Não consegue excluir e-mails no Outlook Express?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá comunidade, estou aqui hoje trazendo mais uma experiência que eu tive com um cliente. Ele me ligou dizendo que simplesmente não conseguia excluir emails do Outlook Express, clicava no botão excluir e nada acontecia, pressionava delete e aparecia uma mensagem dizendo "Não foi possível excluir a mensagem".

Primeira coisa que eu lembrei é que as pastas do Outlook Express costumam se corromper com uma certa frequência quando temos muitas mensagens armazenadas, e ele tinha algo em torno de 2.400 mensagens. Minha ideia inicial era compactar as pastas, e teoricamente estaria resolvido, mas enganei-me.

Compactei todas as pastas pelo menu Arquivo > Pasta > Compactar todas as pastas. Aguardei alguns minutos e quando o processo estava concluído fiz o teste e nada de excluir emails. Neste caso era hora de apelar e decidi excluir a pasta Itens Excluidos.

Fui no menu Ferramentas > Opções e ativei a guia Manutenção. Cliquei em Pasta de armazenamento e naveguei até o endereço indicado pelo outlook. Dentro desta pasta estão localizados os arquivos .dbx responsáveis por cada pasta do Outlook Express, apenas deletei o arquivo Itens excluídos.dbx (com o Outlook fechado é claro). Voltei a abrir o Outlook e já estava tudo ok, os emails podiam ser excluidos normalmente de novo.

E assim foi resolvido mais um problema para um cliente, espero que esta dica ajude mais pessoas, até mais.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário