A máfia dos reviews - Será que você é uma vítima?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Um dos meus maiores objetivos sempre foi conseguir um patrocínio aqui para o RBtech, mais precisamente na área de hardware, para conseguir fazer testes e comparações de diversos componentes e poder levar informação relevante para ajudar consumidores a acertar na escolha.

Durante vários meses de 2014 eu estive em busca disso, prospectando e contatando diversos fornecedores e fabricantes para tentar fechar uma parceria, mas confesso que me desapontei muito com o que descobri a respeito disso. Em contrapartida, essa descoberta me fez entender muitas coisas que acontecem no ramo do hardware no Brasil e até mesmo no exterior quando o assunto são reviews e testes.

Ao contatar fabricantes e fornecedores em busca de patrocínio, uma espécie de padrão começou a ser imposta como condição para fechar tal parceria: eu receberia produtos para testar, mas junto com esse produtos eu receberia uma espécie de "gabarito" com o que eu deveria falar nos reviews, ou seja, minha opinião verídica sobre o produto não poderia ser publicada, fazendo com que o review sempre tivesse um veredito positivo em relação ao produto em questão.

Resumindo a conversa: eu SEMPRE teria que falar bem dos produtos recebidos, mesmo que eles fossem uma porcaria. Depois de ter recebido 4 ou 5 respostas nesse mesmo "estilo", decidi que eu não iria mais buscar patrocinadores para o RBtech, afinal de contas, eu estaria enganando meu público com informações manipuladas e que não teriam sido produzidas por mim.

Importante

Isso não se aplica para todos, existem fabricantes e fornecedores sérios que não aderem a esse tipo de prática, porém eu não posso citar nomes, nem dos sérios e nem dos corruptos para que ambos não usem essa informação como forma de atacar concorrentes.

Assim como existem sites de reviews muito confiáveis e que realmente fazem testes imparciais. Esses sites geralmente compram as peças para testar e não as recebem "de brinde" de algum fornecedor para testar e avaliar.

Como não ser uma vítima?

Após saber dessa prática (infelizmente comum no ramo em questão) eu comecei a prestar atenção em alguns detalhes sobre a composição dos reviews e testes que eu lia, e percebi que é possível identificar reviews comprados por meio do texto ou até mesmo pelo veredito geral do teste.

Geralmente esse tipo de conteúdo tem o texto muito semelhante em vários sites, ou seja, o teste de um mesmo produto tem informações praticamente idênticas no site A, B e C, levando a crer que os sites receberam um texto base para publicação e apenas alteraram pequenas partes para parecer um editorial feito pelo próprio site.

Outro aspecto a ser observado são os pontos positivos e negativos do produto, pois se ele for avaliado por pessoas diferentes, com pontos de vista diferentes, provavelmente ele terá vantagens e desvantagens diferentes nos testes de cada um. Então quando você ler um review que cita exatamente os mesmos pontos positivos e negativos de um produto em sites distintos, ligue o sinal de alerta.

Não vou me alongar muito além disso, acho que já dei informações suficientes para que você preste mais atenção ao ler reviews e testes e não saia comprando tudo que é indicado por sites "especializados" no assunto.

Para finalizar volto a afirmar que existem sites e também fornecedores muitos confiáveis e sérios, mas existe também o outro lado da moeda, portanto atenção nunca é demais.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 12 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • adelia comentou em

    Parabéns pelo site e pela empresa. Muito bom o assunto. Gostaria de lembrar que isso acontece em TODAS as áreas de atuação comercial e até científica/acadêmica. As pessoas fazem boas revisões de produtos, serviços e achados científicos devido aos ganhos diretos ou indiretos que terão. Comunista, socialista, capitalista, anarquista, todos vamos defender o nosso lado.Estudo mostraram que temos viesses para escolhas principalmente envolvendo família e trabalho. Consumers, be aware!

    Responder
  • ronaldalbanez comentou em

    Valeu Ricardo pela dica. Como estamos no Brasil não é difícil perceber que empresas sérias são minorias ou estamos enganados.

    Responder
  • Márcio comentou em

    Parabéns e Obrigado!
    Infelizmente nosso 'querido' regime capitalista tem algumas armadilhas muito bem maquiadas.
    Bom saber que existem pessoas como você que publicam artigos como esse.
    Continue sempre com seu bom trabalho.

    Responder
    • Jorge comentou em

      Isso não é problema do capitalismo, é a ganancia e a desonestidade das pessoas (e das empresas). Isso é inerente ao ser humano, querer levar vantagem em tudo. Não significa que o capitalismo seja ruim, pois é por meio dele que trabalhamos e ganhamos o nosso salário, ganhando o que merecemos (meritocracia). Ao contrário do socialismo, que, por meio da intervenção estatal sufoca e inviabiliza os negócios.

      Responder
  • Phantro comentou em

    Existem sites onde você compra: Reviews, votos, fb like, e outros. No caso deste review que disse, é diferente do seu. Este que estou falando seriam comentários de usuários em videos do youtube por exemplo. Um vai lá e posta o produto, depois logam umas 50 contas diferentes pra fazer bons comentários. Tem empresas que tem funcionários contratados pra isso, fazer bons comentários com varios nomes de usuários diferentes sempre falando muito bem do produto ou empresa.

    Um exemplo disso, são empresas de hospedagem de sites. Eles são campeões em fazer seus próprios bons comentários. Já vi algumas que vários usuários diferentes tinham até os mesmos vícios de linguagem e erros de português. Os comentários geralmente são: hospedo meus sites com eles há muitos anos e nunca tive problemas. Ai vem outro usuário (que na verdade é o mesmo que postou acima) e diz: Eu também, muitos anos e nunca deu problema. Só uma vez que deu um probleminha no email, ai entrei em contato com o suporte me responderam rapidinho e eu vi que era eu que estava configurando errado.

    Ou seja, este tipo de comentário geralmente é falso. Usuários que realmente acham este tipo de serviço bom, não costuma recomendar, até mesmo porque eles acham que se recomendar, o serviço vai encher demais de usuários e vai perder a qualidade.

    Responder
  • Complicado! Nesses pequenos detalhes que percebemos onde começa a corrupção e se espalha para outros assuntos que vão ficando cada vez mais sérios. Sempre quando preciso de alguma informação ou conhecer melhor um produto, sempre busco ler/assistir diversos materiais sobre o produto e sacar minha opinião.

    Responder
  • Patrick comentou em

    Parabéns!! Um outro site que também já falou disso foi o clube do hardware, segundo eles se você fizer um review que não esteja de acordo com o script do fabricante este acaba colocando você em uma especie de lista negra, e seu site fica sendo boicotado para receber novos produtos. Infelizmente é isso, não dá mais para confiar em qualquer review que se vê pela internet, como você mesmo disse na sua postagem deve-se comparar bem e identificar reviews idênticas ou com sinônimos.

    Responder

Deixe seu comentário