i-Nex: identificador de hardware para Linux

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Outro dia eu estava fazendo alguns testes na minha bancada com uma máquina rodando Ubuntu, e precisei obter informações mais precisas sobre o processador, placa mãe e também placa de vídeo desta máquina. Logo lembrei do CPU-Z e do meu kit de portables... mas eram aplicativos para sistemas Windows.

Era hora de chamar meu grande herói para momentos difíceis, o Google. Fui em busca de uma alternativa ao CPU-Z para Linux, e logo encontrei um software muito semelhante, leve, prático e que cumpre muito bem a tarefa para a qual foi destinado, o i-Nex.

Instalação

Como eu não tinha ainda os repositórios do aplicativo e suas dependências, tive que executar os seguintes comandos para instalação via terminal:

  1. sudo add-apt-repository ppa:i-nex-development-team/stable
  2. sudo add-apt-repository ppa:nemh/gambas3
  3. sudo apt-get update
  4. sudo apt-get install i-nex

Uso

Depois foi só procurar o aplicativo no menu de início rápido e abri-lo normalmente. Na primeira tela já são mostradas as informações do processador.

i-nex processadorDepois sobre a placa de vídeo.

i-nex placa de video

Na terceira guia temos informações sobre a placa mãe.

i-nex placa mae

Mais adiante é possível ver informações sobre a memória ram e área de swap.

i-nex memoria

E também é possível obter informações detalhadas sobre o sistema operacional.

i-nex ubuntu

Além das guias mostradas acima, existem outras informações que podem ser úteis em determinadas situações, tais como áudio, drivers, rede e até mesmo sobre o kernel do sistema. Esta foi minha dica de hoje, espero que tenha gostado.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 2 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário