Impressora 3D caseira - Worklog e dicas

  • Publicado em: 21/06/2018
  • Revisado em: 03/07/2018
  • Categoria(s)Arduino e IoT, Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Eu sempre gostei de "construir" as coisas e quem acompanha meu trabalho aqui no RB já sabe disso. Já mostrei vários projetos aqui no site e também no canal do YouTube, como essa bancada caseira para hardware e overclock.

Começar a mexer com Arduino foi só o estímulo que faltava para pensar em algum projeto de proporções um pouco maiores, mais complexo e que fosse desafiador em todos os sentidos. Algum tempo atrás decidi que iria construir uma impressora 3D caseira, com o maior número possível de gambiarras recursos técnicos e tentando focar no menor custo possível.

Nesse post você vai encontrar todo material disponível sobre o projeto da impressora 3D caseira. Sempre que um novo conteúdo estiver disponível irei atualizar essa página, então já favorita o link se quiser acompanhar.

Todos os arquivos mencionados nos vídeos estão disponíveis para download nesse link.

#1 Dicas pré projeto

#2 Lista de componentes e custo

#3 Montando a eletrônica e configurando o VRef

#4 Instalando o Marlin e testando os motores

#5 Montando a base da estrutura

#6 Eixo Y

 

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 7 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • jose wellington dos santos comentou em

    olá boa noite. vi os videos da impressora e estou começando a montar uma, porem gostaria de ver mais videos. se possivel me enviar mais alguns alem dos que ja vi (06 videos) fico grato.

    Responder
  • willian pereira comentou em

    Olá ricardo tudo bem! em eu estou acompanhado seus videos com bastante entusiamo to gostando demais dos seus videos você ta de parabéns, mas analisando o seu ultimo vídeo e percebi que não tem a medida de aonde vai o corte pra encaixar a moldura do eixo z você pode passar esse medida pois estou meio que seguindo a risca esse seu projeto com as minha adaptações né kkkk desde ja meu muito obrigado vlw.

    Responder
    • Você precisa medir isso com base na moldura que você tem, usando a medida da largura da borda e da espessura da madeira pra fazer o corte. A distância do corte em relação ao começo da base está no vídeo.

      Responder
      • willian pereira comentou em

        opa revisando o vídeo eu vi a medida, muito obrigado pela atença vlw, e to ansioso pelos próximos videos já kkk...

        Responder

Deixe seu comentário