Como escolher uma boa placa de vídeo para games

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Principalmente quando o assunto é game, ter uma boa placa de vídeo é fundamental para evitar decepções. Os trabalhos gráficos e desenhos em 3D também exigem muito neste ponto. Mas como escolher uma boa placa de vídeo já que as opções são tantas? Pelo preço? Pelo número? Pela marca? Por indicação do vendedor?

Nada disso, pelo estudo e comparação entre elas, pois ao comprar uma placa de vídeo sem ter conhecimento sobre o assunto você pode acabar comprando uma placa que terá menos desempenho que o próprio vídeo on-board do computador, vai por mim.

O que temos no mercado

Existem atualmente duas grandes marcas de chips gráficos, a AMD (Radeon) e a Nvidia (GeForce). Porém é muito comum encontrar em lojas nomes como Sapphire e XFX, mas não confunda as coisas, pois as fabricantes de chips gráficos são a AMD e a Nvidia, os outros nomes citados são montadoras de placas que compram o chip de uma das grandes marcas citadas anteriormente e montam o seu produto final.

Assim, se você ver em uma loja uma placa VGA Sapphire Radeon R7 260 lembre-se de que se trata de uma placa da AMD equipada com um chip R7 260 e que foi montada pela Sapphire.

A fabricação de chips tanto da AMD quanto da Nvidia é em série, ou seja, um chip Nvidia GTX 960 é mais recente do que um GTX 760.

Tipos de jogadores

Antes de mais nada vamos entender um pouco sobre o público gamer, para saber os tipos de perfil dos jogadores, isso é importante para escolher a placa certa para o seu perfil.

  • Casual: costuma jogar poucos jogos, e estes geralmente são leves e/ou antigos, não exigindo grandes recursos para execução.
  • Entusiasta: joga os games mais recentes e pesados e por isso precisa de desempenho e suporte à tecnologias atuais.
  • Hardcore: joga os mesmo jogos do entusiasta, porém com uma leve diferença: tem que ser tudo no máximo e em Full HD e geralmente em 2 ou 3 monitores. Este público geralmente precisa de mais de uma placa de vídeo interligada e somando desempenho.

asus-gtx

Placas Nvidia

  • Placas com nomenclaturas GT e GS terminadas em 10, 20, 30 e 40 são indicadas para o público casual. Exemplos: GT 610, GT 720.
  • Placas com nomenclaturas GTX terminadas em 50 e 60 são indicados para público entusiasta, com elas você roda os jogos mais recentes em qualidade média/alta. Exemplos: GTX 760, GTX 960.
  • Placas com nomenclaturas GTX terminadas em 70 e 80 são indicados para público hardcore, com elas você roda os jogos mais recentes em qualidade alta/ultra. Exemplos: GTX 780, GTX 970.

O conceito sobre o desempenho das placas Nvidia é o seguinte:

Placas da série 80 são as top de linha, a série 70 é a segunda na escala de desempenho, a 60 é a terceira e a 50 a quarta. Geralmente as melhores opções de custo X benefício são as séries 70 e 60, pois oferecem um desempenho satisfatório por um preço não muito elevado.

A série 80 é parâmetro ostentação, pois custam caro e nem sempre oferecem um ganho de desempenho que justifique o seu preço (culpa dos jogos mal otimizados). Já a série 50 é pra quem não tem dinheiro para investir mas quer jogar a todo custo, pois com elas você terá que abrir mão da qualidade para poder rodar seus games com fluidez.

Existem ainda algumas variantes das placas que possuem a terminação "TI" em sua nomenclatura. Essas placas diferem do modelo "tradicional" por oferecerem mais processadores gráficos, em consequência o desempenho também será melhor. É uma espécie de "versão tunada" da placa, por exemplo GTX 780 TI.

Placas AMD

As placas AMD seguem uma linha muito semelhante as da Nvidia

  • Placas terminadas em 40, 50 e 60 e com nomenclatura R7 são as básicas e indicadas para o público casual. Exemplos: R7 250, R7 260.
  • Placas terminadas em 70 e 80 e com nomenclatura R9 são focadas no público entusiasta, com elas você roda os jogos atuais em qualidade média/alta. Exemplos: R9 270, R9 280.
  • Placas terminadas em 90 e com nomenclatura R9 são as topo de linha para o público hardcore. Exemplo: R9 290.

A variante nas placas AMD fica por conta dos modelos com "X" na nomenclatura, que oferecem mais processadores gráficos em relação ao modelo padrão. Isso irá se refletir no desempenho, que tende a ser melhor que no modelo tradicional da mesma placa. Exemplos: R9 280X, R9 290X.

Conclusão

O que você acabou de ler é a teoria sobre o desempenho das placas gráficas, mas cuidado, pois nem sempre essa teoria se reflete na hora de jogar um game. É necessário buscar na web testes que mostrem o real desempenho da placa nos jogos que você quer jogar, para então tomar a decisão mais acertada na hora de escolher sua placa perfeita.

Como dica geral eu indico que você opte sempre por comprar placas de gerações recentes, pois elas consomem menos energia e oferecem um desempenho otimizado em relação a suas antecessoras. Como mencionado no artigo, a nomeação dos chips acontece de forma serial, então uma GTX 980 é mais recente que uma GTX 780, assim como uma R9 390 é mais recente que uma R9 290.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 9 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Francisco comentou em

    Ricardo eu preciso que VC mim responda urgente pq to kerendo comprar uma placa de video e a úncia melhorzinha ki tem aki na loja da minha cidade e a gtx630 e pretendo jogar FIFA 15 e pés 15 mas se ela rodar pelo o menos o FIFA 14 sem leg já ta ótimo cara mim ajuda eu preciso muito tirar essa duvida essa placa tem 2 GB e e ddr3 e tem 128 bit mim ajuda cara.

    Responder
  • ccosta996 comentou em

    Parabéns pelo post Ricardo!

    Quando comecei a ter meu primeiro contato com as placas de vídeo não entendia quem era fabricante de GPU (Chip gráfico) e montadoras de placas (XFX, Palit, Gainward, etc.). Para quem está no começo e ainda não manja no assunto é muito esclarecedor.

    Responder
  • Christian comentou em

    Tava pensando em comprar uma ATI Radeon HD 5570 ou uma 5550, to querendo gastar no máximo uns 225 R$ (se possível menos).

    Tem alguma recomendação?

    Não planejo jogar nenhum jogo no máximo, mas também não quero deixar nada no mínimo, também não tenho muita frescura com antialias.

    Responder
  • Daniel comentou em

    Excelente dica Ricardo, eu mesmo não sei como comprar uma boa placa de vídeo, principalmente devido vários modelos que existe e que acabam confundido.

    Eu tenho apenas uma dúvida, pode ser até bobeira. Por exemplo, eu tenho uma placa mãe da Intel, posso ter uma placa de vídeo da AMD ? Não irá gerar conflito ? Ou o aconselhável nesse caso é ter uma placa da Geforce ?

    Abraço

    Responder

Deixe seu comentário