Lavar hardware com água e sabão é correto?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

No vídeo publicado ontem aqui no site eu falei sobre o uso do álcool isopropílico ou isopropanol para limpeza de placas e componentes de hardware. Nesse vídeo foram levantadas algumas questões sobre lavar hardware com água e sabão.

A grande questão para a maioria das pessoas creio que seja saber se isso é certo ou errado, por isso decidi fazer esse vídeo e falar o que penso sobre o assunto. Antes de mais nada quero adiantar que eu não acho errado lavar uma placa mãe ou placa de vídeo, desde que isso não seja feito com água da torneira da sua casa.

Veja o vídeo e entenda:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 7 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Marco comentou em

    Boa tarde, parabéns pelo vídeo, só assustei na foto lavando o HD, com luva de plastica e água, faço manutenção em HDs para recuperação de dados e deparei com uma luva de plastico e água dentro da mídia, depois assisti o vídeo deu para entender melhor, mais uma vez parabéns pelo vídeo muito bem explicado. Abraços Marco, cidade de Franca,SP

    Responder
  • José Luiz comentou em

    Usar água desmineralizada (água de colocar em baterias automotivas) com detergente neutro - Não é solução eletrolítica!!! É água de bateria mesmo! Sem minerais nenhum! Depois dar um banho com o álcool isopropílico para ajudar na evaporação da umidade, e depois, secagem completa. Pois, somente o uso unicamente de álcool isopropílico, derramado e espalhado na placa com pincel, apenas move a sujeira de um lugar para outro.

    Responder
  • Bacana a matéria, esclarecedor e bem explicado. Mas discordo quando disse q 99% das pessoas acreditam q possam lavar componentes eletronicos como se fosse louça etc... A grande maioria das pessoas, incluindo grande parte LEIGOS em informática nem sabiam que poderiam efetuar esse procedimento. Na verdade eles estão instruídos pelo "medo" e acreditam que a limpeza deve ser feita apenas com um pincel para retirada do pó... muitos desconhecem até as maravilhas do isopropílico!
    Continue com o belo blog! Abraços!

    Responder
  • Joao Pedro Pereria comentou em

    Opa Ricardo, eu cansei de lavar placas, principalmente placa mãe e nunca tive nenhum problema. Na real o que mais me chamou a atenção na verdade nesse seu conteúdo é, que pelo amor de Deus, quanto de misturas "porcariada" de produtos que a companhia coloca e nós bebemos tudo isso velho! Caraca meu, vamos morrer com esse tanto de química em nossos organismos! Vamos ter que achar água pura para beber, porque placa se der caca é só comprar outra, mas nossa vida já era!

    Ótimo vídeo, parabéns!

    Responder
  • Pedro Ferrari comentou em

    bom dia Ricardo, sou de Porto Alegre, e te faço um questionamento a respeito de lavar Placa ou componentes com água e sabão neutro, vejamos: após lavar essa dita placa, onde retirarei toda a sujeira, depois de retirar essa água com um soprador deixando-a seca, eu der um banho de álcool isopropílico, eu minimizo os efeitos desses produtos químicos contidos na água tratado e que sim, a maioria tem efeito corrosivo? abraço e obrigado por suas postagens, que são de grande valia para pessoas que como eu não nos aprofundamos em determinados assuntos..

    Responder
  • Mario Jose dos Santos comentou em

    Perfeito, Ricardo. É bom esclarecer estes detalhes pois tem muitos leigos escrevendo bobagens na Internet. Parabéns também pela sutileza sarcástica e veia humorística, demonstradas nos teus comentários.

    Responder

Deixe seu comentário