Ferramentas essenciais para um técnico em hardware

Atendendo a diversos pedidos que recebi por e-mail, vou listar para vocês as ferramentas básicas que você precisa ter para trabalhar como técnico em hardware, prestando assistência técnica em equipamentos de informática. Lógico que esta lista pode mudar dependendo do serviço que você presta, mas num geral serve para todos os técnicos. Clique nas imagens para ampliar.

1 - Chaves de fenda e philips são a base de tudo, servem para abrir praticamente qualquer computador. É importante ter chaves de vários tamanhos para o caso de ter parafusos fora dos padrões normais de um PC. Chaves do tipo catraca (à sua esquerda) e torx também são usadas com alguma frequência.

chave fenda e philips

2 - Chaves do tipo "cotoco" são úteis em lugares que é necessário fazer bastante força para soltar algum parafuso. Chaves de precisão são fundamentais para abrir notebooks e netbooks.

chave precisao e cotoco

3 - Pinças, pegadores e porta trecos para pegar parafusos e guardar pequenas peças para evitar o estravio das mesmas. Algumas vezes é necessário uma pinça para retirar sujeira dos cantos do gabinete.

porta trecos e pincas

4 - Tesoura, estilete e alicates para cortar presilhas ou abraçadeiras plásticas. O alicate de bico é útil para encaixar conectores e pequenos jumpers.

tesoura estilete alicate

5 - Pincéis e escova de dente de cerdas macias para limpeza de componentes.

pincel e escova

6 - Pulseira anti-estática para evitar danos em componentes ao manuseá-los

pulseira anti estatica

7 - Multímetro digital para testar fontes e outros componentes eletrônicos. Importante também para testar a tensão de entrada e saída de nobreaks, estabilizadores e tomadas. Clique aqui e aprenda usar um multímetro.

multimetro

8 - Ferro de solda, estanho e sugador para reparos e trocas de componentes eletrônicos.

ferro solda e sugador

9 - Pistola de cola quente para colar peças plásticas quando rompidas ou abertas para consertos (fonte de notebook por exemplo).

pistola cola quente

10 - Alicate de crimpar, cabo e conector RJ45 para montagem de redes cabeadas.

alicate e cabo rj45

11 - Álcool isopropílico e limpa contato para limpeza de placas e componentes eletrônicos. O álcool é usado geralmente para remoção de pasta térmica ressecada do processador.

alcool e limpa contato

12 - Pasta térmica para melhorar a dissipação térmica do processador. Recomenda-se troca a pasta térmica do processador a cada 10 meses.

pasta termica

13 - Baterias modelo 2032 para placa mãe. Geralmente substituída a cada 2 ou 3 anos.

bateria bios

14 - Abraçadeiras plásticas (ou presílhas) para organizar os cabos de energia da fonte e tamém outros fios que ficam soltos dentro do gabinete. Isso melhora a circulação de ar no computador, diminuindo assim a temperatura interna do mesmo.

abracadeira plastica

15 - Estojo organizador para guardar todos os CDs e DVDs de instalção usados no seu dia-a-dia (Windows XP, Windows 7, Ubuntu).

estojo para cds

16 - HD externo, pendrive e testador de portas USB, fundamentais para levar os programas essenciais para instalar nos computadores, bem como um kit de portables para fazer limpeza e otimização além é claro do famoso backup que sempre é necessário. Já o testador é ítem básico para evitar a queimas de pendrives em portas USB mal conectadas.

hd externo pendrive e testador usb

17 - Agora é só juntar tudo dentro de uma caixa de ferramentas...

maleta aberta

18 - E está tudo pronto para ir atender seus clientes.

maleta fechada

Estas são as ferramentas que eu uso atualmente, não quer dizer que você precise ter todas elas, e também não quer dizer que você não possa ter mais ferramentas do que as apresentadas neste post. Vai da necessidade de cada técnico.

Este post levou mais de 2 horas para ser produzido, será que você pode "perder" 1 minuto e compartilhar ele em uma rede social?
Gostou do post? Agradeça o autor compartilhando nas redes sociais:

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 194 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Ademilde Fernandes da Silva comentou em

    Agora com todas essas informações, tenho certeza de que já posso começar meu próprio negócio.Obrigada!

    Responder
  • Augusto Zago comentou em

    estou quase que para começar uma assistencia tecnica e essas dicas foram de suma importancia,muito bom ta de parabens e com certeza vai ajudar muita gente!.

    Responder
  • Jonatan Caetano comentou em

    Me ajudou a iniciar meu negocio, pois não tinha encontrado dicas melhores....
    Montei meu Kit exatamente como o seu, e ainda não tive a necessidade de incrementar muita coisa, elem de itens que gastem mesmo, como presilhas, pasta term., estanho etc...
    Qdo tenho duvidas, a maioria tiro aqui no site mesmo.

    Ricardo, só queria mais uma coisa, vc tem alguma dica de divulgação de serviço, pois não tenho um estabelicimento padrão, então atendo só na região, entregando cartões de visitas e colando banners em sufite nos postes (Oque eu acho que não é legal)

    Responder
  • Kelton Lima comentou em

    Muito legal!

    Quando comecei a trabalhar como técnico tinha algumas dúvidas sobre quais materiais me ajudariam, tive que aprender na marra!!
    Isso vai ajudar muita gente.

    Responder
  • Anderson Souza comentou em

    Ótimo post. Estou começando a empreender na área e me ajudou muito para adquirir o básico necessário para dar início!

    Responder
  • Arlei Bastos comentou em

    Era isto que eu estava procurando, obrigado! Vou colocar nos favoritos até comprar todos os ítens!

    Responder
  • Iury comentou em

    Esse post tirou TOOOOOOOOODAS as minhas dúvidas, seu post é o melhor que já vi na internet, seu site é rei.

    Responder
  • José Luiz comentou em

    Olá, Ricardo...
    Você conhece algum Blog de Informática com conteúdo postados diariamente que aborda assuntos da área técnica de informática a fundo em área de oficina (bancada) - assuntos ligados diretamente à área informática/eletrônica (desktoo - laptop - redes - manutenção de motherboards - fontes, etc) - Obrigado!

    Responder
    • Dificilmente você encontra um único site que tenha tudo que você procura. O negócio é ir incrementando sua lista de favoritos sempre que um site interessante for encontrado, eu estou há 5 anos fazendo minha lista de favoritos e sempre tem coisa nova pra add

      Responder
  • Rafael Souza comentou em

    Gostei muito vou começa a fazer um curso nessa área e vi que precisarei compra varios itens mais todos importantes se vc for fazer um serviço longe de casa ai fica dificil para voltar e pegar algo que não levou e preciso ter tudo em mãos gostei.

    Responder
  • thiago ferreira comentou em

    cara muito bacana isto meu amigo, mas você poderia informar o custo de tode este material, pois prentendo iniciar na area para complementar minha renda, a principio trabalho nos fins de semana atendendo em casa, agradeço a atenção.

    Responder
  • Felipe comentou em

    Concordo com o Michel uma fonte e um drive de CD/DVD externo é sempre bom ter na hora, e mais alguns cabos do tipo VGA, cabo de força padrão novo e velho (um de cada). Pois muitas vezes tive que voltar e pegar os cabos pra fazer algum teste já que o cliente perdeu o cabo ou coisa parecida.

    E agradeço ao post do Ricardo muito bem elaborado, o site e o conteúdo muito bem feito.

    Responder
  • Nilsinho comentou em

    O parabenizo por estas informações passadas aos técnicos. Eu estou começando a trabalhar na área e foi de suma importância esses dados. abçs

    Responder
  • alexandro rodrigues comentou em

    gostei muito parabens.... gostaria de saber em dinheiro para ter essas ferramentas ... obrigado

    Responder
  • daiana moura comentou em

    muito bom gostei bastante e vai ser daqui que vou comprar minhas ferramentas pois iniciei um curso agora e ja quero me profissionalizar

    Responder
  • ÓTIMO POST ..

    gostaria de um site para compra de uma maleta com a maioria dos itens que v mostrou ... só encontrei ou só chaves ... ou só para redes ...

    saberia como comprar uma maleta completa que nem essa ? tirando os dvds e pendrive HD externo ... cola quente e pinceis ?

    Responder
  • Milton Ferreira comentou em

    Primeiramente so tenho a agradecer as informações que a neste site que são de uma importancia muito grande, meus parabéns mesmo. site e 100%

    Responder
  • Victor Cordeiro comentou em

    Parabéns pelo post, estou iniciando na carreira e está sendo ótimo.

    Vou confessar que são sabia muito bem as ferramentas que iria necessitar, mas agora ficou fácil!!!

    Parabéns mais uma vez.

    Responder
  • junior comentou em

    È bom saber que tem pessoas que não se importam em perder 2 horas para uma montagem como esta. Ficou ótimo e com certeza vai ajudar muitas pessoas, como ajudou a mim. Ex: Eu não sabia que existe testador para portas usb.
    Mesmo para um técnico experiênte, isso dá uma balançada para que ele se organize melhor.
    Muito obrigado.

    Responder
  • Ederson comentou em

    Grande trabalho explicando qual tipo de ferramentas devemos usar, é de suma importância, principalmente para aqueles que estão começando na área..
    Meus Parabéns! Obtive informações muito precisar e coesas, além de todas essas ferramentas serem indispensáveis!
    Não tiraria e nem colocaria nada, excelente lista e um grande post! Abraço.

    Responder
  • Antonio Ronaldo de Souza comentou em

    Parabéns pelo seu post,a maior virtude de um ser humano e compartilhar o seu conhecimento em prol do crescimento de outros.

    Responder
  • Este post é um deleite para quem presta serviços de manutenção. Estou pensando em montar um espaço para prestar um serviço mais adequado e gostaria de achar tudo isso em um só local... vou sair comprando o que falta aqui assim que puder, e obrigado.

    Responder
  • Róbison Gomes comentou em

    Boa Noite Ricardo.

    Muito boa essas informações sobre ferramemtas de manuntência de notes. Com certeza, essas duas horas foram fundamentais para auxiliar muitos leitores. Além das boas informações seu argumento final para que se dedicassem um tempo para comentar essa publicação também foi excelemente!!

    Responder
  • Diorgenes B. Macedo comentou em

    Muito interessante a forma de exposição e organização do assunto e as ilustrações também. Fiquei até com um pingo de inveja, pois desejo ter todas essas peças com a maleta por mais que não preciso de todas elas agora. Post nota 10.

    Responder
  • Valdir Hespanhol comentou em

    Amigo post muito bem feito, está de parabéns. Estou lendo os materiais no seu site pois há algum tempo atrás já trabalhei como técnico autônomo, e agora a necessidade de trabalhar assim denovo voltou e estou me orientando a partir do seus posts, pois são bem completos e detalhados. Está de parabéns!

    Responder
  • Cesar Rodrigues Ueler comentou em

    Excelente artigo, trabalho com manutenção e fiquei bastante satisfeito com o artigo parabéns!!!Deixo aqui o meu muito obrigado, e precisamos mais de pessoas como vç que divide o que sabe . Um abraço Cesar - UELER INFORMÁTICA

    Responder
  • Eduardo comentou em

    Olá este post foi de grande utilidade, pois estou entrando na área de suporte em redes.
    O site ja estar nos favoritos.... Grande abraço
    Eduardo.

    Responder
  • Jader comentou em

    E ae cara, parabéns .. sou novo no ramo .. mas seria legal se vc colocasse o site para compras dessas coisas .. valeu

    Responder
  • Fred Freitas comentou em

    Parabéns pelo post, sou Técnico em Informática tbm e gostei muito do seu post, caso precise de alguma ajuda que esteja ao meu alcance, podendo ajudar estarei a disposição... Abraços!!!

    Responder
  • Levi Mendes comentou em

    Muito bom cara, você deixou tudo muito bem claro. Por que tem gente que quer iniciar na area e também deu pra "relembrar" o que tem que comprar pra na hora do aperto. Eu por exemplo não conhecia o testador de USB.

    Só faltou o link do compartilhar ou curtir do face e das outras redes sociais. ^^

    Valeu e parabéns

    Responder
  • Claudio de Oliveira comentou em

    Parabéns, pelo site, muito bom. Os posts são de excelente qualidade e estão tirando muitas duvidas minhas

    Responder
  • Ulisses monteiro comentou em

    Belissimo artigo nota 1000 .. gostei muiito ... ajuda bastante ....... muiito obrigado' ...'
    detalhe: só faltou o cartão de visita rsrsrs .. brincando'...'
    gostei ... voc deve ser um bom tecnico' .. abraços

    Responder
  • helderrodolfo comentou em

    Pode incluir
    01 Fonte ATX de 24 pinos,
    01 memória DDR, DDR2 e DDR3 seria muito util para um diagnostico no local caso desconfie destes itens.
    01 fita isolante
    01 borracha escolar para limpeza de memórias e placas

    Responder
  • Pablo Alves comentou em

    Simplismente perfeito o post. eu estava tentando abrir o meu gabinet mas encontrei um tipo de parafuso que nunca vi na vida e fiz uma busca grande para descobrir qual chave era necessária para retirar e quais ferramentas são mais utilizadas por um técnico em informática.seu artigo ajudou e muito a acabar com minhas dúvidas e finalmente posso fazer meus trabalhos mais tranquilamente no futuro.obrigado o/

    Responder
  • márcio comentou em

    Párabéns Ricardo , seu site é muito bom e suas vídeo aulas me ajudou bastante a dar um grau no meu pc. obrigado carinha...

    Responder
  • José Martins comentou em

    eu sou iniciante e gostaria de ajuda,como corrigir erros do windwos win7 e xp, tela zul errro cab. corrupido e gostei dos seu videos muito legal obrigado pela as ajuda que deus abençõe ok.para todos que gosta de ajudar

    Responder
  • Adilson de Andrade comentou em

    Boa noite Ricardo!
    Antes de mais nada parabens pelo trabalho!
    Também gosto muito de infomática e venho trabalhando na areas de impressora a mais de dois anos, mas sempre tive muita vontade de dar manutenção em pcs.
    Quando posso dentro de minhas limitações ajudo alguém conhecido,amigo,pois não disponho ainda de algumas "ferramentas" tipo,placas de videos,audios,redes,mães e etc...
    Será que existe placas de cada uma das quais eu citei que eu podria adquirir e ser compativeis com prossedadores e coisa do tipo pra que eu possa fazer um diagnostico mais confiavel por assim dizer,vc poderia me dar algumas dicas por favor.
    Mais uma vez parabéns e mjuito obrigado pela atenção!
    At, adilson

    Responder
    • Placas para teste são totalmente dispensáveis para quem está começando, preocupe-se em prestar um bom serviço começando pelo básico, com o tempo você vai ampliando seu leque de serviços e opções.

      Responder
  • Marcos Tadeu comentou em

    Obrigado, estou começando no ramo de Help Desk e esta informação me foi muito útil. Valeu!!!!

    Responder
  • Roberto comentou em

    valeu por compartilhar esta informação eu estou iniciando nessa area de munutenção de computadores ja tenho um avançado conhecimento na area e agora estou mi proficializando obgd

    Responder
  • Danilo José comentou em

    Muito Bom esse tutorial de ferramentas util para o dia-a-dia de todos os tecnicos em manutenção :D, Obrigado por ter postado, vai ajudar muitos

    Responder
  • Neemias comentou em

    Cara muito bom, eu estou começando nesse enorme e variavel ramo de hardware, achei esse post muito util, obrigado!

    Responder
  • CLAUDIO DIEGO comentou em

    Parabéns pelos posts.

    Procurei aqui algum falando sobre ferramentas do Hirens, mostrando as principais funções e não achei. Tem?

    Amo essa área de manutenção...rs

    Responder
  • João VIctor comentou em

    Nossa isso é muito bom, aprendendo muito mais. Podemos ver que detalhes simples melhora muitas coisas :)

    Responder
  • Bruno comentou em

    Não sei nem como agradecer;quero dizer obrigado por ser direto e não ficar de rodeios´;por descrever exatamente o que estamos precisando e procurando; e por ilustrar; o que facilita no conhecimento de certas ferramentes e produtos que antes eu que sou leigo não conhecia.
    Parabéns e espero que continuem assim para que esse site não seja apenas um site e sim o site.
    Muito Obrigado!
    E um Grande abraço amigo,com certeza até a próxima!

    Responder
  • Thiago comentou em

    Tenho algumas das ferramentas, para o pessoal que se interessar em comprar na internet podem encontra na kabum kit de 7 15 a 30 peças a venda.

    Responder
  • Armando Lins comentou em

    Caro companheiro de profissão Ricardo Bernardi, você ilustrou corretamente todos as ferramentas necessárias.
    Tenho exatamente todas mencionadas aqui, sem exceção. Mas para enriquecer sua ilustração, caso pensem em ter um laboratório bem equipado, um KVR com saída para 04 pcs (04 pcs ligados a um único monitor) e um Dock Station (para Hds de 3/5 e 2/5 polegadas)são bem vindos. Um grande abraço e sucesso amigo!

    Responder
  • Vanderson comentou em

    Parabéns ,pelo post. Trabalho a dsde 1998 com manutenção de computadores e mais de 08 anos no seguimento de Segurança eletronica sistemas de CFTV. Continue assim seu post é Fantastico.

    Responder
  • Rita comentou em

    Valeu por este post. Estou começando no ramo agora e não tinha ideia de tudo que iria precisar. Você me ajudou muito.

    Responder
  • pLINIO comentou em

    Ola roberto , to fazendo um curso tecnico de info aqui em foprtaleza, ainda nao sei bem em q area da informaticca qro trabalhar, mas ja que voce disse q levou 2 horas pra esccrever e q nao custa um minuto meu to deixando o comentario, hehehe tenho algumas dessas ferramentas e gostei muito do seu post sobre 5 maneiras de ganahr dinheiro mas isso tudo é um poco trabalhoso hehe qro dizer, como eu vou fazer propagando, aqui tem tanta gente fazendo manutenção, devo praticar preços abaixo do mercado pra ganahr algo§§

    Responder
  • oliver comentou em

    Cara esse post foi o mais completo que achei pela net, sempre trabalhei consertanto pc's de amigos e nunca cobrei nada,agora criei vergonha na cara e comprei ferramentas que necessito como no seu post e vou começar a cobrar pelo meu serviço.
    Como eu gostaria de trabalhar por conta propria!
    Trabalhar so pra mim....
    Ainda chego la!!!

    Responder
  • Diego Domingos comentou em

    Cara ! Muitoo obrigado, estava mesmo precisando saber quais eram as ferramentas essenciais para hardware, pois daqui a poucos tempo precisarei de tudo isso , vlw cara , era tudo que eu queria ... MEUS PARABENS pelo post =D ...

    Responder
  • Vinicius comentou em

    Parabéns pelo trabalho. Talvez seja o melhor site que já entrei de info, muuuito bem organizado!

    Continue com o trabalho.

    Thanks

    Responder
  • Rubens comentou em

    Ricardo Estou Concluindo Um Curso De TI, e Queria Saber Como Montar Uma Micro Empresa. Em Relação A Manutenção de Micro.
    O Que Devo Saber E Como Começar ?
    Espero Que Responda Meu Comentário e Muito Obrigado.

    Responder
  • Jose Luiz comentou em

    Olá! Execelente post... para complementar, achei uma maleta desta numa loja de artigos especializados para pesca.
    Abraços!

    Responder
  • Wellington Forte comentou em

    Parabens, pois tem muitos iniciantes que querem saber o que ter em mãos para trabalhar como TI,quero também dar os parabéns pelo o Blog, eu mesmo não sabia de sua existencia mais vou passar adiante e fazer todas as divulgações possives,

    Responder
  • james comentou em

    Estou navegando no site pela primeira vez, gostei muito dos artigos que li, são muito bons e claros. Parabéns aos desenvolvedores e colaboradores.

    Responder
  • Jean comentou em

    Muito Obrigado Ricardo, a toda essa ajuda que você dá a todos nós. Tá de parabéns. Que dicas você poderia dar a nós que estamos começando nessa área?

    Responder
  • Douglas comentou em

    mto bom esse artigo, parabéns mesmo fico muito grato por vc dedicar seu tempo em compartilhar seus conhecimentos.

    Responder
  • Davi comentou em

    legal mano, gostei, eu to nessa área a uns quatro anos, tinha feito um curso na micro rio, agora to fazendo um tecnico de manutenção e suporte em informática, la no senac rio, e realmente essas ferramentas ae eu tenho algumas, mas precisos de outras, esse kit todo, você gastou quanto?

    Responder
  • Naldo Lube comentou em

    Ricardo excelente postagem eu fiz curso de montagem e manutenção de computadores por mais de 3 anos e mudei três vezes de local e em nenhum deles falava das ferramentas básicas.
    Vlw

    Responder
    • Existem coisas Naldo que curso nenhum irá lhe ensinar, porém essa não deveria ser uma delas. Na escola onde eu trabalhava o aluno de hardware ganha de brinde uma pequena maleta para inciar seus trabalhos no ramo.

      Responder
  • Camilla Oliveira comentou em

    Boa noite, Ricardo! Sempre leio seus artigos. Site muito bom e didático. Adorei este em especial, bem explicado e ilustrado. Parabéns!

    Responder
  • Ogéris comentou em

    Muito bom o seu post. Também sou técnico em manutenção e uso algumas dessas ferramentas que são muito essenciais mesmo, parabéns.

    Responder
  • Agostinho comentou em

    Muito obrigado por todo o apoio e ajudas dadas, estou adorando o teu blog. Parabéns e contamos contigo. Obrigado

    Responder
  • Shaul Kadosh comentou em

    Um minuto é pouco para agradecer a tão importante ajuda que vc nos oferece de graça!Faço votos que em breve vc viva somente do que vc faz melhor.

    Responder
  • Carlos Fernando comentou em

    gostaria de saber onde vende pasta térmica na internet pq aqui na cidade vende isso não.

    Responder
  • Daniel comentou em

    Olá , meu nome é Daniel e tenho 13 anos , estou fazendo curso de Hardware , quero ser técnico e sei que para ser é nescessário ter quase todos esses materias , vou pesquisar os melhores preços , comprar , e mais pra frente quanto , virar um técnico de verdade ^^ vlw pela dica.

    Responder
  • Wilhiams comentou em

    Muito Bom mostrou de forma clara como devemos nos preparar para executar um bom serviço. Espero que possamos ter mais dicas muito boas como essas.

    Responder
  • Maycon comentou em

    Nossa, otimo post, parabéns por compartilhar essas informações conosco.
    Adorei como organizou suas ferramentas.
    Organização é tudo... tudo fica muito mais facil e bonito quando se esta organizado igual os sistes :)

    Responder
  • Emerson comentou em

    Paraben pelo sit muito bom visto com frequencia adoro suas dicas,
    boa sorte tudo de bom ai no trabalho.

    Responder
  • Bruno comentou em

    Olá, venho acompanhando seu site faz um mês, e é ótimo. Mas tenho uma dúvida, tenho vontade de trabalhar como técnico de informática, tenho um conhecimento intermediário e sempre estou me atualizando sobre informática. A dúvida é a seguinte, compensa comprar um hd externo de 320 gb ou um de 640 gb para tirar backup dos pcs dos clientes ?

    Responder
    • rodrigo alves comentou em

      olá Bruno , uma dica é : com o hd por exemplo 320gb , além de muitos aplicativos portateis para backup e manutençào verifição , vc tbm poderar criar nele uma pasta para amarzenar uma lista de drivers dos pcs de clientes , eu faço isso em meu hd tenho uma pasta so para isso , cada pc que eu pego tiro uma copia dos drivers e quardo nessa pasta com nome de drivers , ex: som,audio,video,lan,internet ect.. e cada um destes pc com seus respectivos drivers tem uma sub pasta ,, se eu pego um not toshiba numero tal , a sub pasta sera o nome do modelo e marca do pc , e nesta sub pasta terá os drivers , assim com o passar do tempo vc terá uma pasta com varias subpastas de drivers de varios pc diferente sendo desktop e laptop , e caso queira vc tbm pode salva em cada sub pasta anotaçoes feitos no notepad , para vc ter uma referencia futuramente do pc que vc trabalhou , e assim vai indo no final das contas vc passa ter uma especie de encyclopedia de drivers variados sem a necessidade de ter que ficar correndo atraz deles na net , bom é isso ai , fica a dica , no do mais abraço e na Paz ..

      PS: para copiar esses drivers , eu faço assim : uso o driverback 2.0.0 uma versão portable , salvei o zip em uma pasta que criei no hs externo com o nome drivers de descompactei dentro nela assim tenho o zip e uma pasta driverbackup nesta pasta com nome drivers , apartir dai todo pc que pego crio nesta pasta drivers uma subpasta com o nome e modelo do pc e geraldo mente salvo tbm uma anotacao que faço no notepad , isso quando axo necessario , feito isso , 2 cliks no driverback executo o aplicativo e procedo com o backup dos drivers , como um pc tem varios drivers , cam, printer e outros programas , eu marco no aplicativo para fazer o backup so dos drivers necessarios para mim , audio,video , net etc... e coloco para salvar na subpasta que criei com o modelo do pc ,no caso o notepad vc anota informacoes gerais do pc como marca modelo numero de serie etc... .

      Responder
      • rodrigo alves comentou em

        desculpe pelo os erros de ortografia ,, tenho esse problema , rsrs e so mais uma coisa quando o pc ta travado e nao consigo entrar no HD eu faço o back dos drivers usando o live usb fedora ,do boot no pc pelo fedora e la no ferdora acesso o hd extrno vo na basta drivers eabro o aplicativo driverback up ,assim salvo primeiro os drivers , e algumas vez crio uma pasta temporaria para salvar fotos e videos do cliete , para assim que depois de formatar se necessario eu possa colocar as fotos e videos de volta assim entrego ao cliente o pc novo e com sua fotos e videos intactos ,, mas algumas fotos e videos eu escanio elas para saber se estam contaminadas por algum bug ,

        Responder
        • rodrigo alves comentou em

          ja testei alguns aplicativos , mas o que mais me adptei foi o driverbackup 2.0.0 , uso ele uns 2 anos ja , vou analizar fazer um testes com este do link sitado , vlw obrigado .. abraço e na Paz ..

          PS: falando parece trabalhoso , é pq talves nao me expressei direito , bom trabalho dessa forma e na pratica é tudo muito rapido meus procedimentos ,

          Responder
  • Francisco comentou em

    Cara uso muito dessas peças, porém gostei muito da dica. Gosto muito desse site, sempre estou visitando-o. Valeu e obrigado.

    Responder
  • Douglas comentou em

    Valeu cara , é bom saber que tem caras que gostam de compartilhar seus conhecimentos assim como as ferramentas que usa, já dá pra ter uma noção do bom técnico que vc é, valeu pelas dicas pois estou começando agora e foi de bastante utilidade as dicas.

    Responder
  • rodrigo alves comentou em

    eu uso algumas desças ferramentas awe , tenho varios pinceis e algumas escovas de dente tbm uma delas é das quelas eletrica , uso o alcool isopoprilico tbm além do wd40 , nao o aerosol , pq o aerosol tem uma especie de gaz gelado que algumas das vezes derrete peças em plastico , agora o wd40 q vem em galao de 3 litros é tipo um oleo , é otimo para lavar placas , alem de proteger contra ferrugem , ja o multimetro eu uso os 2 digital e analogico , as chaves de vendas filiphs e estrelas ,, uso kits normais e miniatura , , , costumo ter quardado tbm , alguns hardwares , como memorias, cabos flat, processadores, inverters, backlights, agora os SO tenho em cd/dv e em pendrivers , win xp,vista 32bits e 64bits, win 7 32 bitis e 64bits , mac leopard e live usb fedora , além de alguns pequenos além de uma lista de comandos dos que uso em manutençao , como outro dia um cliente levou o not pra 1 cara eo mesmo nao arrumou o not disse q tinha queimado , awe quando trouxe p/ mim vi loco nos testes que era o powerjack , o orificio onde conectar o plug da fonte , mas awe o not tava bagunçado depois que coloquei pra rodar , viu entra na bios e tinha senha o cara tinha colocado , como os meus comando dos conseguir descobrir a tal senha , bom tbm gosto de algum portable mais uso so algum programinha mesmo , como o revo unistaller e algum outro na maioria minha manutencao é na unha mesmo pelo sistema , bom fica awe meu comentario a respeito , no do + é isso awe ,, sucesso pra v6 awe .. 6 merecem são gente fina .. abraço e na Paz ..

    Responder
  • Alex Dorr comentou em

    Kit completinho.
    Sugiro tambem uma lente de aumento e uma fonte de luz (lanterna ou oculos com lanterna).
    Parabens Ricardo, sempre aperfeicoando.

    Responder
  • rodrigo ramos comentou em

    Exatamente o material que estava a muito tempo procurando.

    Muito obrigado Ricardo Bernardi por seu tempo gasto nesse seu trabalho e que agora está servindo de base para futuros técnicos de informática.

    Seu trabalho está exelente, bem detalhado.

    Continue assim com esse seu empenho é muito bom termos exemplos como vc em nossa profissão.

    Parabéns.

    Responder
  • vinicius comentou em

    Olá sou técnico e parabéns pelo post muito bom mesmo até vou montar um meio que kit assim pra mim. Parabéns mesmo.
    E que vocês continuem publiacando mais post assim.

    Responder
  • Muito bom seu site.. cheguei até ele através de um link no FH e pode crer vou recomendá-lo, sempre muito claro e objetivo. Sou técnico de informática e sites como o seu sempre colabora com o nosso aperfeiçoamento.. Grato não só por esse post, como também o que tem postado sobre o linux. Parabéns.. Sucessso aÊ

    Responder
  • gabriel comentou em

    muito bom cara me ajudou muito

    tbm estou tentando aprender tudo sobre hardware para me tornar um bom tecnico
    falow

    Responder
  • lucas comentou em

    oi ricardo tb ei gostaria de saber c vc pod min ajudar, com as compras d ferramentas p/ tec. infomática.
    dando dicas d algum site q possa vender toda essas ferr... de preferencia bem barato
    muito obrigado...

    Responder
    • Lucas, creio que já comentei sobre isso aqui mas não lembro ao certo agora: esse tipo de coisa é melhor procurar uma loja de ferramentas para comprar, pois pela internet as vezes vêm ferramentas de má qualidade que não atendem suas expectativas.

      Responder
      • lucas comentou em

        Ricardo, muito obrigado pela dik e sua atenção faleu msm,
        gosto d+ d seu site muito interativo e rico em conteudo, espero um dia ser uma profissional igual vc.

        continue postando + video aula eu agradeço muito.

        flw...

        Responder
  • Roma comentou em

    Caro Ricardo,

    Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente post!

    Também gostaria de contribuir com a seguinte opinião:

    Utilize pincéis e escovas antiestáticas para maior segurança no manuseio e limpeza de componentes eletrônicos.

    Obs.: Existem sites especializados em materiais antiestaticos, eu comprei um kit muito bom de pinceis com ótima qualidade e durabilidade.
    Obs.: Não coloquei o site de onde comprei pois não sei se pode e também não é de minha intenção fazer propaganda da tal empresa. Porém basta uma pesquisa com nome antiestaticos no google.

    Espero ter contribuído!

    Sds,

    Anderson Felipe
    falecom@andersonfelipe.com.br

    Responder
  • Everaldo Ferreira comentou em

    Muito bopm esse post.
    Gostaria de saber qual é a referência dessa maleta.
    Obrigado.

    Responder
    • Faz algum tempo que tenho ela, não sei lhe dizer os dados técnicos sobre a mesma, mas sei que é facil de achar em loja que vendem material para manicures, isso mesmo, manicures. Procure uma loja que venda material deste tipo e lá você encontra maletas muito boas, com divisórias adequadas para nós técnicos.

      Responder
  • Dan comentou em

    Cara eu te amo , vc é 10 me ajudou mto , eu tenho uma maleta e faltava algumas peças e nao sabia o nome agora posso comprar.. vlwww

    Responder
  • Muito obrigado a todos que comentarem e deixaram suas opiniões. Creio que agora muitas dúvidas foram sanadas sobre a questão "ferramentas".

    Em breve teremos novidades na área de manutenção, será mais uma super série de conteúdo que com certeza irá ajudar muita gente a ganhar dinheiro nesta profissão.

    Abraço a todos.

    Responder
  • Wagner Gilberto comentou em

    E ainda tem TÉNICO que acha que basta ter uma chave philips e alguns cd de intalação, eu tenho duas caixas de ferramentas e mais uma com placa de post, simulador de processador, power suply e hd externo e apostila com varias dicas e soluções, valeu pslo post

    Responder
  • wallace comentou em

    Muito bom o post Ricardo , vc sempre esta trazendo dicas sobre a profissão técnico em hardware

    esse é o único site q conheço q da dicas sobre o assunto.... Parabens e continue com esse otimo trabalhoo. Abraços

    Responder
  • Fausto Lino comentou em

    Muito legal a postagem. É sempre bom ficar por dentro e atento ao que diz respeito a um técnico de hardware/informática.

    Responder
  • Jorge comentou em

    Como sempre, otimo post. Quanto as baterias modelo 2032, novidade pra mim, por acaso ela influência no rendimento do PC?
    Valeu.
    Jorge

    Responder
  • gilson leão comentou em

    Muito bom post meus parabens sempre passo por aqui para aprender coisa novas!!! um abraço

    Responder
  • Ricardo Veridiano comentou em

    Olá Ricardo, blz. Ótimo post, vai tirar a dúvida de muitos técnicos que estão começando. Eu por exemplo não tenho todas essas ferramentas mas ainda chego lá. E agora com essas dicas sei extamente o que comprar para montar uma maleta como essa da foto.

    Responder
  • lucio cesar comentou em

    Ola! Ricardo namastê, quea fonte criadora te abençõe, muito bom o post eu estava a procura de umas dicas e foi de primeira, tenho aprendido bastante com suas dicas
    princupalmente sobre linux apos ver sua video aula do ubuntu como particionar e intalar
    já useu a 10.10 a 11.4 e agora estou com o openSUSE 11.4, para particionar o HD estou
    uzando o parted magic 6.1 muito pratico, até logo

    namastê

    Responder
  • Larissa de Paula comentou em

    Nossa é bastante coisa, eu não imagina que era tanta coisa assim... já vi gente consertando PC com faca de cortar pão... tenso!

    Responder
  • Boa Ricardo, eu até já tinha uma idéia do que sempre levar, mais agora estou ciente do que poderei, claro que vou levar se for necessário, rsrsrsrsrs.

    Vlw, inté + !!!!

    Responder
  • Valdir Coxev comentou em

    Eu como ja de custume visito este site todos os dias, em busca de novidade e mais uma vez um post de qualidade, conteudo nota 10, meus parabens

    Responder
  • Kleber comentou em

    Parabéns, muito interessante! Perdi menos de 1 minuto, para deixar o coments ... auahuashas

    abraço

    Responder
  • Fialho comentou em

    Ola Ricardo! Novamente mais um excelente post .
    Com certeza esse post vai ser de muita ajuda pra muitas pessoas.

    Responder

Deixe seu comentário