Os melhores sites para baixar programas com segurança

  • Publicado em: 06/03/2020
  • Revisado em: 22/06/2020
  • Categoria(s)Softwares, Windows
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Todo usuário de PC precisa fazer download de softwares para instalar em sua máquina, mas de uns tempos pra cá essa simples tarefa se tornou algo complexo para usuários leigos...

É que os sites de download estão induzindo o usuário ao erro para que o mesmo baixe programas não solicitados, clique em links de publicidade entre outras "mutretas" para ganhar dinheiro as custas de usuários com pouca experiência.

Por isso, neste post vou listar alguns sites realmente seguros para que você possa baixar seus softwares sem surpresas pós instalação/download.

Site do desenvolvedor

Essa sempre deve ser sua primeira escolha! Antes de qualquer outra tentativa procure o site oficial do software que deseja baixar e faça o download por lá.

Sem dúvidas essa é a forma mais segura de se obter um programa para instalar em sua máquina. Dá um pouco mais de trabalho quando você precisa instalar vários softwares, porém você tem a certeza de estar baixando realmente o programa desejado.

Ninite.com

O Ninite é um serviço interessante pra quem não tem experiência com instalação de software, pois é durante esse processo que geralmente as pessoas instalam sem perceber programas extras (muitas vezes nocivos) em suas máquinas.

Com o Ninite você seleciona em uma lista os programas que quer instalar e faz o download de um instalador automatizado que fará todo trabalho pra você, instalando apenas e somente os softwares escolhidos. E esse mesmo instalador serve para atualizar os aplicativos posteriormente, então basta executá-los de tempos em tempos para atualizar os apps.

Vantagens do Ninite:

  • Você não precisa escolher opções de instalação
  • Não instala toolbars ou (lixos) softwares extras
  • Instala versões de 64 bits em máquinas de 64 bits
  • Instala softwares no seu idioma
  • Instala a versão mais recente dos programas
  • Atualiza os programas já instalados
  • Não precisa reiniciar o PC durante a instalação
  • Baixa o software diretamente do site ofcial
  • Faz verificação de assinaturas digitais antes de instalar

Mas nem tudo são flores, e o principal ponto negativo é que há poucos programas disponíveis na listagem do Ninite.

MajorGeeks.com

O site MajorGeeks tem um visual bem ultrapassado para os padrões atuais, porém cumpre muito bem seu papel que é entregar o download de softwares, e isso basta.

No site você vai baixar seus programas sem surpresas, diretamente de fontes oficiais ou então links confiáveis do próprio site, simples assim.

Softpedia.com

Um dos maiores repositórios de software do mundo com mais de 1 milhão de itens disponíveis, o Softpedia agrupa softwares para várias plataformas e tudo bem categorizado.

Para um site desse tamanho o sistema de busca precisa funcionar perfeitamente, e funciona. Você pode filtrar os resultados de busca por categoria, preço, data de atualização e ainda ordenar com base em vários critérios.

Conclusão

Na minha opinião estes são os melhores sites para fazer o download de programas, pois como mencionado são os que oferecem o download sem tentar ludibriar o usuário com adwares e outras inutilidades visando ganhar dinheiro.

Mas tenha sempre cuidado pois TODOS os sites inserem publicidade em meio ao seu conteúdo, e as vezes essa publicidade é tão semelhante ao conteúdo propriamente dito que pode confundir você.

Talvez você tenha achando falta de sites com o Superdownloads e o Baixaki na lista acima... e o motivo é bem simples: eles oferecem instaladores "personalizados" como opção padrão para o usuário, porém esses instaladores instalam aplicativos não autorizados (e muitas vezes nocivos) no computador onde são executados, então fique ligado.

Não tem como indicar um site que tenta lucrar as custas da falta de experiência de usuários sobre um assunto.

Compartilhe esse post:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Paulo Gava comentou em

    Prezado Ricardo,
    Quero agradecer muiiiiitoooo seus videos. Sempre precisei muito de artes do Corel e acabava tendo que recorrer ao pessoal "profissional" Eu, apesar de varias vezes ter começado a fazer aulas pelos muitos canais do YouTube, foi com as suas explicações que finalmente consegui sair do zero. Estou muito satisfeito. Todos os dias praticando um pouco e me sentindo mais confiante. Mais uma vez obrigado. Espero chegar ao nivel pra entrar no seu material extra.
    Um abraço.
    Paulo

    Responder

Deixe seu comentário