Tanto se fala em TI verde atualmente que não tem como simplesmente ignorar o assunto. Pensando em ajudar cada um de vocês que acompanha nosso blog, fiz esse vídeo falando um pouco sobre a questão do consumo de energia de um PC, e como componentes de má qualidade podem impactar financeiramente em sua vida.
Quando se fala em economizar energia no computador, a maioria das pessoas pensa que é só configurar o monitor para desligar quando inativo ou o PC para entrar em espera após determinando tempo sem uso, mas o gargalo do consumo é outro. Vou explicar quais são os dois componentes que mais desperdiçam energia e fazer um cálculo para exemplificar quanto dinheiro você joga fora todos os anos.
O objetivo do vídeo é servir como um alerta, e estimular todos os usuários e técnicos a fazerem sua parte para que todos nós possamos usufruir de um planeta melhor amanhã.
Compartilhe esse post:Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.
Atualmente temos 29 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.
Estabilizador NUNCA conforme mencionado, sugiro um DPS.
ResponderRicardo excelente dica, mas uma coisa que eu não entendi durante cálculo foi a parte da porcentagem... Como foi que você chegou a 333 WATTS/H na FONTE GENÉRICA e 235 WATTS/H na FONTE REAL?
ResponderTem um exemplo bem simples de porcentagem nesse outro vídeo: http://hardware.rbtech.info/overclock-iniciantes-estabilidade-benchmarks/, espero que ajude.
ResponderQual seria o valor MAIOR e MENOR nesse caso?
ResponderEu não sei explicar todas as regras de porcentagem (sugiro que busque uma aula de matemática pra isso), mas, nesse caso, sei que dividindo a potência da fonte pela eficiência dividida por 100 temos o consumo total.
Exemplo: 200 watts / (60 / 100) = consumo total, resumindo: 200 / 0,6 = 333,33
Eu não sabia disso, no momento só tenho notebook e seria uma boa eu comprar um filtro ao inves de conecta-lo direto na tomada né??
Entrei no site da CLAMPER e vi esse: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html
Será que é bom, ou vc recomenda outro??
Vlw
Procedimentos do vídeo são para PCs e não notebooks.
ResponderNo uso de uma CPU o clamper ajuda a economizar energia? Vi muita coisa na internet, mas não sei se é garantido!
ResponderNão, ele ajuda a proteger a máquina.
ResponderO que você achar do uso de transformador em substituição do estabilizador, principalmente em impressoras a laser.
ResponderAté onde eu sei os transformadores desperdiçam mais que os estabilizadores. Indico um bom nobreak.
ResponderParabéns ótima dica :) tenho que compra uma fonte com 80+, meu pc por mês gasta 150 a 180 reais por mês 24/7 ligado :(.
ResponderDiscordo do não uso de estabalizador. Na verdade se você utiliza o pc ligado na direto na rede de energia, o risco é muito maior da fonte queimar e até mesmo outros componentes, como a placa-mãe, por exemplo. Motivo disso é que a rede de energia entrega uma tensão variável, ou seja, no popular "energia suja. Prá isso servew os estabilizadores, prá corrigir essa variação, fazendo com que a energia entregue na fonte fique dentro dos padrões aceitáveis. O certo é usar na sequência: aterramento, filtro de linha e estabilizador. Ai sim o pc fica protegido e ocorre sim, uma economia de energia.
ResponderEu concordo com seu ponto de vista.
ResponderRicardo, vc falou sugere banir o estabilizador, eu uso o no-break, e minha fonte é boa de 750 watts Corsair. O no-break tbm é vilão no consumo de energia? Obrigado.
ResponderAlguns que são fabricados com componentes de baixa qualidade sim, mas a grande maioria não tem esse efeito colateral.
ResponderEssas dicas me foram muito util!
Lhe agradeço muitiçimo
um abraço no S2
Olá Ricardo. Parabéns pelo vídeo, e como vemos, esse é só mais um exemplo do velho ditado: O barato sai caro!
ResponderBela dica e que muda o conceito de muitas pessoas. Já tinha ouvido falar que a corrente de 110 é pior que a de 220 e até no consumo. Quanto a instabilidade da linha de rede eu mesmo já procurei algum aparelho para estabilizar a rede toda, não só os aparelhos individualmente, mas não encontrei. Espero que tenha.
A dica foi ótima, só faltou comentar como calcular em wats o valor que o pc gasta. Mas valeu!!!
Existem alguns DPS que são instalados na caixa de disjuntores da casa e que protegem a rede toda, inclusive o formato deles é muito parecido com um disjuntor padrão.
Quanto a calcular o consumo do PC, já fiz uma aula sobre isso: http://hardware.rbtech.info/calculadora-de-fonte-de-alimentacao/
Uso o mesmo estabilizador faz 8 anos e depois do seu vídeo fiquei encabulado em relação a ele, fui observa se ele esquentava muito e em relação a outros que eu tenho aqui ele mal esquenta. ele já segurou muito pico de energia, no meu caso teria de troca minha fonte de alimentação para uma que segure 220v, uso também uma filtro de linha.
ResponderRicardo estou querendo compra uma fonte corsair cx500m, mais estou com uma duvida a montagem dos cabos e dificil de fazer? Você poderia tirar uma foto da sua e mostra ?
ResponderTodos os cabos tem somente uma forma de encaixe, é impossível errar.
ResponderBoa dica Ricardo.
Muitas pessoas ou empresas acabam optando por comprar um gabinete fechado, onde vem com digamos fontes paralelas fracas, quando se fala em preço de uma fonte boa para pessoa ela já se espanta que não quer gastar muito, mau sabe elas que irão gastar muito mais com gasto de energia.
Quero montar uma um PC para mim futuramente, estou pensando na fonte da Corsair, qual marca de fonte recomendaria, sei que tem outras que não me lembre no momento.
ResponderCorsair, OCZ, Thermaltake, Cooler Master, Zalman entre outras são excelentes marcas. Eu tenho uma Corsair modular de 500 watts e é muito boa.
ResponderValeu obrigado.
ResponderFala Ricardo, tudo certo?
Cara, uso um estabilizador que tem aproximadamente 15~20 anos! Sim, daqueles bizonhos, de ferro que dá nojo! Apesar de ser velho, gosto dele justamente pelo tempo de vida, são aproximadamente 20 anos de uso, sem queimar fusível, sem nenhum problema aparente...
Minha pergunta é: por ele se um estabilizador estupidamente velho, esses valores citados por você no vídeo podem aumentar absurdamente? Pode até ser uma pergunta meio óbvia, mas depois de ver esse vídeo, fiquei bastante curioso e irei talvez ainda hoje, comprar um filtro de linha... Você recomenda alguma marca?
Abraços e parabéns pelo vídeo!
ResponderVerifique quanto ele aquece durante o uso, aquecimento significa desperdício de energia.
Quanto ao filtro de linha, eu creio que as melhores marcas respectivamente sejam a Clamper e a APC. Procure por filtros indicados como DPS (Dispositivo de Proteção contra Surto) destas marcas.
© 2008-2023 - RBTech.info | Todos os direitos reservados | Hospedado por Innova Host
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.
Ricardo, bom dia!
Qual sua opinião no uso de módulo isolador ao invés de estabilizadores?