Linux Mint: a melhor distro para iniciantes

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Aqui no blog sempre que possível abordamos um pouco sobre o mundo Linux, e a quase totalidade dos materiais produzidos é sobre o Ubuntu. Talvez por ser a primeira distro que usei na vida ou até mesmo pela popularidade dela desde os primórdios, porém essa realidade mudou (ao menos pra mim).

Eu já tinha ouvido falar muito sobre o tal do Linux Mint, e vi também sua popularidade aumentar exponencialmente nos últimos tempos. Vencido pela "propaganda" resolvi me aventurar e testar essa distro para ver "qual é a dela"... e tive uma surpresa muito agradável.

O que eu encontrei foi um SO pensado para quem quer simplesmente instalar o mesmo no PC ou note e não ficar configurando e instalando outra dúzia de aplicativos até conseguir começar a usar o sistema. Essa distro traz nativamente um bom repositório de plugins e apps que serve para a grande maioria dos usuários de computador.

O sistema é intuitivo e em poucos minutos você se sente totalmente a vontade para localizar arquivos, programas, configurações ou o que for necessário. O único porém é que nativamente ele não traz a tradução total para PT-BR, sendo necessária uma pequena atualização para isso (nada que alguns minutos de Google não resolvam).

Mas resumindo, se você sempre teve vontade de usar uma distro Linux mas tinha receio de encontrar um sistema complexo demais, o Mint vai te surpreender, eu garanto.

O download está disponível para sistemas 32 e 64 bits e conta basicamente com duas opções diferentes de ambientes gráficos, o Cinnamon e o MATE (eu gostei mais do Cinnamon).

Baixe o seu, faça o teste e deixe um comentário contando o que achou do sistema...

Outros conteúdos sobre Linux

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 11 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Rodrigues comentou em

    O Elementary OS foi eleito por vários sites o OS mais bonito do mundo.
    Porém, é incompleto, sendo necessário após a sua instalação baixa muitos programas essenciais com o LibreOffice, software gravador de DVD entre outras coisas.
    Portanto, o Mint é mais completo, pois, reúne beleza, facilidade e conteúdo, ou seja, é mais equilibrado.

    Responder
  • MotionFX comentou em

    Eu sou usuario Windows Avançado, nunca gostei de Linux já experimentei o Ubuntu porem não gostei, ai eu resolvi testar o Linux Mint e achei muito bom, ele é bom para usuarios Basicos em Linux já vem diversos softwares instalados que você acaba utilizando no Dia-a-Dia, eu uso o Windows para trabalho e no Linux para mecher na internet, skype, twitter etc! (RECOMENDO USAR COMO DUAL-BOOT PARA QUEM NÃO TEM EXPERIENCIA)

    Responder
  • Fred comentou em

    Não sei as outras versões, mas a versão XFCE do Mint tem um problema grave com a "central de programas". Ela trava toda vez que é aberta, e quando é possivel abri-la, a demora do download é absurda. Para o usuario iniciante não adaptado ao uso do terminal, e que busca praticidade, esse é um problema grave.

    Responder
  • Junior Eberhardt comentou em

    Ricardo, curti muito essa distro já estou baixando pra instalar no meu pc lado a lado com Windows... valeu a dica.

    Responder
  • Essa distro é baseada no Ubuntu e diferente dele, carrega nativamente drivers proprietários, com isso você já tem nas mãos o flashplayer, mp3 e drivers de algumas GPUs, entre outros :). Isso tudo quer dizer que não sera necessário configurar nada, ou bem menos que no Ubuntu.

    Responder
  • Léo Oliveira comentou em

    Particularmente acho o Elementary OS o melhor OS Linux, não só para iniciantes mas também para usuários avançados.

    É a única distribuição Linux que falo de boca cheia que é bonita (muito bonita), estável e é baseado na verão LTS do Ubuntu.

    Responder
    • Junior Eberhardt comentou em

      eu tava dando uma olhada no Elementary e achei bem bonito mesmo, e prático também, mas é fácil de instalar? valeu.

      Responder
    • Messias comentou em

      Boa noite. Achei o Elementary OS Luna muito show de bola. Mas toda vez que instalo e atualizo... Reinicio o pc... Na hr de carregar o Elementary OS ele da erro e não abre o desktop. Não sei o pq esta acontecendo isso. Vou tentar instalar de novo e caso pesista o mesmo erro, vou ter q mudar distro. Não quero q rode do lado do xp. Simplismente quero sai definitivamente do windows. RSRSRSRSRS

      Responder
  • Cara, seus posts estão muito bom!

    Eu e o sasa tinhamos medo de usar as versões do linux.

    Até por medo e tudo mais de ser dificil, mais tu como sempre é o cara.

    Desmetificando nossos medos.
    Tu merece o troféu do cara do ano!
    rsrs

    Abração meu brodi.
    Manda um salve pra um amigo meu, Cornélio José Wieldmann.
    Ele é dono da radio do alecrim da baixada do rincão.

    Abraçao

    Responder

Deixe seu comentário