Instalando Linux em um pendrive ou HD externo

  • Publicado em: 03/03/2016
  • Categoria(s)Linux, Manutenção de PCs
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Olá pessoal, no vídeo de hoje eu vou ensinar como instalar uma distribuição Linux diretamente em um pendrive ou HD externo. Diferente de um live CD ou pendrive bootável, esse tipo de instalação permite que você instale aplicativos, faça configurações, instale updates do sistema e não perca nada disso quando o sistema é desligado.

Na verdade, você terá um sistema tal e qual ele seria se tivesse sido instalado no seu HD, porém com a vantagem de poder levá-lo no seu bolso e usá-lo em praticamente qualquer máquina, bastando para isso dar boot através do dispositivo onde o sistema foi instalado.

Acompanhe o vídeo e aprenda todo processo:

Principais utilidades do pendrive com Linux instalado

1- Usar um sistema personalizado em qualquer lugar

Não importa se você está na casa de um amigo ou na escola, você pode rodar um sistema confiável e com softwares que atendam sua necessidade. Quem nunca precisou acessar o email fora de casa e ficou com receio de digitar a senha em um computador público ou de outra pessoa? Agora esse problema acabou!

2- Gerenciar partições

Se você trabalha com manutenção, tenho certeza que já precisou criar ou alterar uma partição de um disco rígido. Com o Gparted, você pode fazer isso com segurança e tranquilidade através do seu Linux portable.

3- Fazer backup de arquivos

Salvar arquivos em máquinas sem sistema ou com o SO corrompido é tarefa rotineira para nós técnicos. Agora basta rodar seu Linux e fazer o backup para um dispositivo externo ou via rede, aliás, a velocidade para copiar arquivos no Linux é bem melhor do que no Windows.

4- Fazer testes de memória ou disco

Você pode manter ferramentas básicas para isso na sua distro portable, assim, basta iniciar seu sistema e fazer todos os testes necessários para confirmar a integridade do hardware.

5- Remover malwares

Rodar um software para detecção e remoção de malwares fora do ambiente Windows tem uma efetividade maior, então essa é uma boa pedida para máquinas infectadas, principalmente quando essa infecção impede o funcionamento do Windows.

Esses são apenas alguns exemplos e também os mais comuns, porém tenho certeza que você vai encontrar bem mais utilidades para o seu sistema de bolso. Escanear as redes wifi em busca do melhor canal entre a vizinhança também é uma boa utilidade...

Compartilhe nos comentários sua opinião sobre o assunto ou então deixe sugestões de softwares para Linux que podem ajudar quem trabalha com manutenção de computadores.

Abraço à todos!

Compartilhe esse post:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 31 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Gabryell comentou em

    Olá!
    Eu tenho um HD que veio no meu notbook e nele está instalado o Ubuntu. Recentemente eu troquei o HD por SSD e agora tenho o Windows no SSD, mas o HD permanece do mesmo jeito só que agora como HD externo. Nessa situação de já ter o Linux instalado no HD, eu já posso dar boot por esse HD externo?

    Responder
  • Rafael comentou em

    Vi o vídeo no youtube, mas me surgiu uma dúvida. Se executar esse procedimento ma minha estação de trabalho como fica o grub? Com esse procedimento ele será instalado no HD externo/pendrive ou no HD interno da minha máquina?

    Responder
  • Alex comentou em

    Olá.
    Amigo, por favor: qual é a diferença deste método para o que usa o Lili USB Creator, com modo de persistência?
    Outra coisa: como fazer no caso de distros que não tem versão live, como o Deepin e o Pearl?
    (Apesar que nessa última eu acho que já sei a resposta, rsrs...)
    Obrigado!

    Responder
    • Esse método faz uma instalação tradicional ao invés de criar uma mídia estilo Live CD, pode ser feito esse processo de instalação com qualquer distro que reconheça o pendrive como armazenamento conforme mostrado no vídeo.

      Responder
  • Dionei comentou em

    Olá Colega! Quero usar um ssd transformando ele em um ssd externo para desenvolvimento de aplicativos e sistemas baseado em react native. Será que funcionará?

    Responder
  • cara.. instalei tudo certinho nno meu hd externo.. e no local do boot escolhi o hd externo tbm.. mas mesmo assim nao funciononu.. mesmo quando escolho o hd externo no grub para iniciar por ele.. da erro e inicia o windows do hd nativo. o que pode ser

    Responder
  • Marcos comentou em

    Bom dia.
    Sou Deficiente Visual, e estou tentando fazer o processo descrito no vídeo, e não dá certo! Sigo todos os passos corretamente! Já tentei em pendrive de 8 e 16 GB, nenhum dá certo! O Sistema só Vira na máquina q foi Instalado! Já tentei em várias máquinas e nada!
    O sistema roda de boa na Máquina q foi I stakafo;
    Faço a troca do Boot na BIOS certinho nas outras máquinas, mas o sistema não inicia!

    O q pode estar dando errado?

    Fico no aguardo de ajuda!

    Responder
      • Marcos comentou em

        Boa noite.

        O que seria o Setor de Boot?
        Revi todo o video, e fiz o processo novamente! A mesma situação, no computador q eu instalo tudo tranquilo, mas não roda em outros computadores!

        Lembrando... Fiz exatamente o mesmo processo q você fez! Até em pendrives diferentes!

        O q pode estar dando errado?

        Responder
        • Tem um momento na hora da instalação que você deve definir onde será instalado o setor de boot do SO, o padrão é instalar no HD da máquina, mas para que funcione esse setor deve ser gravado no Pendrive conforme citado no vídeo.

          Responder
          • Marcos comentou em

            Est4?! Fiz o processo novamente e segundo o vídeo tutorial era o único passo q faltou! Massa mesma forma não deu certo!

            1) escolhi o pendrive;
            2)cliquei em menos;
            3) cliquei Emmaus;
            4) escolhi o oendrive:;
            6) escolhi est4 /;
            7) fui em instalar!

            É isso! Certo?

  • Antônio Carvalho comentou em

    Boa noite amigo
    Eu sou apenas um curioso da tecnologia e tenho feito muitos experimentos e formatação aínda me da medo observei seu vídeo achei excelente muito obrigado.
    Mais eu não sei o motivo que depois de instalado o Ubuntu 18.04 no micro SD a minha BIOS não detecta esse cartão SD.
    Muito obrigado

    Responder
  • Wilton comentou em

    Oi Ricardo,
    Eu gostaria de saber se após ter instalado o linux no meu pen drive eu poderia criar outra partição nele e usa-lo em um pc com windows.
    De forma que eu possa usa-lo tanto como um pen drive normal quanto como um sistema operacional de bolso.
    Agradeço a atenção.

    Responder
  • Osmar Levy comentou em

    Ricardo, boa tarde. Ha possibilidade de transformar um hd retirado de um note em um hd como informado acima, mas sem formatar e nem perder os dados?

    Responder
  • Wanderlei comentou em

    Olá Ricardo. Estou começando como programador web. Seria uma boa ideia usar o Linux portable para criar um ambiente de desenvolvimento e poder usá-lo em várias máquinas?

    Responder
  • Jecé Xavier comentou em

    tenho um pendrive de 32GB vou quero instalar o SO nele porém quero ter uma parte para arquivo também.Qual SO (Ubunt, Kali, Mint, ...) ? E quais as partições indicadas para os Documentos, SWAP , e SO? Muito bom artigo, um dos melhores!!!

    Responder
  • tenho uma maquina de musica e gostaria de copiar musicas sistema linux qual programa tenho de instalar no meu pendrive para que consiga copiar musicas na minha maquina sem correr risco de corromper ou trvar minha maquina?

    Responder
  • matheus alexandre comentou em

    Gostei muito do vídeo e do artigo. Irei comprar um pendrive de 16gb para fazer o procedimento. Valeu, irmão!

    Responder
  • wanderson_dantas comentou em

    Concordo com o colega acima, mas ainda melhoraria para algo do tipo, softwares usados em linux para fazer manutenção em sistemas Windows ou para detecção de problemas no PC.

    Responder
  • Sidney Junior da Fonte miranda comentou em

    Boa tarde Ricardo, esse quinto item listado acima merecia um abordagem no vlog.

    Responder

Deixe seu comentário