Migrando do Windows para Ubuntu – Desafio 02

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sei que muito tempo se passou desde nosso último desafio onde falamos da instalação do Ubuntu, mas hoje iremos dar sequência à nossa série de desafios para quem deseja migrar ao poucos do Windows para o Linux ou usar o Ubuntu como uma alternativa em horas de necessidade.

Tive muitas dificuldades para conseguir gravar esta aula uma vez que a mesma foi gravada no próprio Ubuntu e não em máquina virtual como as demais haviam sido feitas. Demorei um tempo até achar um bom aplicativo para gravar vídeo aulas no linux e outro tempo mais até conseguir um programa de conversão que deixasse o vídeo em um tamanho aceitável para publicar na web.

Mas agora já configurei tudo que era necessário para gravar as aulas, e na de hoje vou ensinar como instalar suporte total ao idioma PT-BR em seu Ubuntu, além de mostrar como instalar fontes do Windows, plugins e codecs essenciais para navegar na web e ver vídeos sem enfrentar problemas.

Espero que todos aproveitem a aula e que ela seja útil para quem está iniciando no mundo do pinguim. Lembrando que se você pretende usar o Ubuntu como sistema principal não pode deixar de ler esta apostila que irá ensinar os passos fundamentais para você se dar bem neste novo mundo.

Gostou da aula? Tem dúvidas? Deixe um comentário.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 15 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • José Vicente comentou em

    Quero saber se consigo ter no meu micro Linux e Windows em paralelo? Na empresa eu uso Windows,mas em casa eu gosto de usar Linux,quero ter os dois em meu Noot,é possivel?

    Responder
    • Uma forma de ter os dois sistema é mostrada no primeiro artigo, confira. Além disso é possível fazer dual boot normalmente com os dois sistemas instalando primeiro o Windows e depois o Linux.

      Responder
  • Amil comentou em

    Ola Ricardo
    Primeiro obrigado pela força que você nos tem dado em relação a o Ubuntu, instalei o Ubuntu 11.04, não aparece na janela a sequencia : Aplicativos/ Locais/ Sistema, para que eu possa realisar a sequencia: Sistema, Administração, Suporte a Idiomas, e mudar por consequencia o idioma para PT BR.
    Pode me ajudar?

    Responder
  • Emanoel Dionisio comentou em

    Ola Ricardo, acabei de instalar o ubuntu 11.0.4, na verdade o sistema é ótimo, porém sou meio que novato e me deparei com um problema, quero instalar meu modem 3g e num da certo, ele é desbloqueado e utilizo a operadora tim, gostaria de saber se pode me ajudar? vlw Ricardo...

    Responder
    • Nunca instalei modem 3G no Ubuntu, mas já ví em vários fóruns tópicos sobre isso, tente dar uma pesquisada nos fóruns oficiais que você deve encontrar algum tutorial que lhe mostre os passos necessários.

      Responder
  • Filipy Sampaio comentou em

    Ola Ricardo, eu to com a nova verção do Ubuntu e não estou conseguindo instalar os pluguins de flash e codec's, o que devo fazer? obrigado des de ja!

    Responder
    • Não testei ainda a versão nova, deve ser alguma questão de compatibilidade, vou ver se faço uns testes final de semana para averiguar isso, qualquer novidade eu posto aqui.

      Responder
  • Filipy Sampaio comentou em

    Mano, seu site é muito bom pra pessoas que estão iniciando agora no linux, ele tem me ajudado muito, mas vc poderia criar um post mostrando como recuperar a senha do ubuntu?
    abrass!

    Responder
    • Olá Filipy, particularmente não sei como fazer para recuperar uma senha perdida no Ubuntu, mas vou ver se consigo achar algum material a respeito.
      Obrigado pelo comentário.

      Responder

Deixe seu comentário