HD híbrido - Como funciona + teste

  • Publicado em: 05/04/2018
  • Categoria(s)Hardware e Overclock, Notebooks
  • Autor: Ricardo Bernardi
  • Newsletter: Inscreva-se

O HD híbrido surgiu como uma solução intermediária entre os HDs convencionais e os SSDs, é composto por um disco rígido comum somado a alguns chips de memória flash. Esse tipo de disco tem um valor mais baixo que os SSDs e oferece um desempenho que vale o investimento.

O disco híbrido "aprende" como o computador é usado e com o passar do tempo tende a aumentar a performance para ler ou gravar dados. Na verdade a parte do disco que é composta por memórias do tipo flash (iguais aos SSDs) é usada como um cache inteligente que armazena os arquivos mais usados, como a carga do sistema operacional e programas utilizados com maior frequência.

Como funciona

Tudo é automático, não há necessidade de instalar softwares de gerecimento ou fazer configurações na máquina. O próprio HD se encarrega de decidir, tendo como base a utilização da máquina, aquilo que ficará armazenado na memória flash, e que consequentemente terá taxas de leitura maiores acelerando o uso da máquina.

É importante salientar que a parte do disco composta por memória flash não aparece separadamente no gerenciador de discos/partições, justamente por não ser necessário nenhum tipo de intervenção do usuário para usar tal memória.

Na prática isso quer dizer que com o passar do tempo a tendência é que a performance do disco irá aumentar a medida que ele "aprende" nossos hábitos de uso do computador/notebook.

Performance na prática

Confira nesse vídeo alguns testes básicos feitos em um notebook já bem velhinho com um HD híbrido, veja o significativo ganho de desempenho em comparação com um HD convencional.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 10 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Maria comentou em

    Olá Ricardo, seus posts são excelentes, mas espero conseguir uma resposta para minha pergunta, pois pelo que vi vc tem dificuldade para responder. Gostaria de saber se posso instalar um disco híbrido em um notebook Positivo Premium Xs7010? O disco híbrido (qualquer marca) consegue se adaptar em qualquer notebook? Grata pela atenção.

    Responder
    • Batista comentou em

      Ola! Td bem?

      Eu hoje estive com um Ultrabook da Lenovo para formatar e quebrei um bocado a cabeça para entender esta questão da "memoria" NAND FLASH do HD hibrido.
      Depois de quebrar muito a cabeça para entender que um HD hibrido funciona da mesma forma que um HDD normal, isto se tratando de reconhecimento pelo SO, já que como dito acima, esta "memoria" NAND FLASH é integrada ao HD, necessitando apenas dos drivers corretos para que o próprio Windows gerência da forma descrita acima.

      Portanto não querendo ser taxativo na resposta, eu irei dar minha humilde opinião, este HD hibrido deve funcionar em todos os notebooks, Ultrabooks, etc... já que é necessário apenas fazer um clean no HD antes de instalar o SO.

      Para saber maiores detalhes sobre o processo, existem varios videos no YouTube tratando do assunto... pois sem fazer este pequeno procedimento, o Windows não instala no HD hibrido, lembrando que o processo é relativamente "simples", e é feito via CMD (Prompt de comando), eu consegui fazer sem maiores problemas.

      Espero ter ajudado de alguma forma.

      Att
      José Batista

      Responder
  • Alisson comentou em

    Olá, comprei um notebook e o vendedor me garantiu que era com HD híbrido (1tb + 8ssd). Mas nas especificações não diz nada sobre ser híbrido. Como posso verificar se o HD é híbrido ou não?

    Responder
    • Marcos comentou em

      pega a descrição do HD e procura no site do representante, la ele informa se é hibrido ou não.

      Responder
  • cidbatista comentou em

    Opa excelente explicação.
    Na sua opinião o que seria mais interessante, num MacBookPro: HD Hibrido de 1TB+120GB SSD ou um HDSSD500GB? o valor é praticamente o mesmo.

    Responder
  • Ana Luiza comentou em

    Ricardo, faço arquitetura e necessito de muita agilidade no cad e no revit, tens alguns modelos excelentes pra me indicar de hd hibrido

    Obrigado

    Responder
  • CAROLINE comentou em

    Ricardo, boa noite ! Obrigada pelo esclarecimento quanto ao HD.
    Não sou da área de informática, gostaria de saber se compensa muito eu comprar um notebook com o HD híbrido de 1TB com 8 GB SS ou Disco Rígido de 1TB, SATA (5400 RPM) .
    Sou arquiteta e uso Auto Cad , Revit, Sketch- up . Sei que uma placa de vídeo dedicada é sempre indicado para o meu caso !
    Com esse HD híbrido ajudaria ?!

    Responder

Deixe seu comentário