Guia de compras - Monitores

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

O principal detalhe que a maioria dos consumidores leva em consideração na hora de escolher um monitor é o tamanho dele (em polegadas), mas a partir de agora você verá que tamanho nem sempre é o fator mais importante.

Antes de comprar seu próximo monitor é bom fazer algumas perguntas básicas para não errar na escolha, veja as principais:

  1. O monitor será usado para: trabalho, estudo, edição de vídeo, games, apresentações?
  2. Qual a distância entre o monitor e seus olhos?
  3. O monitor vai ser instalado em um suporte? De mesa, de parede?
  4. Que tipos de saídas sua placa e vídeo tem disponível?

E agora é hora de buscar a resposta para tais questões. Vamos expandir um pouco os principais aspectos a serem considerados na hora de comprar um monitor, acompanhe o artigo e boa leitura.

Tamanho da tela

Para escolher um tamanho ideal, é importante saber o uso que o monitor terá e também a distância de instalação dele em relação ao seu campo de visão. Para uso doméstico e para estudo um monitor de 18,5" é suficiente, mas se é para passar 10 horas por dia em frente ao PC um monitor pequeno pode ser muito desconfortável e cansativo.

Para trabalhar com desenvolvimento, design e edição de vídeo, por exemplo, o monitor pode ter entre 23" e 25". Esse tamanho é suficiente para quem fica em média a 50 ou 60 centímetros da tela, pois a essa distância não irá cansar a vista e nem sofrer com o excesso de brilho perto dos olhos.

Para quem curte uma jogatina, monitores a partir de 27" serão os mais indicados, mas cuidado para não ficar muito perto dele e sofrer com problemas de visão. Mantenha-se a no mínimo 50 centímetros da tela, mas preferencialmente use um controle para ficar um pouco mais distante do monitor.

Resolução suportada

Estamos na era do FULL HD e todos tem condição de comprar um monitor que suporte tal resolução, portanto, comprar um monitor que não suporte resoluções Full HD é desperdício de dinheiro atualmente.

Apesar de muito se falar em 4K, hoje, na data em que escrevo este artigo, essa realidade não faz parte da vida de nós brasileiros.

Para quem não conhece, uma resolução Full HD tem 1080 linhas na vertical, então seu monitor deve suportar resoluções de 1920x1080 pixels, por exemplo.

Aspecto da tela

O padrão é a tela ter uma proporção de 16:9, que é o formato widescreen padrão das resoluções como a citada acima. Mas existem no mercado monitores ULTRA WIDE que tem proporção de 21:9, ou seja, tem muito mais largura em relação a altura (2560x1080 pixels na maioria dos casos).

monitor ultra wide

Se você precisa trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo, um monitor ultra wide pode ser uma boa escolha já que a área útil em tela irá permitir mais janelas lado a lado. Para a grande maioria dos usuários o padrão 16:9 é o mais indicado.

Tempo de resposta e taxa de atualização

O tempo de resposta, geralmente medido em ms (milissegundos), é o tempo que o monitor leva para mostrar as imagens. Imagine que sua placa de vídeo já tenha processado uma imagem para ser exibida, porém essa imagem apenas irá aparecer na sua tela após o tempo de resposta, pois o monitor precisa desse tempo para "produzir" tal imagem.

Quanto menor essa taxa melhor será o monitor, principalmente para jogos. A grande maioria dos monitores disponíveis no mercado é de 5ms, mas existem opções (mais caras obviamente) com tempos menores, de 2ms, por exemplo.

Mas tempo de resposta não é tudo, é preciso uma boa taxa de atualização para ter desempenho máximo nos games. A grosso modo falando, a taxa de atualização (media em Hz) é a quantidade de vezes que a tela do monitor é atualizada a cada segundo.

Essa taxa, também chamada de frequência, é indicada nas características de qualquer monitor nas lojas. O padrão são valores entre 60 e 75 Hz (frequência vertical) que servem para a grande massa de usuários, mas, existem os produtos focados no setor "gamer" que oferecem taxas de 120 ou 144 Hz.

Dica de compra: se seu objetivo é trabalhar, estudar e jogar no final de semana, não precisa se preocupar tanto com essas especificações pois a maioria dos produtos no mercado irão atender sua necessidade. Mas, se você é entusiasta em games e quer o que há de melhor, compre um monitor com tempo de resposta de 1 ou 2ms e 120 ou 144 Hz de frequência (vertical) e seja feliz!

Tecnologia IPS

Essa tecnologia permite taxas de atualização maiores, cores mais definidas e um ângulo de visão maior em relação a tela. Na prática isso quer dizer que a transição entre imagens será mais suave, a tonalidade das cores será muito mais "viva" e você poderá olhar para a tela quase paralelamente sem que a imagem fique distorcida ou desfocada.

Para usuários domésticos não há necessidade de escolher um monitor com IPS, mas para trabalhos gráficos ou jogos é uma boa pedida.

Entradas de vídeo

É muito importante que você observe que tipos de conexão de vídeo estão disponíveis no monitor e veja se sua placa de vídeo oferece tais saídas. Os formatos de entrada comuns em monitores são o VGA (antigo e analógico) DVI, HDMI e DisplayPort.

monitor entradas

Apesar de oferecer melhores resoluções e qualidade de vídeo, o DisplayPort ainda não é muito popular, sendo que os mais usados são o HDMI e o DVI. A dica aqui é apenas não comprar monitores que tenham apenas entradas do tipo VGA, pois elas são ultrapassadas para nossa realidade atual.

Funcionalidades

Muitos monitores atuais oferecem recursos e funcionalidades que podem pesar contra ou a favor na hora de fazer sua escolha. Aqui a questão fica muito mais pessoal e vai de cada consumidor optar pelas funções que mais irão lhe auxiliar no dia a dia.

As opções mais comuns são os modos de auto ajuste para leitura, game, filme, e também os perfis de economia de energia. Alguns monitores trazem controles para facilitar a troca desses perfis e que de quebra ainda permitem que você crie suas próprias predefinições.

Um recurso que vale a pena observar é o ANTI REFLEXO. Monitores desse tipo tem a tela mais fosca e não refletem objetos e luminosidade, o que ajuda bastante principalmente se a tela fica próxima a uma janela, porta ou outra fonte de luz, como uma lâmpada, por exemplo.

Furação VESA

Se você pretende instalar o monitor em um suporte de mesa ou de parede que não seja o original do produto, é muito importante observar se ele vem com furação no padrão VESA, que é o padrão utilizado pelos suportes vendidos no mercado atualmente.

suporte monitor

Esse padrão tem ainda algumas variantes que dizem respeito a distância entra os furos na parte traseira do monitor, que podem ser basicamente de 100 mm ou 75 mm. Caso o monitor não tenha a furação e você queira colocá-lo em um suporte será necessário um suporte especial ou algum tipo de adaptador (como a imagem da direita acima).

E assim chegamos ao final de mais um guia de compras, espero que este artigo seja útil pra você. Obrigado por ter lido até aqui, e se quiser deixar uma opinião ou sugestão basta comentar logo abaixo.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 2 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Andre comentou em

    Obrigado por postar esse Guia de Compra que eu pedi. Parabéns pelo blog, esse espaço que você da para os comentários é bom, mais o que é diferencial é você realmente da valor aos comentários e ler, e tomar em pratica, assim o site só tem a melhorar.
    Parabéns belo Artigo.

    Responder
  • den7 comentou em

    Parabéns Ricardo, como sempre artigos muito úteis para sanar dúvidas importantes na hora de efetuar uma compra. Continue assim
    Um abraço

    Responder

Deixe seu comentário