Identificação de hardware - Os melhores softwares gratuitos

  • Publicado em: 28/07/2019
  • Revisado em: 29/07/2019
  • Categoria(s)Hardware e Overclock, Manutenção de PCs
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

Basicamente um software para identificação de hardware permite que você saiba detalhes sobre os componentes (peças) do seu computador de forma bem detalhada e completa. Modelo do processador, tipo de memória ou até mesmo detalhes sobre sua placa de vídeo são algumas das informações obtidas através desse tipo de aplicativo.

Essas informações são úteis principalmente na hora de fazer um upgrade, pois nessa hora é preciso saber exatamente o tipo/modelo do hardware existente para comprar as novas peças compatíveis com a máquina.

Nesse post eu vou mostrar os principais softwares para você identificar e monitorar o hardware do seu PC. Confira a lista:

CPU-Z

Não se iluda com o nome do CPU-Z, pois ele não serve só pra ver informações sobre o processador da sua máquina, na verdade ele é bem completo. Claro que ele tem ênfase no detalhamento de informações sobre o processador, mas vai muito além.

Com ele você pode ver informações sobre o processador, placa mãe, chipset, placa de vídeo e memória RAM, todas com detalhes muito pertinentes para satisfazer sua curiosidade necessidade.

GPU-Z

Um software que mostra informações de vários dispositivos é interessante, porém as vezes queremos detalhes de um único componente, e se esse componente for a placa de vídeo, então o GPU-Z é o melhor.

Com ele você pode ver todos os detalhes sobre sua placa de vídeo, inclusive monitorar clocks e temperaturas.

SPECCY

O Speccy é uma ótima opção para os que não tem tanto conhecimento técnico sobre hardware, pois mostra as informações de uma forma um pouco mais simplificada didática.

HWINFO

Com o HWiNFO, além de ver informações detalhadas sobre os componentes de hardware do seu computador, você pode gerar relatórios sobre os dados obtidos, facilitando principalmente o compartilhamento dessas informações.

Outro ponto forte do software é a capacidade de monitoramento em tempo real de informações como tensões, clocks e temperaturas dos componentes.

HWMONITOR

O HWMonitor não é um software para identificação, mas sim para monitoramento de informações sobre o seu hardware. Com ele você pode acompanhar em tempo real as tensões e temperaturas além de clock e utilização do processador por exemplo.

Apesar de ser um aplicativo mais simples o HWMonitor fornece informações bem interessantes para monitorar seu sistema em tempo real.

I-NEX

Se você usa Linux e precisa identificar os componentes de hardware do seu computador o I-nex é uma ótima opção. Com ele você consegue obter as informações sobre componentes e monitorar sensores (como temperatura).

Você pode ainda acessar informações sobre o sistema operacional, como versão do SO e do kernel atualmente em uso na máquina.

Compartilhe esse post:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Isaac comentou em

    Oi Ricardo!
    Conheci a rbtech por acaso na internet, adorei o material e a forma que você explica.
    Estou fazendo analise e desenvolvimento de sistemas, mas como meu professor de desenvolvimento web não explica muito bem, comecei a procurar material na internet.
    Cara, passando apenas para parabenizar seu trabalho e que você continue, pois está ajudando muita gente!
    Parabéns!
    abraço

    Responder

Deixe seu comentário