Impressora 3D caseira - Configuração e calibração

  • Publicado em: 02/08/2018
  • Revisado em: 17/09/2018
  • Categoria(s)Arduino e IoT, Eletrônica
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Agora começa a segunda etapa da construção da impressora 3D caseira, a configuração e calibração da máquina. Agora você vai poder acompanhar os vídeos onde eu mostro como configurar o Marlin, calcular os steps de cada eixo da impressora, fazer ajustes finos e imprimir as primeiras peças.

Esse post é uma continuação, caso você não tenha visto os vídeos sobre a construção da impressora os links estão no final do post. Sempre que um novo conteúdo estiver disponível irei atualizar essa página, então já favorita o link se quiser acompanhar.

#10 Configuração do Marlin

#11 Calibração básica

#12 Imprimindo um cubo de calibração

#13 Respondendo dúvidas

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 35 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • cicerors comentou em

    Olá Ricardo, boa tarde. Parabéns pelo por esse tutorial sensacional..Eu montei minha imp. 3d baseado no seu projeto ela já está montada e instalada. Todos os eixos funcionam corretamente, porém quando envio o comando para aquecer a cama, o sistema desliga ou fica como se estivesse mancando e não vai adiante. Mesmo tentando testar no Repetier da o mesmo problema. Será que vc saberia dizer o que pode estar acontecendo. Desde já muito obrigado.

    Responder
    • lucas comentou em

      Olá , estou com um problema na instalação do LCD Full graphic smart controller...dps de configurar o Marlin e baixa a biblioteca necessária o LCD funcionou mas quando desconecto o USB do computador o LCD apaga...vc poderia me ajudar por gentileza ?!

      Responder
    • Cícero comentou em

      Olá Ricardo, vc acertou na mosca. Quando recebi essa resposta já havia trocado a fonte e esse problema já tinha resolvido.
      Porém o problema agora é outro. Usando o seu marlin configurado, o sistema não está enviando energia para o hot end.
      Já testei ligado direto na fonte e esta aquecendo, mas quando envio o comando para aquecer o hot end nada acontece. Medindo com
      multímetro, não esta chegando energia ao terminal(D10) da ramps.
      Mais uma vez obrigado

      Responder
  • LUCAS BINI DE OLIVEIRA comentou em

    olá ricardo!
    estou usando repetier-host e gostaria de saber se existe alguma forma de desligar a mesa aquecida para imprimir sem ela,pois muitas vezes as peças esperam o aquecimento dela e nao tenho ainda, só tenho o termistor.

    Responder
      • Lucas Bini comentou em

        Assisti seu vídeo e me ajudou bastante com outras duvidas, mas não encontrei algo sobre imprimir a peça sem o aquecimento da mesa. vc saberia me dizer onde fica esse parâmetro, pois já tentei de varias maneiras e não encontrei um jeito, sempre no inicio da impressão a o software entende que precisa aquecer a cama e não encontro uma maneira de desativar essa função.

        Responder
        • É na parte onde você configura o filamento no Repetier, talvez não seja no vídeo que eu mencionei, como já faz algum tempo não lembro certo em qual vídeo eu mostrei isso, mas sei que está documentado na série.

          Responder
  • roustein comentou em

    bom dia Ricardo.
    Estou com um problema na impressora, quando estou imprimindo uma peça alta e ela chega perto de 45mm ela para de sair filamento, e o filamento embola perto da engrenagem da extrusora, sabe oq pode ser?

    Responder
    • Não creio que tenha relação com a altura da peça, a menos que o filamento se dobre ou force contra alguma estrutura quando o eixo sobe. Eu tive problemas com os passos da extrusora quando imprimia peças grandes, por não ter calibrado certo a quantidade de passos aos poucos isso ia acumulando e chegava um momento em que saia demais (ou muito pouco) filamento para a impressão em andamento, só depois de calibrar certinho e fazer vários testes é que deu certo.

      Responder
  • Felipe comentou em

    Olá Ricardo, tudo bem? Acabei a montagem física de uma impressora 3D seguindo basicamente as suas indicações. A estrutura está toda ok e eu liguei os motores à ramps para iniciar os testes. Entretanto os motores estão girando somente em um sentido (e esta inclusive foi uma observação que você fez em um dos seus vídeos). Saberia me dizer se é alguma configuração do Marlin ou o que pode ser?

    Responder
  • Paulo comentou em

    Ricardo, a extrusora mk8 utilizada pode imprimir qualquer tipo de filamento? PLA, PetG, Nylon? se sim, o que devo mudar nas configurações?

    Responder
  • Alvaro José M. Amorim comentou em

    Olá Ricardo, ótimos vídeos, vi todos e achei excelentes. Chegou as ultimas peças para eu começar a montagem da minha que em termos só é diferente na aparência. Tinha comprado no ano passado o BL touch para nivelamento da mesa e não acho muita coisa sobre as alterações no Marlin (em português) para implementá-lo. Você sabe o que devo mudar no "Configuration.h", ??

    Responder
  • Gustavo Gomes comentou em

    Bom dia ricardo,
    passando aqui para agradecer pelo seu conteúdo, acabei de finalizar a minha impressora e testar ela, funcionou perfeitamente valeu msm,

    Responder
  • Leonardo Silva comentou em

    Primeiramente meus parabéns pelo projeto.
    Já estou em etapa de calibração, o único detalhe diferente que fiz do seu projeto é a extrusora, porém com os mesmos dados técnicos exceto que não vem com o motor, portanto comprei 5 do nema 17 e já adaptei na lateral da impressora. enfim o motor esta funcionando Ok e o bico da extrusora também, mas na hora de mandar dar o passo para encaminhar o filamento, o eixo "e" não vai. até baixei o seu arquivo e inseri no VS code, mas esta tudo ok nas configurações peças e ramps, algum conselho?
    Obrigado.

    Responder
  • Wilson comentou em

    Olá, gostaria de perguntar sobre um problema que estou passando.
    Não consigo alterar os steps dos eixos. Coloco qq valor e não muda nada. O que fazer? Já to desanimando...

    Responder
    • Você muda no arquivo e envia novamente pra sua placa, tem que mudar. Fora isso pra mudar via painel deverá seguir e habilitar as opções conforme mostrado nos vídeos de configuração da máquina.

      Responder
  • Olá, gostaria de agradecer pelo excelente conteúdo disponibilizado nesse site, não dá nem pra acreditar que é tudo de graça, finalmente estou realizando meu sonho de montar uma impressora 3d caseira, isso é genial, obrigado de coração Ricardo, deus o abençoe!!! PS: Adorei o site, ganhou um leitor, Grande abraço mestre!!!

    Responder
  • Cleber Lasalvia comentou em

    Montei a impressora 3d assistindo seu vídeo e fiz tudo conforme você foi falando. Agora o eixo Z não está querendo parar e já estragou um endstop que já foi trocado por outro. Estou usando a mesma versão que você usou do Marlin e não sei se isso é normal. Coloquei um vídeo do que está acontecendo junto com o link do "Configuration.h", e se você puder dar uma olhada rápida, eu te agradeço.
    https://www.youtube.com/watch?v=i0SGjQunU7Q

    Responder
    • Sugiro uma verificação nas configurações, revisa o vídeo onde eu mostro isso pra ver se algum detalhe não passou despercebido. Outro detalhe é o ENDSTOP, tem que ver se ele está 100% ok, coloca ele em outro eixo e faz o teste.
      Pode também ser a questão de NC ou NO do ENDSTOP.

      Responder
      • Cleber Lasalvia comentou em

        Já chequei os seus vídeos novamente, os endstops já foram trocados e não acho o problema. Você poderia enviar para o meu email o configuratios.h do seu marlin para eu olhar linha por linha e buscar alguma falha minha? Pode apenas copiar dando um Ctrl+A, Ctrl+C, Ctrl+V e enviar para o meu email? Quero colocar a impressora pra funcionar. Obrigado.

        Responder
  • joceliania comentou em

    Bom dia Ricardo, você vai disponibilizar os projetos de melhoria da sua impressora como o acoplamento da barra de rosco, o suporte de filamento, suporte do LCD e o suporte da extrusora, Valeu e obrigada!!

    Responder
    • Sim, no próximo vídeo vou falar sobre os upgrade e dar algumas dicas sobre o que eu faria diferente se fosse refazer a impressora hoje com a experiência adquirida.

      Responder
  • Cláudio L. Ferraz comentou em

    Saudações, Ricardo!!!
    Primeiramente, parabéns pela série de vídeos. Excelente trabalho, tanto que me convenceu e estou iniciando a montagem da minha.
    Apenas lembro que é necessário instalar a biblioteca U8glib na IDE do Arduino usada pelo display gráfico senão não compila.
    Um forte abraço e vá vou eu testar os motores e a parte eletrônica agora, rsrsrs...
    Valeu!!!...

    Responder

Deixe seu comentário