Como fazer sua impressora durar mais

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Este é um guest post enviado por Acesso Shop para o RBtech Hardware.

É muito comum vermos as pessoas reclamando por suas impressoras terem apresentado problemas no funcionamento ou até terem parado totalmente de funcionar “cedo demais”. Acontece que nem sempre a culpa é do fabricante ou de uma suposta má qualidade do produto. Seguindo uma lógica óbvia: se existem medidas que podem contribuir para o prolongamento da vida útil de uma impressora, há também descasos que podem encurtar esse tempo de funcionamento do equipamento, certo?

Esses descasos podem gerar várias dores de cabeça para o usuário. Problemas como atolamento de papel, impressões de péssima qualidade, necessidade de trocar mantimentos frequente e outros podem ser prevenidos com alguns cuidados. Saiba agora o que NÃO fazer com sua impressora para aumentar sua vida útil.

Bandeja não é lugar para guardar papel

Ao comprar uma resma e a armazenar na bandeja, por exemplo, você contribui para a umidade das folhas, que por sua vez aumenta os riscos de atolamento de papel. Ao sofrer esse processo constantemente, a impressora sofre um desgaste de suas engrenagens, que pode levar a problemas mais complicados ao longo do tempo. Fique de olho e mantenha na bandeja somente a quantia de folhas que for realmente usar e, ao imprimir, não esqueça de delimitar as margens da folha com o ajustador da impressora.

Dica: O que fazer quando houver atolamento de papel?

O primeiro passo é desligar totalmente o aparelho da energia elétrica. Em seguida, tente retirar a folha puxando-a sempre para o caminho de saída - como se a folha estivesse sendo impressa. Caso contrário, você poderia desregular os sensores de alinhamento de impressão em impressoras jato de tinta, e danificar a unidade fusora nas impressoras a laser.

Evite ligar e desligar com muita frequência

Ligar e desligar a impressora várias vezes ao dia pode criar um grande desgaste no equipamento e danos ao cartucho, que ficam sendo alinhados a todo momento no trilho do aparelho. Desligue-a somente ao ter certeza que não irá mais a usar. Para evitar o ressecamento da tinta, imprima alguma coisa a cada 15 dias, no mínimo.

Outra dica muito importante é NUNCA desligar  a impressora diretamente do estabilizador ou no-break. Esse hábito pode danificar a cabeça de impressão ou mesmo o sistema de posicionamento do cartucho. Utilize sempre o botão liga-desliga de sua impressora.

 Prevenção é o melhor negócio

Sabia que 90% dos problemas das impressoras são causados por falta de limpeza? A maioria dos softwares já possuem um sistema de limpeza automático - e você ainda pode ativar ciclos de limpezas, caso ache necessário. Então não tem desculpas! Também é possível realizar limpezas manuais: mas, busque orientações no manual do produto e as siga fielmente.

Adicionalmente você pode adquirir kits de limpeza ou levar sua impressora para uma técnico qualificado fazer a devida manutenção preventiva. O intervalo entre cada limpeza varia muito de acordo com o uso da impressora, portanto, se você usa bastante a manutenção deve ser feita com uma frequência maior.

Sobre o autor

Acesso Shop

Este autor é um voluntário, que além de acompanhar o blog participa enviando conteúdos para serem publicados. Participe você também!

Comentários

Atualmente temos 2 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ritlay comentou em

    Faltou enfatizar para que tipo de impressora estão se referindo, só um trecho do post destaca isso quando se trata do atolamento de papel, e pelo contexto trata-se das jato de tinta. As impressoras laser tem um cuidado diferenciado pois não tem, cartucho de impressão consequentemente os trilhos, ressecamento da tinta visto que elas usam toner, etc.

    Tem os cuidados comuns ao 2 tipos: limpeza preventiva, desligar somente quando tiver a certeza que não for mais utiliza-la. Outro ponto MUITO importante é quanto ao uso de estabilizadores/UPS(nobreaks) em impressoras que eu, como estudante de graduação em Engenharia Elétrica, não recomendo usar esses equipamentos nem para meu pior inimigo. Se quer que a impressora dure mais, NÃO use estabilizador.

    Responder

Deixe seu comentário