Impressora 3D caseira - Upgrades/melhorias/FAQ

  • Publicado em: 05/09/2018
  • Revisado em: 17/12/2019
  • Categoria(s)Arduino e IoT, Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Esse post é a terceira etapa da construção da impressora 3D caseira, e agora você vai acompanhar o processo de melhoria da máquina com upgrades e dicas sobre o projeto. Caso tenha dúvidas deixe nos comentário e dentro da minha disponibilidade irei tentar ajudar.

Antes de fazer sua pergunta veja o FAQ no final desse post pois já respondi várias dúvidas comuns sobre o projeto.

Esse post é uma continuação, caso você não tenha visto os vídeos sobre a construção e configuração da impressora os links estão no final do post. Sempre que um novo conteúdo estiver disponível irei atualizar essa página, então já favorita o link se quiser acompanhar.

#14 Upgrades e modelagem básica

Links das peças:

Dúvidas frequentes

Não estou conseguindo concluir meu projeto, você me ajuda?
Sim, ajudo! Eu fiz 14 vídeos que até a publicação eram os mais didáticos da internet sobre a construção de uma impressora 3D caseira. A maioria das dúvidas já estão respondidas nesses vídeos, e algumas questões básicas eu posso responder nos comentários, porém eu não vou pesquisar a solução para problemas do seu projeto, isso é sua responsabilidade, ok?

O que você estudou para montar a impressora?
Antes de tudo Arduino e eletrônica, depois joguei no Google "homemade 3d printer" e consumi o que vinha pela frente. Assisti mais de 200 horas de vídeos e passei 4 meses anotando e planejando antes de começar a montar o projeto. Não pense que os 14 vídeos do Ricardo bastam, pesquise!

Minha tela LCD só funciona quando ligo o Arduino na USB
Você queimou o regulador de tensão do Arduino (eu também fiz isso), provavelmente fechou algum curto nos endstops ou outro componente. Ou troca o regulador de tensão ou troca o Arduino.

Tentei configurar o LCD e apareceu U8glib.h: no such file or directory
Você precisa tem uma biblioteca chamada U8GLIB instalada no seu computador para que a IDE do Arduino consiga compilar todos os recursos necessários para usar a tela LCD. Caso não saiba como instalar uma lib assista nosso curso gratuito de Arduino ou ao menos essa aula.

Posso usar outros motores? Outra placa? Outros sensores?
Você pode adaptar TUDO no projeto conforme sua necessidade ou conforme as peças que tem disponível, porém precisa ter o conhecimento para fazer tais adaptações. Se vai seguir uma linha diferente da mostrada nos vídeos estude, teste e adapte por sua conta e risco.

Posso usar fusos ou barra de rosca no lugar de correias?
Pode, mas sua impressora vai ficar bem mais lenta do que com correias. Vide velocidade do eixo Z em comparação com os demais.

Minha extrusora não movimenta
A extrusão só acontece se o bico estiver aquecido, portanto, para que haja movimentação da extrusora é necessário aquecer o bico a pelo menos 170º (valor padrão no Marlin até a versão usada nos vídeos).

Posso fazer sem a mesa aquecida?
Pode, as primeiras impressões eu fiz apenas com fita crepe por cima do vidro sem aquecimento. Fixador de cabelo spray ou cola bastão também podem ser usadas para melhorar a aderência. Porém apenas impressões com PLA podem ser feitas sem mesa aquecida.

Posso usar fonte ATX de computador?
Desde que tenha a corrente necessária para seus motores pode, porém será preciso fazer adaptações conforme as conexões da impressora.

Posso usar motores diferentes para cada eixo?
Pode, porém para usar dois motores no eixo Z eles precisam ser iguais para garantir que o movimento seja exatamente igual e eles não percam a sincronização com o passar do tempo.

Meus motores "andam" só pra um lado
Enquanto os endstops não estiverem configurados a movimentação será para apenas uma direção, principalmente no eixo Z.

Usei o Marlin que você disponibilizou mas não ficou igual, o que eu faço?
Primeiro você precisa entender as configurações e não apenas copiá-las, quando você entender terá condição de solucionar os principais problemas/divergências no seu projeto.

Minha impressora desliga no meio da impressão
Pode ser a fonte com pouca potência para o projeto ou então superaquecimento da RAMPS (precisa de um cooler para refrigerar a placa).

Essa impressora serve para uso comercial?
NÃO! Esse projeto é para entusiastas/hobistas, se você quer trabalhar com impressão 3D compre uma impressora adequada para isso.

Que tipo de vidro usar para a mesa de impressão?
Eu usei vidro comum com acabamento de bordas polido para não cortar as mãos. Até onde sei vidro temperado pequeno assim não é feito pela maioria das vidraçarias, informe-se na sua cidade.

Posso usar outro Arduino que não seja o Mega?
Não, a RAMPS tem os slots de encaixe apenas para Arduino Mega.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Compartilhe esse post:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 47 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ricardo, parabéns por todo o esforço de organizar tanta informação e abrir a essa comunidade de interessados.

    Completei a construção da impressora há poucos dias, modifiquei diversos pontos do seu design por conta da minha facilidade com madeira/compensado/MDF, já apanhei de microdetalhes como seria de se esperar, mas queria ressaltar a precisão da sua condução, e agradecer novamente. E um detalhe: não saí de casa para comprar absolutamente nada, na pandemia. Aí tive uns custos adicionais, mas saí com umas peças de reposição e componentes para futuras montagens, e no final tudo ficou em menos de 300 dólares.

    Sobre mudanças, alguns pequenos pontos de sugestão para quem vem depois:

    (1) De cara, o terminal verde da RAMPS derreteu. Removi e soldei os fios na placa, e estou estudando o uso de um módulo MOSFET de maior potência para a mesa. A recomendação de usar terminais crimpados nas pontas dos cabs de maior potência é altamente recomendável, mesmo sem o MOSFET externo. Outra recomendação é não estanhar os fios de maior potência para inserir nos conectores parafusados, pois a solda pode amolecer no calor, e o contato pode ficar frouxo, daí gerando mau contato, e mais aquecimento. Não se deve deixar de levar a sério a parte de potência, porque ninguém quer nada pegando fogo em casa; nada de usar fiação fina demais, se puder usar terminais para os contatos na fonte e nas placas, não custa nada. A ventoinha para a placa é obrigatória, nos dá uma margem de segurança importante.

    (2) Construí o pórtico principal em PDF com 3 peças de 15 mm na vertical, e ainda usando um triângulo alto para apoio na vertical, para ter mais rigidez em relação a uma peca de 15mm apenas. Creio que isso permite imprimir objetos mais altos, a verificar.

    (3) Só aprendi a montar o bico e a garganta no bloco de extrusão com um vídeo de um americano. Antes disso, vazava filamento no bloco, um caos. O macete é rosquear o bico deixando 1mm de folga, e depois rosquear a garganta para encostar no bico. Em seguida, apertar o bico com firmeza, usando uma chave de boca. O bico tem que encostar na garganta. O fornecedor da minha extrusora entregou tudo de qualquer jeito, montado as pressas, e esqueceu da porca M6 que trava a garganta na saída do filamento :-(

    (4) Nas corrediças, optei por cortar um perfil de madeira maciça de 15x15mm, usado em acabamentos, e parafusar. Essa madeira serve para parafusar os demais componentes nos eixos. Note que parafusos em MDF não podem ser apertados, retirados, recolocados, porque afrouxam. MDF é papelão prensado.

    E tá ficando show. O estudo, a própria manutenção, projeto de melhoramentos, incorporação de evoluções na impressora são diversão garantida para muito tempo.

    Responder
  • Olá. Montei a sua impressora com modificações, ainda não testei pois não tenho filamento...
    No eixo X coloquei uma corrediça deitada. fiz uma mesa regulavel com mdf e vidro e parafusos modulares. espero que tenha bons resultados. vou atualizar a pagina para novas fotos. obrigado por todo seu trabalho de fazer os videos, ajudou muito. Gastei aproximadamente 3 semanas para montar e mil horas de seus videos kkk. obrigado.

    Responder
  • Emerson comentou em

    Ola! Eu vi nos comentários que não podemos trocar o arduino mega por outro mas e se eu trocasse a ramps também?.. No meu caso é o seguinte, eu tenho um arduino uno e achei na internet uma ramps cujo nome é cnc shild v3 que seria uma ramps para ele, eu gostaria de saber se tem como eu ultiliza ela pois nela não tem lugar para os termistores.. Ou tem e eu não vi e como ficaria essa troca se seria uma economia burra.. Desde ja agradeço a atenção, e parabéns pelo projeto.. Foi o melhor que eu ja vi show de bola..

    Responder
    • Se você tiver o conhecimento para fazer as adaptações necessárias pode usar sem problemas, porém não poderá seguir os vídeos dessa série pois vai mudar a quase totalidade do mesmo.

      Responder
    • Olá emerson. o arduino uno com a shield é para ser usado em cnc de fresa, para impressora 3d tem que ser o mega com a ramps. o motivo é a falta de memoria do arduino uno, o programa marlin não cabe no arduino uno, sem falar nas saidas para extrusora etc.

      Responder
  • Daniel comentou em

    Ótimo trabalho!!! Só tenho uma duvida sobre a extrusora MK8 ela é com hot end All metal? Já montei uma graber e apanhei bastante pois tanto o PLA e o ABS entupiam o bico com frequência, desanimei e passei pra frente e assistindo seus vídeos animei em montar outra e gostei do conjunto MK8.

    Responder
    • A minha é toda de metal sim, e o entupimento só acontece quando a temperatura não está ideal ou então os passos da extrusora não estão corretamente configurados, ao menos aqui foi assim.

      Responder
  • douglas3d comentou em

    Olá...
    Sou o Douglas estou fazendo uma impressora delta 3D, estou com problemas na hora de fazer Homing o eixo X ela faz o eixo Y ela atropela e o eixo Z ela encosta no endstop e desse mais ou menos uns 5mm.
    Já fiz os teste com os endstop e estão funcionando normal mas na hora que faz o Homing ela tem este comportamento.

    se aconteceu com você ou com alguém que conhece.
    se consegui se compartilha alguma ideia de resolver isso agradeço muito, não sei mais o que fazer.
    se poder me ajudar agradeço muitoooooo.

    Responder
    • vc deve configurar o endstop no marlin conforme o tipo de endstop que está usando. se o pino comum do microswitch está levando zero volt para o pino nc ou no vc coloca falso, caso contraio inverta colocando no marlin colocando true.

      Responder
  • Everton comentou em

    Olá, Primeiramente parabéns pelo projeto, excelente explicação. Gostaria de tirar uma duvida, fiz os projetos conforme suas instruções e estou com problema de acabamento, as peças não estão ficando com os filamentos encaixados corretamente, o diâmetro e tamanho esta exatamente correto. Gostaria de saber se teve o mesmo problema na primeira impressão e qual foi a solução que teve nessa situação.
    desde já obrigado!

    Responder
    • Impressão precisa testes, ajustes, testes de novo, ajustes de novo e por aí vai. Não tem fórmula, você tem que identificar o que está saindo fora do "normal" e ir fazendo os ajustes para tentar chegar no melhor resultado possível.

      Responder
  • luanhenrique comentou em

    Boa tarde, gostei muito do seu projeto, queria saber como vc fez a estrutura vertical, se foi na serra tico tico ou serra circular, (eu tentei fazer na circular nao deu muito certo), e queria saber se eu posso usar mdf de 13mm foi a unica madeira que eu achei disponivel..

    Responder
  • André Amorim comentou em

    Boa tarde Ricardo, vi que seu projeto utiliza motores de passo com 4kgf, caso eu utilize motores de passo de 1,5kgf, posso gerar quais problemas para minha ramps ? Pois possuo em casa motores de 1,5, ai ja faria uma economia em meu projeto, causas que acho que podem ocorrer:
    1 - Super aquecimento da ramps e causar desligamento durante impressão;
    2 - motores não trabalharem em sincronia com a extrusora;

    Se puder sanar essas dúvidas fico grato.

    Responder
  • Matheus Freitas comentou em

    Olá Ricardo,
    muito legal a série, estou me baseando em algumas coisas para meu projeto.
    Pretendo utilizar a mesa com 300x300, você saberia me dizer como calculo o tamanho da corrediça ideal para meu projeto?
    Abç

    Responder
  • joao comentou em

    muito boa esses seus projeto, poderia ensinar da um upgrade colocando auto nivelamento já que o kit venho 6 endstop

    Responder
  • Gabriela Rosa comentou em

    Olá Ricardo,

    Finalizei a minha impressora, agora estou fazendo alguns upgrades nela.
    Ela ficou bem precisa, mas ainda estou aprendendo sobre configurações dos arquivos. Pra cada vez melhorar a qualidade das peças que imprimo.
    Você não vai postar mais videos sobre a impressora??

    Responder
  • pedromm2406 comentou em

    Boa noite Ricardo,
    Eu estou construindo minha impressora e gostaria de tirar umas dúvidas. Sobre os motores, é necessário que o eixo seja Chanfrado ? Sobre a madeira, qual você utilizou ? E qual você acha que seja uma boa para o projeto ?

    Responder
  • roustein comentou em

    tenho uma duvida, se eu fizer os eixos maiores do que você fez tem algum problema? se nao,neste caso so ficaria limitado ao tamanho da mesa, mas se arrumar uma mesa maior os programas limitam a area de trabalho?

    Responder
  • Gabriela Rosa comentou em

    Ricardo, poderia me ajudar. Estou montando o eixo Y da minha impressora 3d e montei com a corrediça de 45m (desmontando a parte externa), porém depois do corte das sobras começou a fazer um barulho e trancar as corrediças...sabe como me ajudar??
    Será q terei que trocar a corrediça por outra??

    Responder
      • Gabriela Rosa comentou em

        Posso limpar com desengripante e lubrificar com graxa em spray??
        E se mesmo assim não resolver, seria melhor trocar a corrediça?

        Responder
        • Você precisa primeiro descobrir o que está causando a obstrução do movimento, não adianta encher de lubrificante se tiver detritos sólidos nos rolamentos. Descubra o problema (sujeira, peças tortas, rolamentos fora do lugar, etc) para depois buscar a melhor solução.

          Responder
  • Davi comentou em

    Opa. To com uma duvida e talvez vc possa me ajudar.
    Montei a impressora, e quando esta imprimindo os motores dos 3 eixos esquentam muito, alguma sugestão de como resolver?

    Responder
    • Se o VREF dos motores está correto você precisa adicionar um sistema de ventilação pra cada motor, caso contrário um ajuste nesse parâmetro pode resolver. Excesso de corrente causa o aquecimento do motor.

      Responder
  • gabriel loch comentou em

    daew ricardo blz queria saber se eu posso utilizar uma fonte de computador transforfamada para fonte de bancada para alimentar minha ramps da impressora

    Responder
  • gleidson dantas comentou em

    ola ricardor, essa sua impressora da pra imprimir um objeto mais complexo, tipo boneco por exemplo?

    Responder
    • Dá pra imprimir o que quiser, porém a qualidade dela não é igual uma impressora comercial, falo sobre isso nos vídeos, é um projeto para hobistas e entusiastas e não pra quem quer vender impressões.

      Responder
  • Gabriela Rosa comentou em

    Olá Ricardo,
    Muito bom os upgrades. Quando eu finalizar a minha impressora eu vou fazer.
    Eu tenho uma duvida em relação ao que você disse da corrediça do eixo y. Seria uma corrediça do mesmo tamanho da que foi colocado no eixo x??

    Responder

Deixe seu comentário