Impressora 3D caseira - Upgrades/melhorias/FAQ

  • Publicado em: 05/09/2018
  • Revisado em: 30/07/2019
  • Categoria(s)Arduino e IoT, Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Esse post é a terceira etapa da construção da impressora 3D caseira, e agora você vai acompanhar o processo de melhoria da máquina com upgrades e dicas sobre o projeto. Caso tenha dúvidas deixe nos comentário e dentro da minha disponibilidade irei tentar ajudar.

Antes de fazer sua pergunta veja o FAQ no final desse post pois já respondi várias dúvidas comuns sobre o projeto.

Esse post é uma continuação, caso você não tenha visto os vídeos sobre a construção e configuração da impressora os links estão no final do post. Sempre que um novo conteúdo estiver disponível irei atualizar essa página, então já favorita o link se quiser acompanhar.

#14 Upgrades e modelagem básica

Links das peças:

Dúvidas frequentes

Não estou conseguindo concluir meu projeto, você me ajuda?
Sim, ajudo! Eu fiz 14 vídeos que até a publicação eram os mais didáticos da internet sobre a construção de uma impressora 3D caseira. A maioria das dúvidas já estão respondidas nesses vídeos, e algumas questões básicas eu posso responder nos comentários, porém eu não vou pesquisar a solução para problemas do seu projeto, isso é sua responsabilidade, ok?

O que você estudou para montar a impressora?
Antes de tudo Arduino e eletrônica, depois joguei no Google "homemade 3d printer" e consumi o que vinha pela frente. Assisti mais de 200 horas de vídeos e passei 4 meses anotando e planejando antes de começar a montar o projeto. Não pense que os 14 vídeos do Ricardo bastam, pesquise!

Minha tela LCD só funciona quando ligo o Arduino na USB
Você queimou o regulador de tensão do Arduino (eu também fiz isso), provavelmente fechou algum curto nos endstops ou outro componente. Ou troca o regulador de tensão ou troca o Arduino.

Posso usar outros motores? Outra placa? Outros sensores?
Você pode adaptar TUDO no projeto conforme sua necessidade ou conforme as peças que tem disponível, porém precisa ter o conhecimento para fazer tais adaptações. Se vai seguir uma linha diferente da mostrada nos vídeos estude, teste e adapte por sua conta e risco.

Posso usar fusos ou barra de rosca no lugar de correias?
Pode, mas sua impressora vai ficar bem mais lenta do que com correias. Vide velocidade do eixo Z em comparação com os demais.

Minha extrusora não movimenta
A extrusão só acontece se o bico estiver aquecido, portanto, para que haja movimentação da extrusora é necessário aquecer o bico a pelo menos 170º (valor padrão no Marlin até a versão usada nos vídeos).

Posso fazer sem a mesa aquecida?
Pode, as primeiras impressões eu fiz apenas com fita crepe por cima do vidro sem aquecimento. Fixador de cabelo spray ou cola bastão também podem ser usadas para melhorar a aderência. Porém apenas impressões com PLA podem ser feitas sem mesa aquecida.

Posso usar fonte ATX de computador?
Desde que tenha a corrente necessária para seus motores pode, porém será preciso fazer adaptações conforme as conexões da impressora.

Posso usar motores diferentes para cada eixo?
Pode, porém para usar dois motores no eixo Z eles precisam ser iguais para garantir que o movimento seja exatamente igual e eles não percam a sincronização com o passar do tempo.

Meus motores "andam" só pra um lado
Enquanto os endstops não estiverem configurados a movimentação será para apenas uma direção, principalmente no eixo Z.

Usei o Marlin que você disponibilizou mas não ficou igual, o que eu faço?
Primeiro você precisa entender as configurações e não apenas copiá-las, quando você entender terá condição de solucionar os principais problemas/divergências no seu projeto.

Minha impressora desliga no meio da impressão
Pode ser a fonte com pouca potência para o projeto ou então superaquecimento da RAMPS (precisa de um cooler para refrigerar a placa).

Essa impressora serve para uso comercial?
NÃO! Esse projeto é para entusiastas/hobistas, se você quer trabalhar com impressão 3D compre uma impressora adequada para isso.

Que tipo de vidro usar para a mesa de impressão?
Eu usei vidro comum com acabamento de bordas polido para não cortar as mãos. Até onde sei vidro temperado pequeno assim não é feito pela maioria das vidraçarias, informe-se na sua cidade.

Posso usar outro Arduino que não seja o Mega?
Não, a RAMPS tem os slots de encaixe apenas para Arduino Mega.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Compartilhe esse post:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 26 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • joao comentou em

    muito boa esses seus projeto, poderia ensinar da um upgrade colocando auto nivelamento já que o kit venho 6 endstop

    Responder
  • Gabriela Rosa comentou em

    Olá Ricardo,

    Finalizei a minha impressora, agora estou fazendo alguns upgrades nela.
    Ela ficou bem precisa, mas ainda estou aprendendo sobre configurações dos arquivos. Pra cada vez melhorar a qualidade das peças que imprimo.
    Você não vai postar mais videos sobre a impressora??

    Responder
  • pedromm2406 comentou em

    Boa noite Ricardo,
    Eu estou construindo minha impressora e gostaria de tirar umas dúvidas. Sobre os motores, é necessário que o eixo seja Chanfrado ? Sobre a madeira, qual você utilizou ? E qual você acha que seja uma boa para o projeto ?

    Responder
  • roustein comentou em

    tenho uma duvida, se eu fizer os eixos maiores do que você fez tem algum problema? se nao,neste caso so ficaria limitado ao tamanho da mesa, mas se arrumar uma mesa maior os programas limitam a area de trabalho?

    Responder
  • Gabriela Rosa comentou em

    Ricardo, poderia me ajudar. Estou montando o eixo Y da minha impressora 3d e montei com a corrediça de 45m (desmontando a parte externa), porém depois do corte das sobras começou a fazer um barulho e trancar as corrediças...sabe como me ajudar??
    Será q terei que trocar a corrediça por outra??

    Responder
      • Gabriela Rosa comentou em

        Posso limpar com desengripante e lubrificar com graxa em spray??
        E se mesmo assim não resolver, seria melhor trocar a corrediça?

        Responder
        • Você precisa primeiro descobrir o que está causando a obstrução do movimento, não adianta encher de lubrificante se tiver detritos sólidos nos rolamentos. Descubra o problema (sujeira, peças tortas, rolamentos fora do lugar, etc) para depois buscar a melhor solução.

          Responder
  • Davi comentou em

    Opa. To com uma duvida e talvez vc possa me ajudar.
    Montei a impressora, e quando esta imprimindo os motores dos 3 eixos esquentam muito, alguma sugestão de como resolver?

    Responder
    • Se o VREF dos motores está correto você precisa adicionar um sistema de ventilação pra cada motor, caso contrário um ajuste nesse parâmetro pode resolver. Excesso de corrente causa o aquecimento do motor.

      Responder
  • gabriel loch comentou em

    daew ricardo blz queria saber se eu posso utilizar uma fonte de computador transforfamada para fonte de bancada para alimentar minha ramps da impressora

    Responder
  • gleidson dantas comentou em

    ola ricardor, essa sua impressora da pra imprimir um objeto mais complexo, tipo boneco por exemplo?

    Responder
    • Dá pra imprimir o que quiser, porém a qualidade dela não é igual uma impressora comercial, falo sobre isso nos vídeos, é um projeto para hobistas e entusiastas e não pra quem quer vender impressões.

      Responder
  • Gabriela Rosa comentou em

    Olá Ricardo,
    Muito bom os upgrades. Quando eu finalizar a minha impressora eu vou fazer.
    Eu tenho uma duvida em relação ao que você disse da corrediça do eixo y. Seria uma corrediça do mesmo tamanho da que foi colocado no eixo x??

    Responder

Deixe seu comentário