Fonte modular - O que é e quais as vantagens

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

A fonte de alimentação é peça crucial na montagem de um PC, e justamente por isso deve-se fazer uma boa escolha para não se arrepender depois. Já ensinei como fazer o cálculo da potência necessária para alimentar todos os componentes do computador, mas isso não é tudo.

Na hora de escolher a fonte de alimentação, podemos optar por uma fonte normal ou modular. Na verdade no quesito eficiência e performance não há diferença entres estes modelos, mas a grande sacada está no quesito organização e circulação de ar no interior do gabinte.

Isso ocorre pois a fonte normal já vem com toda fiação embutida, e não há possibilidade de remoção dos cabos que não serão utilizados no computador.

fonte normal

Desta forma, se você tiver somente 1 HD e 1 DVD, você vai utilizar um dos cabos e os demais ficarão ocupando espaço e atrapalhando a circulação de ar no gabinite, pois utilidade não há para eles.

Já com as fontes modulares a conversa muda um pouco, pois elas tem slots para plugar os cabos conforme sua necessidade, evitando assim que se forme um aglomerado de fios dentro do PC.

fonte modular

Algumas fontes modulares oferecem a possibilidade de desconectar até mesmo o cabo principal de alimentação da placa mãe, enquanto outras tem este cabo fixo como nos demais modelos de fontes, ficando opcionais somente as conexões dos demais itens.

Prós e contras da fonte modular

As duas principais vantagens estão na organização e também na melhora da ventilação interna, auxiliando assim na redução da temperatura de operação dos componentes.

A desvantagem é que ela é um pouco mais cara que as fontes normais, em torno de 15 a 20%. Mas este é um valor que compensa só pelo fato de não ter aquele monte de fios soltos dentro do gabinte juntando poeira.

E você, qual fonte vai escolher para seu próximo PC?

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 17 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Daniel Wasem comentou em

    Boa Tarde Amigo,

    Interessante seu topico! Me ajuda num caso, uma corsair 750w modular, toca um AMD X8 8320 + uma GTX 470??

    obrigado

    Responder
  • reinaldoto comentou em

    mim tira a duvida por favor fonte modular é sempre fonte real.

    fonte normal que refere o post e fonte genérica.

    Responder
    • Uma coisa não implica outra, pode haver (é difícil) fonte modular que não seja falsa real assim com há inúmeras fontes reais que não são modulares.

      Dica: "mim tira...", "mim ajuda..." são expressões inexistentes em nosso idioma, o correto é "me tira..." "me ajuda..."

      Responder
    • Hugo Sartori comentou em

      Na verdade acho que não, exitem fontes excelentes com as da Corsair que são normais (não modulares).

      Responder
  • wagner fenix comentou em

    ola boa noite adorei seu post..to com a seguinte duvida eu tava com uma fonte de 600 watts real da wisecase...so q ela nao aquentou tocar um amd fx6100 e um placa hd 6870, qual fonte vc me recomenda??

    Responder
    • Marcos comentou em

      Se puder pegar uma "Sapphire 625w Modular" é a melhor opção, se não encontrar te recomento a "Corsair GS600w", ou uma "Seasonic 620w" ou a Antec 620W.

      Lembrando que qualquer uma delas leva seu PC com o pé nas costas, eu te aconselho a pedir ajuda no fórum do clube do hardware.

      Não querendo desmerecer o lindo trabalho deste site mas lá se terá uma ajuda ainda mais especializada e com mais resultados.

      A marca wisecase não está entre as mais indicadas, a fonte é quem alimenta todos os componentes de uma máquina logo economizar nela é um erro enorme.

      Eu comprei uma fonte a poucos dias uma corsair GS600w usada... isso mesmo usada. Paguei R$230,00 ela só peca por não ser modular mas cumpre muito bem seu papel é super silenciosa.

      Comprei de uma pessoa na minha cidade, santo andré, e como percebi que se tratava de apenas uma troca de upgrade os itens comprados estão em ótimo estado de conservação.

      Em breve vou comprar uma GTX 660 2GB e colocar nessa máquina de games. Montei a maquina completa apenas por R$1600,00 com uma VGA de 2GB (nova), gabinete (novo), placa mãe (nova). E um i5 2300 + 8GB de memória + HD 320 WD.

      Esse é meu segundo PC em casa e portanto não fiz questão de comprar tudo novo.

      O segredo na hora de montar um PC é montar uma máquina com possibilidade de upgrade.

      Responder
  • Daniel comentou em

    Muito Bom seu site ; vou terminar meu curso de Hardware mês que vem no Senac , lógico que não vou ficar só nessa profissão , pretendo fazer outro curso no Senac ou Senai ;

    Parabéns !

    Responder
  • allangazon comentou em

    Ricardo Parabéns pelos seus posts

    Mais um coisa, eu quero começar a estudar sobre montagem e manutenção de micro de mesa e notebooks pelo seu site.

    Você poderia me indicar qual a ordem devo começar para não perde nada

    Obrigado

    Responder
  • evertonlemos6 comentou em

    Muito Bom seu post sobre isso. Eu não tinha conhecimento sobre isso, mas por sorte do destino eu escolhi uma fonte modular, mesmo sem saber a diferença entre elas.

    Responder
  • A minha duvida com as fontes Modulares é qual posição deixar ela, pois eu tenho uma que tem um fan no cooler e acho bonito deixar ela com o cooler virado para cima porque da aquele destaque de luz vermelha dentro do gabinete . Mas não sei se é a posição correta.
    O Modelo da minha fonte é esse ( Fonte Ocz Fatal1ty 550w Modular Gaming ).

    Responder
      • Andrey comentou em

        Olá Ricardo! Eu vou ter que descordar dessa afirmativa da posição da fonte. Temos vários gabinetes que o encaixe da fonte fica na parte inferior, então colocar a fonte com o cooler para baixo está sufocando ela. O correto seria deixa-la invertida, para uma melhor circulação de ar.

        Responder
        • Gabinetes com encaixe para fonte no piso tem furação em forma de grade para permitir a ventilação, fazendo com que a fonte pegue ar frio externo para melhor performance térmica.

          Responder
          • Andrey comentou em

            Sim, mas já peguei uns 2 modelos de gabinete da cooler master que não haviam essa furação na parte inferior, e onde eram localizadas as furações dos parafusos traseiros tinham a opção de inverter a fonte, logo que se não houvesse essa opção seria impossível coloca-la invertida. Mas claro isso pode ser uma exceção, mas como eu já vi eu acho incorreto a afirmativa de o cooler "sempre" estar para baixo.

Deixe seu comentário