Impressora 3D caseira - Worklog e dicas

  • Publicado em: 17/07/2018
  • Revisado em: 24/07/2018
  • Categoria(s)Arduino e IoT, Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Eu sempre gostei de "construir" as coisas e quem acompanha meu trabalho aqui no RB já sabe disso. Já mostrei vários projetos aqui no site e também no canal do YouTube, como essa bancada caseira para hardware e overclock.

Começar a mexer com Arduino foi só o estímulo que faltava para pensar em algum projeto de proporções um pouco maiores, mais complexo e que fosse desafiador em todos os sentidos. Algum tempo atrás decidi que iria construir uma impressora 3D caseira, com o maior número possível de gambiarras recursos técnicos e tentando focar no menor custo possível.

Nesse post você vai encontrar todo material disponível sobre o projeto da impressora 3D caseira. Sempre que um novo conteúdo estiver disponível irei atualizar essa página, então já favorita o link se quiser acompanhar.

Todos os arquivos mencionados nos vídeos estão disponíveis para download nesse link.

#1 Dicas pré projeto

#2 Lista de componentes e custo

#3 Montando a eletrônica e configurando o VRef

#4 Instalando o Marlin e testando os motores

#5 Montando a base da estrutura

#6 Montagem do Eixo Y

#7 Montagem do Eixo Z

#8 Montagem do Eixo X

#9 Finalizando a montagem

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 33 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Alvaro comentou em

    Boa noite! Muito legal seus videos. Vc se baseou em que modelo de impressora para montar essa ?E quando vc pretende fazer o outro projeto de impressora?

    Responder
  • Therence comentou em

    Olá Ricardo, muito legal a série, também estou montando a minha impressora, estou na fase de testar os componente que estão chegando, no vídeo 4, quando vc compilou o Marlim deu algum erro no import da lib do LCD?
    Estou com erro neste ponto, grato se puder ajudar.

    Responder
  • Andrigo Esteves comentou em

    Olá Ricardo tudo certo? amigo um detalhe que não vi na lista de materiais é sobre o eixo roscado que vc utilizou mencionando ser de 8mm juntamente com os eixos do motor do eixo z, e outra duvida é se eu usar a corrediça telescópica de 400mm que vc mencionou com as mesmas medidas do do seu frame da certo? vi que comentou que seria mais pratico? lhe pergunto pois ja comprei as corrediças de 300mm e 400mm, e amigão excelente trabalho e muito obrigado por compartilhar conhecimento com todos nós! Grande abraço e sucesso!

    Responder
  • Cleber lasalvia comentou em

    Bom dia!
    Esses motores que você comprou são de 3kgf e gostaria de saber se atende bem a sua impressora ou seria melhor o 4kgf 1.7a? O motor da sua impressora aquece muito? Estou montando uma impressora igual a sua, só que a base tem 60x50cm e o eixo y 50x50cm para futuramente colocar uma mesa aquecida um pouco maior e imprimir alguns objetos maiores. Você acha que faz alguma diferença na impressão do seu motor de 3kgf para 4kgf? Um abraço.

    Responder
    • Não sei te dizer a diferença entre os motores na prática, é a primeira vez que estou usando os Nema em algum projeto. Até agora correu tudo bem na utilização, e esquentam um pouco sim, ficam em torno dos 50~60 graus durante as impressões.

      Responder
  • Davi comentou em

    em que tipo de impressoras ou aparelhos posso achar o motor nema 17, tem de ser ele especificamente? Desmontei uma impressora e achei apenas motores de 2 saídas, não de 4 como o nema.

    Responder
  • Gabriela Rosa comentou em

    Olá Ricardo,
    Estou vendo os videos e estou gostando bastante. Já olhei outros projetos, e estou pesquisando os materiais para compra.
    Gostaria de saber sobre os motores, pode ser motores de 2,1kgf?
    Tens anotado as medidas das madeiras usadas na estrutura?
    Aguardo um retorno.
    Desde já obrigado!

    Responder
  • Cleber Lasalvia comentou em

    Parabéns pelos vídeos!
    Depois de tudo pronto, quantos centímetro o eixo Z é capaz de atingir?
    No eixo Z você usou um eixo ligado no motor comum mesmo (vendido em loja de ferragem) ou tem algum específico no espaçamento da rosca?
    Abraço

    Responder
    • Altura da área de impressão ficou em 18cm, mas isso varia conforme a construção do seu frame. Os detalhes da montagem e peças usadas estão explicados nos vídeos.

      Responder
  • Hugo Madureira comentou em

    Olá Ricardo!

    Primeiro, parabéns por compartilhar sua experiência na montagem desse projeto, isso incentiva muito outras pessoas a criarem suas próprias impressoras 3D, eu até comentei no vídeo sobre as barras roscadas, mas pensando melhor para esse projeto acho que esta muito bom, Eu realmente gostaria de ver você criar uma nova impressora utilizando essa impressora para imprimir as partes de uma nova impressora, utilizando materiais um pouco melhores, como eu disse estou montando um modelo com barras de alumínio quadradas, que são bem mais baratas que os perfis forsetti e tem a mesma resistência, estou me baseando nesse projeto: https://www.thingiverse.com/thing:2912974 porém estou editando algumas peças pois tenho uma idéia um pouco diferente do original e vou fazer um remix com as minhas modificações e reenviar o projeto em breve. As informações sobre os motores e a parte eletrônica me tiraram muitas duvidas e agradeço muito por isso, continue com o bom trabalho, você explica muito bem, parabéns!

    Responder
    • Oi Hugo!
      Essa é a ideia, criar peças e fazer uma nova versão do projeto só que dessa vez usando peças adequadas para isso, sem gambiarras. Porém ainda não sei qual modelo vou montar futuramente, muito provável que seja uma Prusa i3.
      Além disso também quero fazer uma versão "econômica" focando no custo da máquina, algo sem mesa aquecida, com área de impressão menor, motores mais baratos só pra quem quiser fazer algo pra brincar ou como projeto de aula por exemplo.

      Responder
      • Hugo Madureira comentou em

        Eu estou tentando fazer mais ou menos isso, já ouviu falar da impressora Stella? eu tenho uma, e ela tem alguns probleminhas em relação ao nivelamento da mesa, e outros tantos mais, por isso resolvi desmontá-la para montar essa outra, e vai faltar pouca coisa pra montar essa, na estrutura gastei 50 reais na barra de alumínio de 6 metros e 80 reais no rolo de pla para fazer a estrutura, fiz um render de como vai ficar quando estiver pronta, aproveitei para criar dois suportes de filamentos com a própria estrutura da impressora, https://img42.com/5JG7u+ e https://img42.com/6VUYs+ se tiver interesse posso ver se consigo esse alumínio pra você, qualquer coisa me manda um e-mail!

        Responder
        • Já ouvi sobre a Stella, inclusive sobre os vários problemas dela. Eu consigo perfis de alumínio na vidraçaria aqui, de vários tipos e espessuras.
          Suas imagens não aparecem aqui, acho que deu problema no upload.

          Responder
          • Hugo Madureira comentou em

            Desculpa ai, não tinha testado em modo anônimo, segue as imagens novamente:

            https://drive.google.com/open?id=1mSAdfuCJuhUJ1wUgvZzib-YDw78wRibI

            https://drive.google.com/open?id=1mSAdfuCJuhUJ1wUgvZzib-YDw78wRibI

            Ressalva: o tampo da "mesa" nas imagens acima esta cortando um pedacinho ali da base da impressora.

            Que legal, então caso for por esse lado fica mais fácil, vou compartilhar os stls no thingiverse caso alguém queira fazer também, primeiro estou imprimindo as peças pra ver se tudo se encaixa direitinho, no projeto original tinha esses cantos com um pezinho, fiz a impressão de 4 de uma vez e eles não entraram no perfil de alumínio, a gente só encontra esses probleminhas quando realmente pega pra fazer, no papel tudo é lindo, agora estou imprimindo peça por peça para não perder tanto filamento, o encaixe da parte traseira fiz a modificação para conseguir fazer a parte de trás da impressora, acho que vai ficar bom. Uma quastão, em uma impressora que só usa um motor no eixo z vou ter que aumentar a tensão na ramps para usar com dois motores certo? esses dois precisam ser iguais?

          • Pra usar dois motores no Z (ao menos assim que eu entendi) precisa mais tensão sim, e aqui deu certo fazendo isso. Sim, precisam ser iguais pois senão pode dessincronizar o movimento e um lado mover mais que outro.

  • lucas Emanuel comentou em

    Cara, show de bola sua impressora. Queria apenas lhe dar uma dica, os trilhos do eixo y quando totalmente estendidos a distância entre a base e a mesa muda por causa do peso, ent vc poderia usar dois outros trilhos na direção oposta assim quando dois se estendem dois se contraem, assim a mesa sempre estará sobre dois trilhos. Espero ter ajudado em um projeto futuro, utilizei esse sistema no projeto da minha cnc, se tiver interesse posso te mandar fotos

    Responder
    • Olá Lucas, aqui não aconteceu esse problema pois eu distribui a corrediça de forma que apenas uma pequena parte fique pra fora na movimentação, e a parte que suporta o peso da peça fica centralizada, mas valeu pela dica.

      Responder
  • jose wellington dos santos comentou em

    olá boa noite. vi os videos da impressora e estou começando a montar uma, porem gostaria de ver mais videos. se possivel me enviar mais alguns alem dos que ja vi (06 videos) fico grato.

    Responder
  • willian pereira comentou em

    Olá ricardo tudo bem! em eu estou acompanhado seus videos com bastante entusiamo to gostando demais dos seus videos você ta de parabéns, mas analisando o seu ultimo vídeo e percebi que não tem a medida de aonde vai o corte pra encaixar a moldura do eixo z você pode passar esse medida pois estou meio que seguindo a risca esse seu projeto com as minha adaptações né kkkk desde ja meu muito obrigado vlw.

    Responder
    • Você precisa medir isso com base na moldura que você tem, usando a medida da largura da borda e da espessura da madeira pra fazer o corte. A distância do corte em relação ao começo da base está no vídeo.

      Responder
      • willian pereira comentou em

        opa revisando o vídeo eu vi a medida, muito obrigado pela atença vlw, e to ansioso pelos próximos videos já kkk...

        Responder

Deixe seu comentário