Dominando o VMWare Player #4 - Shared Folders

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam todos bem vindos à mais uma aula da série "Dominando o VMWare Player", e nesta aula iremos falar sobre o recurso de pastas compartilhadas ou Shared Folders. Este recurso é muito interessante e útil, pois através dele podemos compartilhar pastas do computador hospedeiro com a máquina virtual de forma muito simples e sem a necessidade de criar uma rede completa para este acesso.

Este recurso está disponível para vários sistemas operacionais, porém em nossa aula veremos como usá-lo somente em Windows e Linux, mais precisamente o Ubuntu. Boa aula para todos!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 15 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Anselmo M. Mendes comentou em

    Em primeiro, parabéns pela iniciativa e compartilhamento de conhecimento. Muito Bom!

    Ricardo algum tive um grande problema alguns meses atrás, com a grande atualização de sistemas operacionais do mercado, alguns equipamentos se tornaram obsoletos, o que aconteceu foi o seguinte:

    Atualizei o PC de um amigo para Windows 8, mas seus equipamentos que estão em perfeitas condições de uso e funcionamento só funcionam no Windows XP, então resolvi instalar o WMWare e fazer o compartilhamento dos mesmos, da "maquina virtual" para a "maquina real", só que não consegui fazer tal proeza, gostaria se possível você ensinassem como fazer o compartilhamento de impressoras e outros equipamentos instalados na "maquina virtual" para a "maquina real".

    Obs: a impressora que tentei compartilhar é uma HP LaserJet 1000 Series

    Um grande abraço.

    Responder
    • As VMs tem limitações sérias quando o assunto são dispositivos externos, você terá que fazer testes específicos até conseguir atingir um bom resultado ou então descobrir que tal dispositivo não funciona na VM

      Responder
  • Siqueirax comentou em

    Agradeço a oportunidade de ampliar meus horizontes.
    Estou cursando no Senac Técnico em Informática.
    Recorro a sua ajuda , sempre.
    Obrigado.

    Responder
  • walison comentou em

    Ricardo como eu faço pro VMWARE reconhecer minha placa de wifi rodando um sistema Linux, se tem essa possibilidade. Vi na internet comentários que a pessoa tem que comprar uma placa de rede wifi usb, ou seja aquelas que parecem um modem movel, é verdade ou tem alguma configuração que a maquina virtual possa ta utilizando a placa de rede.

    Responder
  • Fernando Martins comentou em

    muito legal isso, mas uma ideia, que tal uma aula sobre instalação do mac os no vmware.

    Responder
  • Eduardo Sobrinho comentou em

    Ricardo,
    Tudo bem,
    Tenho assistido suas aulas e tenho gostado e apreendido bastante , gostaria de fazer alterações em modulos da loja Prestashop , mas tenho pouca noção de como faze-lo. Se me tornar Premium neste site , conseguiria tal feito ?
    Qual seria a melhor maneira de conseguir meu objetivo ?

    Agradeço desde já,

    Eduardo Sobrinho

    Responder
  • Luciano Jr comentou em

    Excelente vídeo aula Ricardo... parabéns por ajudar muitos iniciantes, estudantes de um modo geral e profissionais que estão em busca de novos conhecimentos!!!

    Responder
  • Mario Mesquita comentou em

    Ricardo tive problemas na atualização do vmware player. Alguma recomendação especial para desinstalar? Posso usar o Revo Uninstaller? Obrigado.

    Responder
    • Não é necessário, pode usar somente a desinstalação normal. Caso esteja havendo erros em chaves de registro pesquise no fórum oficial do VMware pois tem algumas dicas por lá que já me foram úteis.

      Responder

Deixe seu comentário