Hardware para iniciantes - Placa de vídeo

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos(as) à mais um vídeo de Hardware para Iniciantes!

Eu creio que o vídeo de hoje seja um dos mais aguardados da série, justamente por tratar de um assunto muito em alta no setor de hardware, as placas de vídeo. Pois bem, primeiramente eu espero que as explicações de hoje atendam sua expectativa e que você aprenda muita coisa nova sobre o assunto.

Neste vídeo eu vou falar sobre os fabricantes e montadoras de placas de vídeo e também sobre a linhas voltadas para games (GeForce e Radeon) ou uso profissional (Quadro e FirePro). Vou explicar um pouco sobre memória gráfica, clock de GPU e outros detalhes importantes para considerar na hora de comprar uma placa de vídeo.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 4 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ogéris comentou em

    Boa noite!
    Ricardo quando você fala que a placa de vídeo integrada pode ser gerenciada pelo chip set norte ou processador no caso das APUS. O que seria essas APUS, pesquisei, mas não esclareceu muito bem?

    Responder
  • Tive uma grande ajuda aqui no site em várias coisas e espero contribuir com o que já presenciei:

    Renderização é feita na maioria dos casos pelo Processador, tecnologias Híbridas que usam ambos ( CPU e GPU) já estão disponível, mas alguns ainda estão em desenvolvimento, precisa analisar a sua aplicação. Digo isso porque já trabalhei com After e Premiere, na hora de visualizar o projeto na timeline usa-se muito mais a GPU e no render o CPU.
    Quanto ao 3Ds Max Maia e outros, dependendo do Render utilizado, mental Ray e V-Ray (que conheço), usam o mesmo princípio do After e Pr, com outros renderizadores como Irey Usam ambos, isso de acordo com colegas que também utilizam e me comentam (não tenho máquina para coisas monstruosas).

    A questão de softs gráficos, não é obrigatório que você adquira uma placa da linha, em questão de orçamento, se não tiver muito pra investir, linha gamer mesmo fara as tarefas, recebi essa dica de um ex-professor que possui Farm Render, segundo ele, possui máquinas com SLI mesmo de GTX.

    Outra dica, a Nvidia é a desenvolvedora do Mental Ray e Iray, além de parcerias com a Adobe e outras empresas, e como comentei acima, pesquise sobre o que você vai utilizar.

    Espero ter comentado com clareza, e agradeço o conteúdo do site, parabéns

    Responder
  • rodrigonsf comentou em

    Ta sendo de muita utilidade suas aulas Ricardo, ta de parabens o seu Blog e espero q vc nn pare nunca de dar essas aulas, tanto de graça quanto as pagas e com certeza eu irei assinar as suas aulas premium ;D, Comprei até seu Ebook, muito bom por sinal

    Responder

Deixe seu comentário