade para um computador ou simplesmente para mostrar ao usuário tudo que há em seu computador.

Alguns softwares com esta finalidade já estão presentes no nosso kit de portables, mas isso não é tudo. Existem muitas alternativas que cumprem muito bem essa tarefa, por isso escolher um deles para usar não é tão simples assim. Separei uma lista com os 5 melhores identificadores de hardware na minha opinião, agora é com você: teste-os e faça sua escolha!

Speccy

Pequeno e gratuito, mas não leve isso em conta, pois na hora de dar informão ele cumpre muito bem o seu papel.

speccy

CPUZ

Em poucas telas você consegue obter informações sobre processador, placa mãe, memória e placa de vídeo. Leve e portable, permite levá-lo em seu pendrive e usá-lo em qualquer computador sem instalação.

cpuz

PC Wizard

Um pouco mais completo que os anteriores, retorna informações mais técnicas, porém que requerem um pouco mais de conhecimento para interpretá-las.

pc wizard

HWInfo

Em uma única tela ele consegue a façanha de apresentar praticamente tudo que é relavante no que diz respeito ao hardware de sua máquina.

hw info

Aida64

O único pago da lista apresentada, mas um belo investimento diga-se de passagem. Um dos mais completos softwares para identificação de hardware.

aida

Qual identificador de hardware você utiliza? Já conhecia os programas indicados? Comente!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 21 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Alexandre comentou em

    Olá Ricardo parabéns pelo artigo, eu gostaria de saber se conhece alguma alternativa a esses programas que seja open source? Eu gostaria de analisar o código a fim de estudar o seu funcionamento, se tiver alguma informação sobre esse tipo de software me avise. Abraço.

    Responder
  • Ja faz um bom tempo que uso o CPUZ e considero o mais leve e melhor... Qualquer tecnico aproveita da melhor forma as informações desse aplicativo, ele é rapido na sua instalação alem de ser portavel, util mesmo para iniciantes.

    Responder
  • Denis comentou em

    Algum destes programas listados me informa o tipo de RAID de um servidor, por exemplo?
    Tenho um Dell T710 e não consigo identificar o RAID que está configurado!

    Responder
  • edmilson comentou em

    Olá, Ricardo. Gostei da lista. Realmente útil àqueles que precisam fazer manutenção de seus hardwares. Em tempo, estou com um problema específico em note "Dell XPS 15 L502". Reinstalei o sistema (win7 ultimate) e não consigo de forma alguma, fazer com que a webcam do note funcione. Já acessei sites da dell, instalei recomendações e nada. Já estou desistindo desta webcam. Como todos devem saber, a Dell dificulta tudo. Não consigo identificar o hardware da câmara, com isso não consigo chegar aos drivers nativos para tentar solucionar. Se souber de um programa específico que possa me ajudar, agradeço.

    Responder
    • No site da Dell para o modelo específico deve ter o driver adequado, caso não tenha sugiro que contate o setor de suporte da própria Dell para obter tal driver.

      Responder
  • fernandolourenco comentou em

    Olá Ricardo, seria útil a indicação do link para sacar o software sugerido, indicado.. de resto está de parabéns com o trabalho que tem feito e disponibilizado. No mundo onde vivemos existem poucas pessoas a indicar o caminho pratico ligado ao conhecimento. transmitir / orientar com o conhecimento teórico casado com o pratico, nem todos conseguem fazê-lo. Obrigado

    Responder
  • Edson A Pereira comentou em

    Tenho uma placa de captura de video 16canais e perdi o seu disco de instalação, tentei localizar na internet, más não consegui, o que me indicaria para o soft e drive da mesma, com essas especificações em uma etiqueta "AOP-V8008A" e no chipset "P17C 8150BMAE B0931BT" agradeço a ajuda no possivél.

    Responder
  • Nonato Araújo comentou em

    Excelente essas dicas que você informa com referencia a indicadores de hardwares, era exatamente o que eu precisava. Muito obrigado, Ricardo!
    Sou principiante na área de Técnico em Montagem, Manutenção e Recuperação de Placas mãe(Desktop), e na prática do dia a dia, quando somos ainda imaturos nesta magnifica profissão, surgem problemas extranhos que nem mesmo durante o Curso não ouvimos falar deles e isso é muito comum no Universo da Eletrônica, você sabe muito bem do que falo, OK? - por isso gostaria de saber se o nobre mestre poderá prestar alguma ajuda técnica quando surgirem este tipo de imprevisto, e assim vou ampliando meus conhecimentos profissionais segindo suas instruções, OK?
    Grande abraço e muito gráto a você pelas excelentes dicas,
    Nonato Araújo

    Responder
  • Alisson comentou em

    Ótima Dica Ricardo,Agora Mudando Um Pouco De Assunto é bom usar um hd de um Notebook em um PC?

    Responder
  • Edivaldo Fabris comentou em

    Hojé estou no japan, pois gostei das vidio aula,como eu iniciante do curso tecnico de Hardware tem muito coisa para aprender,Muito obrigado.

    Responder
  • Jose Luiz comentou em

    Muito boas as dicas do Ricardo...
    Tem tambem - SIW (Sistem Information for Windows)
    e o SisSoftware SANDRA.
    - e para Linux, eu recomendo baixar o HARDINFO
    e instalar usando o seguinte comando = sudo apt-get install hardinfo

    Responder
    • Roberson comentou em

      Caso use ubuntu ou debian, utilize o lshw, outras distribuições não sei se funcionam o mesmo.

      Antes instale ele, sudo apt-get install lshw

      logo após dê inicie o aplicativo:
      gksudo lshw

      Assim que você der o comando acima, já ira rodar o aplicativo e mostrar todas configurações do seus hardwares no terminal.

      Hugs

      Responder
  • maxzidan comentou em

    ricardo eu q te informei do spessy e excelente este progama e o numero 1 aqui tambem, ponho ele em todas as maquina q eu formato. o melhor!

    Responder

Deixe seu comentário