A importância de saber instalar softwares corretamente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

No vídeo de hoje vou mostrar como a performance de um computador pode ser comprometida por instalações de softwares mal feitas. Acompanhe o teste entre duas máquinas - uma com softwares instalados em seu modo padrão e outra com configurações personalizadas - para ver quanto desempenho pode ser jogado no lixo por usuários inexperientes.

Enquanto o PC que foi devidamente configurado consome 600 MB de RAM e executa apenas 47 processos após ligado, a máquina que teve as instalações feitas sem nenhum cuidado consome 1,1 GB de RAM e tem 65 processos em execução. O resultado disso tudo pode ser ainda pior quando usamos essa máquina para algumas tarefas básicas, como navegar na internet e assistir vídeos, por exemplo.

Confira mais detalhes no vídeo a seguir:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 12 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • leandro90 comentou em

    meu nome e leandro seu Ricardo quero aprender a formatar computadores por onde eu começo

    Responder
  • Vagner Pagoti comentou em

    Ricardo parabéns pelo seu canal e seu site, conheci hoje eles e gostei demais. Então eu trabalho com formatações de computadores. O que fiquei impressionado foi no seu video acima com os programas mesmo no primeiro pc com eles mal configurados em idle ficava em 1.1gb. Quando formato meus computadores mesmo sem instalar nenhum programa de terceiros seja no windows 8, 8.1 e tal nunca ficou nessa faixa de consumo. Gostaria de pegar algumas dicas suas de performances e configurações. Sempre instalo os programas de forma correta, sem lixo, e desabilito tudo que seja desnecessário, e mesmo assim acho alto o consumo inicial do windows. Gostaria demais das suas dicas sobre isso, não sei mais o que fazer. Abraços!

    Responder
    • Sobre o Windows XP, 7 e 8 já tem curso aqui no site disponível, já o 10 ainda não foi publicado.
      Porém note que o Windows faz consumo proporcional, ou seja, se ele perceber que há mais recursos a tendência é usar mais, assim como quando há pouco recurso ele faz uma certa economia. A máquina virtual em questão é limitada, atente para esse detalhe.

      Responder
      • Vagner Pagoti comentou em

        Obrigado Ricardo por seus esclarecimentos, compreendi e também vou acompanhar esses cursos que você já publicou sobre o Windows. Abraços

        Responder
  • Wanderson comentou em

    Em seu e-book encontra-se o tipo de informação necessária para aprender instalar adequadamente software?

    Responder
  • leandro comentou em

    muito boa aula sobre a importância de saber instalar softwares corretamente ricardo continue assim ensinando as pessoas eu estou aprendendo informática quero aprender a conserta PC qual curso você indica

    Responder
  • ronandiniz comentou em

    É o diferencial do verdadeiro Técnico em Hardware. Já havia feito uma comparação semelhante, a mesma pode ser feita numa otimização de sistema operacional.

    Responder

Deixe seu comentário