Hardware para iniciantes - Armazenamento

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos(as) à mais um vídeo de Hardware para Iniciantes!

No vídeo de hoje vou falar sobre armazenamento de dados, mas precisamente sobre HDs e SSDs. Ritual básico assim como nos demais vídeos, começarei explicando a função destes componentes e depois vou falar ainda sobre RAID para que você entenda o que é, pra que serve e como funcionam os principais modos de RAID disponíveis atualmente.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Jose Luiz comentou em

    Olá, Ricardo... comprei um SSD da Kingston de 120GB para colocar em um notebook, mas confesso que achava que teria uma velocidade satisfatória na leitura e escrita dos arquivos, mas fiquei um pouco desapontado. Pois, achava eu, que a performance seria muito mesmo superior a um HD comum, como diz na mídia propagandística dos fabricantes. Mas, não consegui sentir muita diferença, apenas uma leve melhora. Coisa parecida também, aconteceu quando adquiri um pendrive 3.0 e usei-o também numa entrada 3.0 para conseguir performance elevada em velocidade de leitura e transferência de arquivos. Mas também não fiquei muito surpreso com a diferença do 2.0, achei que seria muito mais rápido, mas não foi essa impressão que senti, foi apenas uma pequena melhora. Vejo que as indústrias estão fabricando dispositivos mais modernos, mas o que estão melhorando mesmo, são as publicidades deles tentando mostrar um desempenho que às vezes não é tão bom assim, como a mídia de propaganda exalta. Às vezes o jogo de marketing para lançar um produto no mercado, exaltando seu desempenho e velocidade, contradiz e desaponta naquilo que realmente esperamos para nos satisfazer as nossas necessidades, e mais tarde, ficamos acostumados com a nova pequena velocidade de ganho, que acaba gerando a sensação de que a velocidade ficou na mesma. rsrs - Abraços!!

    Responder

Deixe seu comentário