Hardware para iniciantes - Processador

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos(as) à mais um vídeo de Hardware para Iniciantes!

O assunto do nosso vídeo de hoje são os processadores, um assunto muito complexo e que exigiria vários vídeos para ser esmiuçado, por isso veremos o que é básico sobre o assunto. Vou falar sobre as tecnologias de fabricação, núcleos de processamento, clock, memória cache, socket, arquiteturas de 32 e 64 bits e também da famosa e infinita briga entre Intel e AMD na fabricação dos processadores.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Mateus Monedeiro comentou em

    Excelente explicação! Me tirou várias dúvidas sobre processadores! Eu SEMPRE comprei Intel para os meus clientes porque achava que a AMD perdia em eficiência. Vou procurar conhecer um pouco mais sobre a AMD depois desse vídeo. Obrigado!

    Responder
  • AriosvaldoPires comentou em

    Caro Ricardo,
    Obrigado pelos videos , Hardware para iniciantes, eu estava carecendo desses esclarecimentos, e caiu como uma luva!
    Agora aproveitando o ensejo, gostaria de uma dica sua! O meu pc de mesa ao ser ligado dá o bip e entra a tela de boas vindas, mas logo apos a imagem fica distorcida e oscilante. Quando acontece isso, aciono a tecla do reset, e após essa ação dispara um bip intermitente e o pc apaga totalmente. O que será?
    Ações tomadas: Desarmei o pc e limpei tudo o que parecia estar sujo, mas mesmo assim o problema continua!
    Obrigado e pode continuar a mandar-me mais videos, sem, tchau!

    Responder
  • Agnaldo comentou em

    Você disse:
    "(...)ele consome mais recursos também, estou falando aqui de energia. Então geralmente você vai precisar de fontes mais potentes para conseguir rodar aquela tecnologia de ponta que a Intel desenvolve."

    Infelizmente você se equivocou e fez um comentário infeliz.
    Atualmente, a MAIORIA dos processadores da Intel utiliza menos energia elétrica do que os da AMD (há VÁRIOS modelos da Intel, que mesmo tendo um desempenho maior do que os AMD, têm uma eficiência energética melhor). Só para efeito de comparação atual de TDP:
    FX (tabela 1)
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Processador-AMD-FX/2385/2
    FX (tabela 2)
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Processador-AMD-FX/2385/3
    Core i3
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Core-i3/1928/8
    Core i5
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Core-i5/1891/8
    Core i7
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Todos-os-Modelos-do-Core-i7/1651/8

    Além disso, considerando alguns anos atrás, os Ivy Bridge e Sandy Bridge seguiam essa linha na maioria das vezes.

    Há alguns anos, era mais vantajoso comprar um processador AMD, mas agora, apesar dos processadores AMD serem mais baratos, o CUSTO-BENEFÍCIO é maior em MUITOS processadores da Intel (não todos). Você investe em um processador com melhor desempenho, menor consumo energético (o que gera menos calor dentro do gabinete, aumentando a vida útil total do sistema e diminuindo o ruído do ventilador), além de ser tecnologia de ponta.

    Infelizmente, no momento, a AMD está bem atrás da Intel, o que é ruim para o mercado e quem mais sofre somos nós consumidores.

    Responder
    • O TDP indica o consumo de energia do processador? Não sabia, essa é novidade pra mim, acho que vou ter que comprar novos livros e estudar um pouco mais para me atualizar no assunto.

      Responder
      • Agnaldo comentou em

        Me desculpe. Foi burrice minha nesse ponto. kkk

        Eu estava dizendo sobre a eficiência energética e posteriormente queria comparar a máxima dissipação térmica gerada nos processadores. Ficou parecendo ser a mesma coisa. Foi um erro ao me expressar mal.

        O que eu quis dizer: Atualmente, os processadores da Intel são mais eficientes no consumo energético (pelo menos as tabelas que eu tenho indicam eles consumindo menos energia em carga e quase a mesma coisa em espera). Os processadores da Intel esquentam menos.

        Talvez eu esteja errado. Pelo testes que vi, acredito que seja isso.

        Responder

Deixe seu comentário