Migrando do Windows para Ubuntu – Desafio 01

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Iniciamos hoje uma série de artigos que nada mais é do que um desafio para todos que irão seguir os passos apresentados aqui. Trata-se de um usuário de Windows (eu) que pretende utilizar a partir de agora o Ubuntu Linux para grande parte de suas tarefas diárias.

Não quero dizer que vou abandonar o Windows, até porque isso seria “suicídio”, pois muitas de minhas tarefas não podem ser feitas no Ubuntu (pelo menos ainda não descobri como), sendo assim terei em meu notebook dois sistemas operacionais: Windows 7 e Ubuntu 10.10.

Os artigos que irão compor esta série nada mais são do que um diário de atividades, ou seja, conforme vão surgindo as dificuldades irei escrever as mesmas e publicar os artigos, sendo assim não terei uma agenda fixa para as postagens.

Instalação do sistema

Minha primeira tarefa é instalar o Ubuntu, uma vez que já tenho o Windows 7 devidamente instalado e configurado no notebook. Minha idéia inicial era fazer um legítimo dual boot com partições separadas para cada sistema operacional, mas como trata-se de uma experiência, decidi que eu deveria facilitar a vida de quem irá seguir estes artigos, sendo assim iremos instalar o Ubuntu dentro do Windows usando um aplicativo chamado Wubi (Windows Ubuntu Installer).

Mas explicar toda instalação em texto ficaria muito extenso e chato, então, na aula abaixo você tem tudo explicado de como fazer a instalação do Ubuntu pelo Wubi.

E assim enceramos nosso primeiro artigo, espero que esta seja uma ótima experiência para todos nós, uma vez que temos uma série de vantagens ao usar uma distribuição de Linux.

E você, topa este desafio? Que tal aprender a usar outro sistema operacional? Gostaria de deixar um comentário contando alguma experiência sua?

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 23 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Pedro comentou em

    Que bom , Ricardo, que optastes por inserir o linux para quem não o conhecia, da pra ver que é um bom sistema operacional e que podemos usa-lo sem medo. Um abraço!

    Responder
  • edilson comentou em

    tentei instalar o ubuntu com o wubi, mas no final do processo de copia do disco aparece uma mensagem de erro com o endereço de um arquivo na unidade de HD em que esta o windows com a mensagem "permicion denided" ou alguma coisa parecida, em seguida o programa de instalação simplesmente fecha sem o ubuntu estar instalado, mesmo com ele aparecendo na lista de programas do windows. O que isso pode siguinifica e, existe solução para isto?

    Responder
    • Como o próprio erro diz, permissão negada, sendo assim para solucionar o problema deverá dar permissão ao seu usuário para poder manipular o arquivo em questão.

      Responder
      • edilson comentou em

        mais aí é onde esta o problema, o usuário é o único e o principal, por isso não sei como "autorizar" esta permição.

        Responder
        • Pedro Almeida comentou em

          Não sei se tá tarde demais pra responder, mas clique com o botão direito no arquivo do Wubi e em "executar como administrador".

          Responder
  • edilson comentou em

    parec que não houveram dificuldades, pois não são muitos videos sobre ubuntu aqui no site.

    Responder
    • Na verdade Edilson, eu parei de usar o Ubuntu no meu notebook e por isso parei com as aulas... o tempo encurtou e não pude mais fazer testes e experiências.

      Responder
  • Barros comentou em

    Caro Ricardo,
    Em primeiro lugar gostaria de lhe dar parabéns, pela iniciativa e dizer que concordo, conhecimento nunca é demais. Gostaria de tirar uma dúvida. Posso fazer esse processo de instalar o Mandriva Linux dentro do Windows?
    Grande abraço...

    Responder
  • rodrigoar comentou em

    Parabéns pela aula! Quero dizer que quando instalei o Ubuntu pela primeira vez em dualboot com o seven, usava muito pouco o ubuntu, eu achava um pouco complicado, mas fui tomando gosto pelo sistema e aprendendo como ele realmente funciona, e hoje uso o Ubuntu e não troco por nada.

    Responder
  • Ronie comentou em

    Fala Ricardo. Acabei de ver o vídeo sobre a instalação. Show de bola! =]
    Eu gostaria de testar tb mas eu tenho u HD de 500GB já perticionado em partes iguais e num deles eu tenho o windows xp e no outro eu guardo TODOS os meus arquivos mas não tem sistema operacional nele.
    Se eu fizer a instalação dentro do windows eu tenho a possibilidade de perder os meus arquivos?

    Responder
    • Ronie, se você instalar pelo Wubi não perde nada pois a instalação fica isolada numa espécie de "disco virtual" que o Wubi cria para o Ubuntu. Eu mesmo tenho assim no meu note faz um tempão e nunca tive problemas.

      Responder
  • Ronie comentou em

    Fala Ricardo! É só uma dúvida, que acredito que seja idiota, mas, como você já tem experiência nisso, quais são as vantagens que o S.O. Linux/Ubuntu oferecem diante do "todo-poderoso" Windows?

    Responder
    • Isso é muito relativo, pois muitas pessoas usam para ter uma alternativa, outras por realmente gostarem do Ubuntu. Eu uso por curiosidade para ver como é e para ter desafios, tendo que pesquisar e aprender quando é necessário fazer alguma coisa nova.

      Muitos de nós estão tão acostumados com o Windows, que acabam não querendo aprender um sistema novo, mas para os que gostam de novidades vale o aprendizado. Sempre sugiro que como usuário Windows, nunca pense em abandonar o mesmo, mas indico que teste uma distribuição de Linux como forma de experiência.

      Sugiro ainda dar uma lida neste artigo: http://rbtech.info/10-razoes-para-usar-uma-distribuicao-linux/

      Responder
  • Enio Silva Jardim comentou em

    Eu já fiz essa aventura, só não desisti ainda porque a velocidade de navegação
    me impressionou.Mas, tá difícil.
    De um usuario médio avançado de Windows, to apanhando que nem gente grande
    no Ubuntu 10.10.
    Vou inssistir mais um pouco.E vou acompanhar os seus posts pelo blog epelos RSS.

    Responder
  • anderson clayton comentou em

    eu topo este desafio ricardo vou acompanhar todos os desafios seguintes tenho curiosidade em trabalhar com ambos os sistemas.

    Responder
  • Matheus Felipe comentou em

    Vlw ae Ricardo boa V.A, as pessoas cometam que o ubuntu e bom para empresas e colegio por sua facilidade e não pega virus tão facil, e alem de tudo e gratis...

    Responder
    • Na verdade é uma questão de costume, assim como estamos acostumados usar Windows para tudo, muitas vezes não queremos aprender uma coisa nova por questão de comodismo, mas como você mesmo disse, existem sim vantagens e também desvantagens em todo sistema.
      No decorrer de nossos "desafios" veremos muitas questões sobre este SO que cada dia ganha mais adeptos no mundo todo, o Ubuntu.

      Responder

Deixe seu comentário