MacOS: prós e contras para quem usa o sistema

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá, sejam bem vindos ao terceiro artigo da série na qual estamos falando sobre os principais sistemas operacionais do mercado: Windows, Linux e MacOS, citando prós e contras de cada um deles.

O sistema operacional dos computadores da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o MacOS é considerado, atualmente, o único sistema operacional capaz de fazer frente ao domínio da Microsoft e seu Windows. Muitos especialistas, inclusive, dizem que o sistema da Apple é infinitamente superior ao concorrente. Mas será que é isso mesmo? Se isso é verdade, como explicar a pequena fatia de mercado do MacOS (menos de 10 % dos computadores no mundo utilizam este sistema)?

Mas questionamentos a parte, vamos conferir os prós e contras do sistema.

Pontos positivos

like

A principal vantagem do sistema está no desempenho, pois mesmo com uma configuração inferior ele consegue extrair o máximo do hardware chegando a atingir níveis muito elevados de performance. E é justamente isso que pesa a favor de usuários que precisam rodar aplicativos mais "pesados", como engenheiros, designers, fotógrafos, entre outros.

O segundo ponto a ser ressaltado é a segurança, que é praticamente imbatível. O sistema solicita senhas adicionais quando uma alteração de sistema é necessária, tornando a infiltração de malwares mais difícil. O manuseio de janelas do e aplicativos é um ponto forte e proporciona uma experiência agradável ao usuário.

E por falar em janelas, a interface gráfica com sua elegância ímpar é outro ponto a ser destacado. Além de bonita, a interface permite uma série de customizações para deixar o sistema com a cara do usuário. Estilo não falta para um Mac.

Não sei se posso considerar isso um ponto positivo, mas negativo eu creio que não seja... ter um Mac tem lá seu status, afinal de contas a Apple é como se fosse uma grife assinada por um importante designer de moda.

Pontos negativos

dislike

Mas, como nem tudo na vida são flores, vamos conhecer alguns pontos que pesam contra o MacOS. Como ele é um sistema de uma empresa que preza pela independência e pela interação somente entre os equipamentos que ela própria produz, a compatibilidade com outros equipamentos é nula, sendo possível apenas com iPod, iPhone, iPad, entre outros. Isso é um dos motivos que ainda impede que a popularidade do sistema cresça.

Outro ponto negativo é a forma como você gerencia os arquivos no computador da Apple. O MacOS possui um sistema muito complicado para visualizar os arquivos e navegar dentro das pastas. Por isso, o Windows, seu maior rival, leva grande vantagem neste quesito, afinal, foi o criador do conceito de janelinhas.

Um dos maiores empecilhos para que o MacOS se destaque mais, principalmente no Brasil é o alto preço cobrado por computadores que contenham o sistema operacional. É raro encontrar desktops e notebooks Apple sendo vendidos por menos do que R$ 2.700,00 (que é um ótimo preço, para este tipo de computador, por sinal). A disponibilidade de jogos e softwares também é muito limitada, o que traz uma desvantagem ao sistema operacional, já que praticamente todos os softwares rodam com Windows.

A lista de programas que vem instalados no computador também deixa a desejar. A pouca assistência técnica, o difícil suporte da Apple e outras questões mais relacionadas à parte de programação tornam o desenvolvimento do sistema mais difícil e restrito aos profissionais da empresa.

Conclusão

Como todos puderam perceber, ter um Mac custa caro e as vezes pode não oferecer aquilo que o usuário realmente precisa. Por sua vez é um ótimo sistema para uso profissional, principalmente na área de design e fotografia.

E assim chegamos ao final da série sobre sistemas operacionais, espero que os artigos tenham ajudado você a conhecer e/ou ter uma outra visão sobre os sistemas que atualmente estão no mercado.

Até breve!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Leonardo de Oliveira comentou em

    Só pra deixar claro, NÃO foi o windows que criou o sistema de "janelinhas" foi a Apple com o Mac OS. A única coisa que a Microsoft e o tio Bill fizeram foi copiar a idéia da Apple.

    Responder
  • Kaique Merlo comentou em

    Muito bom, eu uso o MAC pelas facilidades de uso e seu ambiente que me estimula a desenvolver, mas TODAS as atividades que faço no MAC poderiam ser feitas no WINDOWS ou LINUX... Uso o MAC apenas por gostar do S.O!

    Responder
  • valdeson conceicao comentou em

    Esses asuntos sao otimos,muitas duvidas consigo exclarecer,muito obrigado por disponibilizar essas informacoes.que Deus continui te abencoando.um forte abraco.

    Responder

Deixe seu comentário