Como criar um pendrive de boot com Linux

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Veja neste vídeo como criar um pendrive bootável com várias distribuições de Linux disponíveis hoje no mercado. Com um drive Live USB, você pode além de rodar o sistema diretamente do pendrive, fazer a instalação em máquinas que não tem drive de DVD, como os netbooks por exemplo.

Na aula eu usei o Linux Mint para exemplificar, mas o procedimento é o mesmo para qualquer outra distro suportada pelo utilitário de criação.

No Windows

No Linux

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 8 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Olá Ricardo!

    Parabéns pelo post e pelo seu excelente trabalho em modo geral, seus conteúdos são de ótima qualidade.
    Só queria, se me permite, fazer uma contribuição para este conteúdo. No vídeo do Linux, você comentou que acreditava que na maioria das distribuições seria da mesma forma ou parecida e conseguiria transferir qualquer ISO para o pendrive. No Ubuntu, não é 100% de certeza, mas acho que só é possível usar o "startup disk" com ISOs de distribuições derivadas do Debian.

    Cheguei a fazer alguns testes com o Mageia, Fedora e Oracle Linux e com elas não rolaram. Fiz umas pesquisas e diziam que só para distribuições derivadas do Ubuntu, mas com a ISO do Debian funcionou e acredito que com as ISOs baseadas nele também devem funcionar.

    Um abraço e espero que as informações sejam uteis!

    Responder
  • Wesley Almeida Gasparini comentou em

    Boa tarde, estou tentando fazer um dualboot em um notebook acer E1-572-6_BR648, só que tem uma opção chamada de securyt boot que não permite, tem como me dar uma ajuda??

    Responder

Deixe seu comentário