Como instalar o Ubuntu dentro do Windows

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Se você sempre quis testar alguma distribuição de Linux mas nunca teve coragem de deixar de lado o tão popular Windows ou de fazer um Dual Boot em seu computador, chegou a hora de acabar com esse medo.

Já é possível instalar o Ubuntu Linux através do próprio Windows, como se fosse um outro programa qualquer, dessa forma fica fácil tanto sua instalação, quanto sua remoção se for o caso. Veja na aula abaixo como é simples fazer esta instalação.

Não sabe nada de Ubuntu? Não tem problema, baixe esta apostila e aprenda praticamente tudo sobre este sistema operacional que cada dia ganha mais usuários.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 9 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Tialisson comentou em

    Olá Ricardo! Obrigado por esta vídeo aula! Eu gostaria de instalar o linux em dual boot com o windows 8.1 versão que ja tenho instalado em meu notebook, mas ele tem UEFI (Secure Boot) e fui pesquisar e encontrei vários comentários sobre isto dizendo que é complicado pois é como se fosse uma proteção. Teria como você fazer uma vídeo aula ensinando a fazer esse dual boot, levando em conta esses problemas UEFI e secure boot? Obrigado!

    Responder
  • Fausto Lino comentou em

    Oi, Ricardo.

    Eu tentei instalar o Ubuntu 11.04 junto com o Windows 7 e não consegui. Já no perto do final da instalação (antes de reiniciar a máquina) dá uma mensagem de erro dizendo algo desse tipo: "acess danied, para maiores informações veja o arquivo de logo...". Como devo proceder? Você saber me dizer o que pode estar ocorrendo e como resolver isso? Desde já, agradeço pela atenção e comreensão. Conto também a ajuda dos amigos que sempre comentam neste espaço.

    Responder
  • mary comentou em

    Ricardo, meu pc só tem 80 Gb de espaço acho que comprometeria instalar o Ubuntu nele, pois você recomenda 30GB de espaço além do mais tenho alguns programas da adobe que são muito pesados o que faço gostaria de testar o Ubuntu como não posso comprar um PC mais robusto agora gostaria que você me desse uma luz, entrei no site do Ubuntu e baixei a versão 11.04 mas ele não vem no formato ISO gostaria de usá-lo via CD não têm como você disponibilizá-lo no post.

    Desde já muito obrigada suas aulas são d+

    Responder
    • Olá Mary, creio que o download que você fez não é o correto, pois o Ubuntu é baixado em ISO sim (temos um post aqui no blog com o download do Ubuntu). Para contornar o problema do espaço você pode fazer uma instalação mais "enxuta" usando um espaço menor, tipo algo em torno de 10 Gb por exemplo.

      Responder
  • Fausto Lino comentou em

    Gostaria de saber se é preciso ter uma partição disponível para esta instalação ou se pode apenas criar uma pasta e instalar o ubuntu dentro dela. Obrigado pela compreensão e atenção.

    Responder
      • Fausto Lino comentou em

        Ricardo, muito obrigado por tirar esta dúvida. Conheci este blog agora há pouco e já faz parte dos meus favoritos. Parabéns, Ricardo.

        Responder

Deixe seu comentário