HD híbrido - O que é e como funciona

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

O HD híbrido surgiu como uma solução intermediária entre os HDs convencionais e os ainda caros SSDs, é composto por um disco magnético comum somado a alguns chips de memória flash. Este tipo de disco tem um preço muito mais acessível, aliado a uma melhora significativa no desempenho do micro com o passar do tempo.

Isso mesmo, eu falei passar do tempo, pois um híbrido precisa ser "ensinado" para que possa oferecer um desempenho melhorado a cada dia. Vou explicar um pouco melhor como tudo funciona...

Como funciona

Um HD híbrido geralmente oferece alguns gigas de memória flash (SSD), porém para o usuário isso não aparece de forma diferenciada, tanto que durante a instalação do sitema o disco é um só. O que muda é que este espaço de memória flash, funciona com um cache (buffer) do disco principal, e todos os dados que são utilizados com frequência vão sendo transferidos para esta área.

Assim, com o passar do tempo, todos os arquivos de boot, aplicativos mais usados e bibliotecas carregadas pelo SO são gravados no setor mais rápido do disco, oferecendo um desempenho superior. A diferença para o buffer padrão do HD, é que este setor do drive não é apagado quando o computador é desligado, ou seja, tudo aquilo que for transferido para o setor flash do drive, lá irá permancer até que o disco achar conveniente para o uso do sistema.

Outra grande vantagem é que o disco magnético não precisa ser "acordado" toda vez que um arquivo pequeno é gravado, isso pode ser feito no cache e transferido para o disco principal posteriormente quando o mesmo estiver em uso, assim a economia de energia é maior (ótimo para notebooks).

Mas não se preocupe, pois tudo isso é feito automaticamente pelo próprio disco sem a necessidade de intervenção do usuário para decidir o que ficará no cache (SSD) e o que será gravado no disco magnético.

Conclusão

O que mais pesa a favor dos híbridos é o preço, já que a quantidade de memória flash é reduzida e tudo está integrado em um único componente. O ganho de desempenho não é o mesmo que se obtem ao usar um SSD padrão, mas é significativo e aumenta com o passar do tempo.

Logicamente que quando o micro for formatado, vai levar alguns dias até que o desempenho anterior seja alcançado novamente, pois o drive precisa aprender quais são os arquivos mais usados, exatamente como foi da primeira vez.

Você não encontra muitos discos híbridos para venda nas lojas, mas existem muitos notebooks e desktops montados que são equipados com híbridos direto de fábrica. É um investimento válido para quem quer um pouco mais de desempenho sem pagar muito por isso.

Já que estamos encerrando nosso artigo, acho que já é hora de falar alguns números: Um HD híbrido de 1 TB com 8 GB de SSD custa em média R$ 400,00 e tem um desempenho que varia de 15 a 35% maior que um HD convencional.

Espero ter ajudado e até mais!

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 6 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Alisson comentou em

    Olá, comprei um notebook e o vendedor me garantiu que era com HD híbrido (1tb + 8ssd). Mas nas especificações não diz nada sobre ser híbrido. Como posso verificar se o HD é híbrido ou não?

    Responder
  • cidbatista comentou em

    Opa excelente explicação.
    Na sua opinião o que seria mais interessante, num MacBookPro: HD Hibrido de 1TB+120GB SSD ou um HDSSD500GB? o valor é praticamente o mesmo.

    Responder
  • Ana Luiza comentou em

    Ricardo, faço arquitetura e necessito de muita agilidade no cad e no revit, tens alguns modelos excelentes pra me indicar de hd hibrido

    Obrigado

    Responder
  • CAROLINE comentou em

    Ricardo, boa noite ! Obrigada pelo esclarecimento quanto ao HD.
    Não sou da área de informática, gostaria de saber se compensa muito eu comprar um notebook com o HD híbrido de 1TB com 8 GB SS ou Disco Rígido de 1TB, SATA (5400 RPM) .
    Sou arquiteta e uso Auto Cad , Revit, Sketch- up . Sei que uma placa de vídeo dedicada é sempre indicado para o meu caso !
    Com esse HD híbrido ajudaria ?!

    Responder

Deixe seu comentário