Impressora 3D caseira - Configuração e calibração

  • Publicado em: 02/08/2018
  • Revisado em: 17/09/2018
  • Categoria(s)Arduino e IoT, Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Agora começa a segunda etapa da construção da impressora 3D caseira, a configuração e calibração da máquina. Agora você vai poder acompanhar os vídeos onde eu mostro como configurar o Marlin, calcular os steps de cada eixo da impressora, fazer ajustes finos e imprimir as primeiras peças.

Esse post é uma continuação, caso você não tenha visto os vídeos sobre a construção da impressora os links estão no final do post. Sempre que um novo conteúdo estiver disponível irei atualizar essa página, então já favorita o link se quiser acompanhar.

#10 Configuração do Marlin

#11 Calibração básica

#12 Imprimindo um cubo de calibração

#13 Respondendo dúvidas

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 16 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Leonardo Silva comentou em

    Primeiramente meus parabéns pelo projeto.
    Já estou em etapa de calibração, o único detalhe diferente que fiz do seu projeto é a extrusora, porém com os mesmos dados técnicos exceto que não vem com o motor, portanto comprei 5 do nema 17 e já adaptei na lateral da impressora. enfim o motor esta funcionando Ok e o bico da extrusora também, mas na hora de mandar dar o passo para encaminhar o filamento, o eixo "e" não vai. até baixei o seu arquivo e inseri no VS code, mas esta tudo ok nas configurações peças e ramps, algum conselho?
    Obrigado.

    Responder
  • Wilson comentou em

    Olá, gostaria de perguntar sobre um problema que estou passando.
    Não consigo alterar os steps dos eixos. Coloco qq valor e não muda nada. O que fazer? Já to desanimando...

    Responder
    • Você muda no arquivo e envia novamente pra sua placa, tem que mudar. Fora isso pra mudar via painel deverá seguir e habilitar as opções conforme mostrado nos vídeos de configuração da máquina.

      Responder
  • Olá, gostaria de agradecer pelo excelente conteúdo disponibilizado nesse site, não dá nem pra acreditar que é tudo de graça, finalmente estou realizando meu sonho de montar uma impressora 3d caseira, isso é genial, obrigado de coração Ricardo, deus o abençoe!!! PS: Adorei o site, ganhou um leitor, Grande abraço mestre!!!

    Responder
  • Cleber Lasalvia comentou em

    Montei a impressora 3d assistindo seu vídeo e fiz tudo conforme você foi falando. Agora o eixo Z não está querendo parar e já estragou um endstop que já foi trocado por outro. Estou usando a mesma versão que você usou do Marlin e não sei se isso é normal. Coloquei um vídeo do que está acontecendo junto com o link do "Configuration.h", e se você puder dar uma olhada rápida, eu te agradeço.
    https://www.youtube.com/watch?v=i0SGjQunU7Q

    Responder
    • Sugiro uma verificação nas configurações, revisa o vídeo onde eu mostro isso pra ver se algum detalhe não passou despercebido. Outro detalhe é o ENDSTOP, tem que ver se ele está 100% ok, coloca ele em outro eixo e faz o teste.
      Pode também ser a questão de NC ou NO do ENDSTOP.

      Responder
      • Cleber Lasalvia comentou em

        Já chequei os seus vídeos novamente, os endstops já foram trocados e não acho o problema. Você poderia enviar para o meu email o configuratios.h do seu marlin para eu olhar linha por linha e buscar alguma falha minha? Pode apenas copiar dando um Ctrl+A, Ctrl+C, Ctrl+V e enviar para o meu email? Quero colocar a impressora pra funcionar. Obrigado.

        Responder
  • joceliania comentou em

    Bom dia Ricardo, você vai disponibilizar os projetos de melhoria da sua impressora como o acoplamento da barra de rosco, o suporte de filamento, suporte do LCD e o suporte da extrusora, Valeu e obrigada!!

    Responder
    • Sim, no próximo vídeo vou falar sobre os upgrade e dar algumas dicas sobre o que eu faria diferente se fosse refazer a impressora hoje com a experiência adquirida.

      Responder
  • Cláudio L. Ferraz comentou em

    Saudações, Ricardo!!!
    Primeiramente, parabéns pela série de vídeos. Excelente trabalho, tanto que me convenceu e estou iniciando a montagem da minha.
    Apenas lembro que é necessário instalar a biblioteca U8glib na IDE do Arduino usada pelo display gráfico senão não compila.
    Um forte abraço e vá vou eu testar os motores e a parte eletrônica agora, rsrsrs...
    Valeu!!!...

    Responder

Deixe seu comentário