O que o fim do Windows XP significa para os técnicos?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Outro dia recebi um email através do site de um leitor dizendo o seguinte:

Ricardo, com o fim do suporte para o Windows XP agora em abril, eu preciso saber instalar, configurar e ter o CD do próprio em mãos? Pergunto pois vou começar meu curso de hardware este mês.

Percebi com isso, que não só a pessoa que mandou o email, mas muitos outros profissionais da área tem o pensamento muito semelhante quando o assunto é o encerramento da vida útil de um sistema operacional: se o fabricante encerrou o suporte oficial, eu também não preciso mais oferecer suporte.

Minha opinião sobre o fim do Windows XP

Mas eu discordo totalmente desta lógica, e acredito que o aspecto básico para oferecer ou não assistência para um determinado sistema está na quantidade de pessoas que usam tal sistema. O XP, por exemplo, ainda é usado por cerca de 40% dos computadores corporativos ao redor do mundo (segundo pesquisas divulgadas na internet).

logo xpInúmeros computadores de clientes meus ainda tem o Windows XP instalado, e não há possibilidade de mudar isso pois são máquinas que não atendem os requisitos para outro SO. Nas empresas que eu atendo, o percentual de máquinas com XP é maior que 50%. Dezenas de aplicativos usados por escritórios de contabilidade e departamentos financeiros SOMENTE rodam corretamente no XP, graças a programadores que abandonam projetos nas mãos de clientes.

Então vamos inverter um pouco a pergunta: Quantos clientes seus ainda tem o Windows XP instalado?

Enquanto sua resposta for um número maior que ZERO, você tem sim que saber instalar, configurar e dar suporte para o sistema, indiferente se o desenvolvedor do SO ainda oferece suporte oficial ou não.

O que é o suporte oficial

O suporte oferecido pelo "fabricante" nada mais é que atualizações e correções para problemas que vão sendo descobertos com o passar do tempo e com o surgimento de novas tecnologias no mercado. Quando um fabricante anuncia que não irá mais dar suporte para um produto, quer dizer que ele vai parar de produzir atualizações e melhorias para o sistema.

Tudo que já foi feito e disponibilizado continua valendo, só muda daqui pra frente. No caso do Windows XP, por exemplo, todas as atualizações que já foram disponibilizadas pela Microsoft vão continuar disponíveis para quem usa o sistema (ao menos foi assim no Windows 98).

Por falar em Windows 98, você lembra quando a MS encerrou o suporte dele? A história vai repetir-se agora com o XP e ainda veremos ele nas máquinas por longos anos a partir de abril de 2014!

Resumindo

Então para responder a pergunta do título: O que o fim do XP significa para os técnicos?

Não significa nada, tudo continua exatamente como era antes, ao menos enquanto você tiver clientes com ele instalado.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 8 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Eu trabalho com informática em geral a mais de 20 anos. Já passei pelo MS-DOS, Windows 3,11, Windows NT, Windows 95, Windows 98, ME, 2000, XP, Vista, Seven e agora, 8 e 8.1. E é sempre a mesma coisa, o usuário dizendo que não gostam do novo SO e o técnico dizendo que não presta mais suporte aos SO ultrapassados.

    Como o Ricardo disse, essa mudança na verdade não devia significar nada para o técnico, pois como o Nelito disse, tem muitos computadores que iram permanecer com o XP até o fim da sua vida(do computador).

    Essa notícia bombástica é comercial, tem a intenção de fazer um alarde para que o usuário queira mudar de SO e para isso, além de comprar um novo software, fazer o upgrade da sua máquina, fazendo a industria de TI se movimentar.

    Ou seja, não existe fim de nada, existe a oferta de outros softwares. Veja:

    Microsoft lançará novo Windows 9 em abril de 2015
    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/microsoft-lancara-novo-windows-9-em-abril-de-2015-afirma-site.html

    Responder
    • Gerlann Rodrigues comentou em

      Você foi bem coerente em sua palavras... Nao podemos deixar de citar que seu ciclo esta chegando ao fim, mas
      como vc mesmo disse e concordo; tem muitos pcs que ficaram com o xp pro pra sempre.

      Responder
  • Gerlann Rodrigues comentou em

    Ta na hora de atualizar né?! na verdade o xp foi bom, legal, excelente... Mas seu ciclo de vida chegou ao fim.

    Responder
  • Bom, na minha opinião acho que tudo tem seu "tempo de vida" e assim foi com o Windows XP, um excelente sistema operacional e talvez o melhor e mais estável já lançado pela microsoft no entanto já ultrapassado pelas novas tecnologias.

    E na minha humilde opinião escolheu TI como profissão, vai estudar para o resto da vida :)

    Responder
  • Beth Terra comentou em

    Parabéns, Ricardo!
    Ainda bem que existem pessoas como você no mundo. Boa sorte sempre.

    Responder
  • Nelito Zangui comentou em

    As vezes, a forma como uma notícia é difundida causa grande ou menor impacto. E no caso da notícia que anunciava o "FIM" do Windows XP foi passada de forma não muito cuidada. Por isso é que muitos estão tão se preocupando em saber se compram novos computadores ou se fazem upgrades. A verdade é que, como o Ricardo frizou, ainda teremos o XP por muito tempo, pelo facto de ser, na minha opinião, um dos melhores produtos da Microsoft e ser ainda a menina dos olhos de muitas organizações. Bem tido Ricardo. Um abraço! E parabéns pelo novo tema.

    Responder
  • Carlos Rocha comentou em

    Totalmente de acordo, com a resposta Ricardo. Trabalho com suporte técnico há mais de cinco anos e ainda hoje de vez em quando acho alguém que usa windows 98... acontecerá o mesmo com o xp.

    Responder

Deixe seu comentário