Criando um servidor de arquivos (NAS) – aula 04

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá pessoal, esta é a quarta e última aula sobre a criação de um servidor de arquivos NAS, e hoje iremos aprender a criar as pastas, criar compartilhamentos, definir permissões nas pastas e acessar o servidor.

Iremos ver como acessar o servidor através de PCs com Windows XP, Seven e também Ubuntu Linux. Após a aula de hoje termos nosso servidor totalmente funcional.

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 75 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Figueiredo comentou em

    Boa noite Ricardo gostei muito do seu tutorial e gostaria de aprender um pouco mais.
    Estou querendo montar um servidor de dados assim como você descreveu, no entanto me ocorre uma dúvida, vou citar um exemplo:
    Caso eu queira instalar um sistema ERP para gestão empresarial ou Autocad para desenvolvimento de projetos e quero que os dados estejam no servidor a dúvida é: Instalo os programas na máquina cliente ou no servidor?

    Desde já agradeço sua ajuda

    Responder
      • Figueiredo comentou em

        Obrigado pelo retorno.
        Eu poderia no mesmo servidor instalar discos com aplicações diferentes? Por exemplo um para banco de dados e outro para arquivos? Ou precisaria obrigatoriamente de uma máquina para cada aplicação?

        Responder
        • Você precisa de uma solução de virtualização, ou seja, um hardware com vários servidores virtuais (arquivos, banco de dados, proxy, impressão, etc). Procure um profissional de infraestrutura qualificado que ele irá lhe dar uma solução adequada para sua necessidade.

          Responder
  • Rosangela Carvalho comentou em

    Como posso fazer para criar essa politica para que cada professor só possa acessar a sua pasta?

    Responder
  • Rosangela Carvalho comentou em

    Parabéns pelas aulas. Pode esclarecer uma dúvida? Foram criadas 2 pastas, Pasta1 e Pasta 2, vamos supor que dentro da Pasta1 fossem criadas mais 3 pastas A,B,C, como fazer para que o usuário da pasta A não conseguisse ver o que tem na pasta B? Obrigada.

    Responder
  • roberto comentou em

    muito boa mesmo a aula pq deixa todos que assisten feras no assunto,muito ben explicada parabens

    Responder
  • cleuber comentou em

    muito bom estas aulas, estou a desenvolver um outro estudo e preciso de um ajuda, a questão e quero criar um servidor que receba dados via wireless de sensor de vibração e que depois eu consigo ter acesso a estes dados remotamente sem perder dados. Este tipo de sistema já existe mas a minha ideia e tentar fazer um nova sistema open source custo mínimo.
    minha duvida e que tipo de software devo usar que tipo de protocolo, será poderia XAMPP programar em PHP ou NAS será que isso e um boa solução.
    se voce tiver alguma ideia melhor e quiser compartilhar

    Responder
  • Eduardo comentou em

    Ola Ricardo show de bola suas video aulas, estou com uma dúvida eu consigo mandar arquivos de até 3MB para o servidor se o valor for maior vamos supor 9MB ele nao deixa da uma mensagem que não há espaço suficiente na Pasta1. Como posso alterar esse limite?

    Responder
  • Ogéris Mayer comentou em

    Ricardo muito boas as suas aulas sobre o NAS, mas tenho um duvida. Meu caso é o seguinte. Trabalho numa empresa de informática quem prestamos assistência em pcs e cursos de informática. Minha ideia é criar duas pastas uma com os programas e outra para atividades do curso. E ai gostaria que na pasta de programas os alunos não tivessem permissão, ou seja, que no momento que eles tentassem entrar na pasta programas iria ser solicitado um usuário e a senha que logico não iria passar. Queria que somente eu tivesse acesso e eles somente na pasta atividades do curso. Isso é possível?

    Responder
    • Você deve criar grupos e permissões no servidor e definir o acesso de cada grupo nas pastas compartilhadas. Não me pergunte como, só sei que dá pra fazer mas quem fez isso foi um conhecido meu, eu só ví o server depois de configurado.

      Responder
  • Bruno Ribeiro comentou em

    Muito bacanérrimo mesmo....
    Está de parabéns, fui do zero ao 10 nessas 4 aulas...
    Super bem explicado, e de fácil entendimento, servidor funcionando redondinho.
    Valeu mesmo..
    =)

    Responder
  • Giovani Oliveira comentou em

    Ricardo, boa noite!
    Voce esta de parabens com suas video aulas . Em tres breves aulas voce conseguiu esclarecer tudo que andava procurando sobre o FreeNAS.
    Realmente muito bom.
    Muito obrigado.

    Ps.: Ia me esquecendo... Assim como o usu[ario Fabio, gostaria de maiores esclarecimentos sobre o FTP no FreeNAS....

    Responder
  • Carlos comentou em

    Boa Dia,

    Estou utilizando o VMware player para rodar o servidor FreeNas 8.0.4. Quando eu vou criar "Criar Volume", não aparece nenhum disco em "Disco Membro (member disk)". Gostaria de Saber como que faço para adicionar um Disco Membro (member disk)?

    Responder
  • renilson comentou em

    Boa noite
    ja resolvir o problema instalei a versão mais recente do free nas porem quando crio um documento em uma pasta ele aparece em todas as pastas como faço para que isso nao ocorra mais?

    Responder
  • renilson comentou em

    instalei o free nas mas nao consigo acessar. digito o ip mas so da mensagem de servidor nao encontrado
    estou precisando muito de um servidor de arquivos e gostaria de ajuda com o que instalei. a instalação foi feita em um pendrive da kingston de 4gb

    Responder
  • Janael Coelho comentou em

    Acabei de conhecer por acaso em uma vídeo aula no YouTube o blog e estou abismado com a quantidade e a qualidade do conteúdo que. Todas essas aulas do servidor NAS para compartilhamento de arquivo estão ótimas, não conhecia nada sobre o NAS mas pode ver que ele é uma ótima ferramenta para empresas de pequenos e médio porte.

    Uso o Samba para compartilhamento de arquivos que é também um bom programa nas tem algumas vulnerabilidades, saindo daqui direto para o curso de Virtualização.

    Parabéns pelo trabalho e continuem assim.

    Forte Abraço !!

    Responder
  • Douglas comentou em

    Olá Ricardo, muito boa essa aula sobre FREENAS parabéns.

    Camarada estou com uma dúvida, instalei o Freenas no VMPlayer 4 e configurei conforme as videos aulas. Só que não consigo entrar para configurá-lo pelo ip definido que é o msm que vc fez na aula. Sabe o que pode estar havendo?

    Responder
  • Lucas Pedro comentou em

    Bom tarde Ricardo, já tem algum tempo que venho acompanhado suas vídeo aulas q por sinal são show d bola, realmente da pra aprender muito, por isso irei fazendo a assinatura Premium de seu blog acredita q ganharei muito com isso e lhe ajudando a produzi boas vídeo aulas.
    Desde já muito obrigado.

    Responder
    • Agradeço a confiança depositada em nós, tenho certeza que irá valer o investimento, pois até então todos os assinantes tem gostado do conteúdo. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais nosso material, tanto o grátis quanto o premium.

      Responder
  • rodrigo alves comentou em

    awe Ricardo , como vai ?? .. muito legal estas VA desta seção ,, adorei , tava lendo os comentarios e vi uma resposta sua falando sobre seu trabalho ,, muito legal esse seu trabalho nesse empresa que vc trabalha , mas aki tem horas que vc se depara com problemas ou algum serviço meio complicado de se resolver ou é sempre tranquilo o serviço , e se aparece como vc resolve / pesquiças estudos a algum material especifico ,, como é isso ,,

    bom gostaria de sua opnião se seria melhor ou nao ou nao faz diferenção amontar esse sistema de servidor em um pc com linux tipo ubuntu , ao invez de um microsoft e tbm se ficaria talves legal amontar em um mac ?? , como moro em massachusetts , aki e varios outros estados tem uma cultura de descarte ,, deu problema e ficou velho é descartado ,, eu como um bom brasuca srsrs hehe adoto muita tranquera ,, com isso tenho aki no meu ap varios pc que pego na rua ,, e isso me rendeu varios hds ,memorias,cpu,s , diverças placas , e alguns varios modens , ou seja material para montar servidores é o que nao me falta , tava a te pensando montar uma torre de gravação de cd e dvd , mas com essa VA estou pensando montar um servidor pra teste e estudo sobre servidores que gostei muito do assunto ,, e por fim a necessidade de instalar algum antivirus ?? no do mais é isso ai intaum ,, vlw muito obrigado ,, com Deus e na Paz awe .. abraço.

    PS: como faço para colocar uma foto no icone das menssagem aqui ??

    Responder
    • Então Rodrigo, resolver problemas é algo que se aprende vivenciando situações adversas, cada vez você aprende uma coisa nova que vai ficando gravada na sua memória, quando precisar provavelmente irá lembrar de algo relacionado à solução. Caso seja novidade somente pesquisando na internet ou livros sobre o assunto.

      Sobre o servidor não é necessário anti-virus e acho q nem tem como instalar um no NAS. Sugiro que use suas "sucatas" e faça testes, é a melhor forma de aprender.

      Responder
  • DIEGO comentou em

    Ricardo, primeiro gotaria de agradeçer pelo otimo curso muito obrigado mesmo. E segundo gostaria de saber se com esse sistema o FreeNAS e possivel usa-lo como um servidor de armazenamento on-line com website e tudo igual a sites conhecidos como o megaupload, 4shared etc...
    ???

    Obrigado desde ja!

    Responder
  • Jurandy comentou em

    Olá Ricardo, muito bom os seus videos. Gostaria de saber se é possivél compartilhar impressoras usando a mesma máquina do FreeNAS?

    Responder
  • osvaldo comentou em

    Ola Ricardo , conheci a pouco tempo o seu site e fiquei muito interessado pelas aula ,parabens por essa iniciativa de passar conhecimento... eu instalei o freenas mais na instalaçao aparece a mensasem // mountroot /// e para ai como eu posso resolver isso
    desde ja agradeço.. abraço

    Responder
    • Olha Osvaldo, eu vejo muita gente pedindo aqui resolução de problemas relacionados ao FreeNAS, mas isso é muito relativo e eu não sei o que pode causar cada tipo de erro. Tente procurar no FAQ do site oficial do FreeNAS talvez alguem já tenho o mesmo problema e tenha uma solução. Eu não saberia te dizer o que pode acasionar este erro.

      Responder
  • cristhian bini comentou em

    Cara que dinâmica sem duvida a melhor!

    Coloco a disposição meu site http://www.prefirolinux.com.br para vcs divulgarem os materiais de vocês, fazerem anúncios e o que mais precisar!

    Isso é uma grande prestação de serviço, tem meu apoio para o que precisarem!!!!

    Parabéns!!!!

    Responder
  • Carlos Amaro comentou em

    Reforço tudo o que aqui foi já dito. Usei como ferramenta de trabalho os seus videos sobre o N.A.S. com os meus alunos, com algum sucesso. Tivemos vantagens comuns, eu evitei fazer as apresentações sobre o tema, e para si fica um grande grupo de jovens que aqui em Portugal passaram a ser fans do seu Blog. É usual aqui os professores recorrerem ao material que no Brasil se publicita na net, nas várias àreas do conhecimento, um bom exemplo de partilha de informação e conhecimento, que não está muito nos nossos hábitos talvez por razões culturais. Um muito obrigado e continue a nobre tarefa da partilha.

    Responder
    • Muito obrigado Carlos por ajudar a divulgar nosso trabalho aí em Portugal também. Nos últimos meses tivemos um crescimento muito bom nos acessos vindos daí, e fico muito grato à todos que tem contribuido para isso.

      Responder
  • Gleidson comentou em

    muito show os videos, agora tenho uma duvida. Trabalho em uma empresa onde montei um servidor com windows mesmo so para compartilhar os arquivos na rede mais tenho problemas pois algns usuario não autorizados na rede tem aceso ao servidor então esse curso me será muito util. mais minha duvida é. Nesse servidor tenho um hd lotado de arquivos pego um novo hd instalo no freenas depois adiciona esse com arquivos e compartilho ja os arquivos existesnte é quero fazer sem perder nada so espedar no servidor o hd e funfar. Pòderia me explicar melhor?

    Responder
    • Qualquer HD adicionado ao FreeNAS será obrigatoriamente formatado, sendo assim você precisa fazer backup dos dados e depois passar para um HD que já esteja no NAS.

      Responder
  • Bauer Ferrera comentou em

    Antes de tudo obrigado pelas videos-aulas... Sem comentários sobre a qualidade e ajuda que me deram.

    Montei um servidor de arquivos com Freenas em um micro com uma placa Intel DG... com Atom integrado. Tive diversos problemas com a intalação, acredto devido ao fato de ter começado com um HD com NTFS. Mas depois de particionar, formatar, particionar, formatar..., utilizando o Ubuntu LiveCD consegui instalar.

    Sem seu curso não conseguiria tê-lo configurado... A configuração ficou perfeita, tudo que eu desejava funcionou ótimo. Contudo; após rebootar o sistema tive vários, pequenos, problemas. Como não sou um usuário, nem mediano, de Linux, O sistema não reinicia por completo.

    Ele fica esperando um comando de path para a shell. Tive de dar um "enter" para iniciar a lina de comando e então exit, aí ele seguiu a inicialização...

    Beleza, a partir daí já pude logar novamente no webadmin, mas todas as configurações de disco tiveram de ser feitas novamente. Tive de excluir e criar tudo novamente... Mas funcionou.

    Imagino que a solução deve ser simples, mas...

    Obrigado pela ajuda.

    Responder
  • Lucas Maestro Carlos comentou em

    Boa tarde Ricardo, parabens pelo curso, está otimo, bem legal. continue assim.

    Tenho uma sujestão, você poderia fazer um curso de freebsd(hospedagem). entendo a dificuldade, mais eu gostario muito em aprender.
    Se souber de algum material sobre freebsd para hospedagem me mande estou precisando muito. obrigado

    Responder
  • André Nascimento comentou em

    O Ricardo muito obrigado

    Mas continua do mesmo jeito, pode ser problema no hd pq não consigo usar partição gpt e nem mbr só consigo usar a mesma que vc usou de exemplo no curso CD/DVD ou Software RAID antigo. bom é isso o que fazer meu amigo rsrsrs?

    Abraços e vamo q vamo!!!@

    Responder
    • Olá André, confesso que fico sem resposta pra você, pois quando deu este problema em meu servidor era somente a ordem de boot, mas vou fazer uns testes, se descrobrir algo novo aviso aqui no post.

      Responder
  • André Nascimento comentou em

    Fala Ricardo tudo tranquilo/

    Belíssimo curso, gostei muito estava realmente precisando aqui no serviço, mas estou com um problema e gostaria da sua ajuda. seguinte:

    Instalei direitinho o Freenas, configurei e tudo mais, so que toda vez que ligo ele, ele para em uma linha de comando e pede para digitar algo que ja esta escrito na tela, parece algo do tipo

    /etc/rc? e quando digito isso ele continua a ai tudo funciona certinho, vc saberia me dizer o que é isso e como posso deixar zeradinho/

    Mais uma vez obrigado por nos ajudar

    Abraços e vamo q vamo!!!@

    Responder
    • André, primeiramente obrigado pelo comentário.
      Sobre a questão citada, verifique a ordem de boot na BIOS do seu servidor, terá que estar configurada para dar boot como primeira opção o HD onde está instalado o FreeNAS, caso contrário acontecerá este problema.

      Responder
  • Júnior comentou em

    Entendi , você sabe que quem que um trabalho realmente bom têm que se esforçar muito e também fazer bons cursos, e você como começou sua carreira que tipo de cursos você fez para se especializar e chegar onde você tá hoje, porque trabalhar em uma empresa de qualidade não é pra qualquer um... então você fez quantos cursos como conseguiu entrar nessa empresa, dá umas dicas ai pra gente que está começando a querer trabalhar e ganha seu $$ din,din com o conhecimento que temos, pois eu sou técnico e faço alguns serviços mais não é aquela grana que você pode se firmar nem garantir nada porque é por tempo as vezes você têm muitos serviços e as vezes ficamos parado por alguns dias até semanas, agora você trabalhando já é outra história, então vlw e uma grande abraço.

    Aguardo sua resposta aqui nos feedback!

    Responder
    • Então, analisando o assunto, vou fazer um artigo falando sobre isso para que assim todos possam acompanhar as dicas na íntegra e seja útil para mais pessoas que estão em busca de um bom trabalho na área de TI.

      Responder
  • Júnior comentou em

    Esses vídeos estão sendo de grande ajuda não só para min como à todos, estou aguardando mais aulas sobre redes, que dica-se de passagem gosto muito ;-), e aproveitando sei que você é especialista em hardware poderia fazer mais vídeo aulas com dicas avançadas, de desktops/notebooks, só por curiosidade que tipo de serviço a empresa que você trabalha faz?

    Responder
    • Olá Júnior, trabalho em uma empresa que dá treinamentos (leia-se cursos), presta assistência técnica e desenvolve aplicativos para automação comercial. Atendemos praticamente só empresas, com as quais temos contratos vitalícios de atendimento e suporte. Tenho então que desenvolver soluções para estas empresas a fim de facilitar o dia-a-dia dos funcionários da mesma, entre estas soluções geralmente temos implantação de servidores e serviços de centralização de informações em geral.

      Responder
  • Anderson comentou em

    Ricardo,

    parabens pela video aula esta sendo de grande ajuda para aprimora meus conhecimentos. Teria como vc fazer alguma coisa sobre servidor proxy ?

    Obrigado

    Responder
    • Que bom que está lhe ajudando. Sobre o proxy, tenho sim idéia de montar mais cursos sobre servidores, mas como este é um assunto que leva mais tempo do que outras matérias, geralmente demora para fazer um conteúdo e testar antes de começar a gravar.

      Mas teremos sim muito mais conteúdo sobre redes e servidores, aos poucos vamos formando nosso acervo de vídeos que espero sirvam para muitas outras pessoas aprender sobre isso.

      Responder
  • Breno Alencar comentou em

    Olá Ricardo. Conheci seu site a pouco tempo, mas já estou fazendo o trabalho de divulgação,,rsrs...Assisti seus videos de instalação do Freenas. Uso a ferramenta a algum tempo. Gostaria de ver com voce sobre a possibilidade de algum material sobre o controle de infecção de compartilhamentos de arquivos com o Freenas. Teria alguma maneira de se evitar virus, worms e outros atraves desses compartilhamentos? Fico no aguardo de respostas...e meu muito obrigado...abraços

    Responder
    • Olá Breno, primeiramente obrigado por ajudar na divulgação do site.
      Sobre a questão de vírus no FreeNAS creio que seja problema em PCs com Windows que acessam o servidor, uma vez que o Nas é imune a infecção deste tipo (até onde eu sei). O problema deve estar nos terminais com Windows que tem as unidades mapeadas e se encarregam de colocar arquivos infectados dentro do compartilhamento, se for isso você pode evitar a auto execução destes tipos de vírus simplesmente criando dentro de cada compartilhamento uma pasta chamada autorun.inf para impedir a infecção automática ao acessar um compartilhamento.

      Responder
  • fabio santos comentou em

    Realmente ricardo show de bola esse video aula viu parabéns mesmo...
    Se não for pedir muito, ou quem sabe seja uma sugestão mesmo, seria possível você fazer uma video aula ensinando a fazer um servidor FTP, compartilhamento de arquivo na web, onde vc pode acessa seu arquivos de onde você estiver atravéz de uma navegador..
    Obrigado...

    Responder
  • Cyberjack comentou em

    Boa noite a Todos , parabens brow pelas suas videos aulas , nossa mto massa !!!
    so que eu fiquei com uma duvida, no caso servidores assim , é igual ao megaupload , rapishared , ? e mesmo sistema ? no caso vc teria como falar do assunto ou disponibilizar alguma materia,

    Obrigado , ja estou divulgando o site..

    Responder
    • Obrigado pelo comentário, mas servidores como megaupload são servidores web que contem regras e limites de download através de políticas de segurança. Este servidor que montamos é apenas para rede interna.

      Responder
  • Walter comentou em

    Fala Ricardo!

    Você é o kra hein parabénss!!

    Ia pedir pra vc montar um Servidor Web teria como???

    flws abraçoss!!

    Responder
    • Olá Walter, obrigado pelo comentário.
      Sobre servidores web até poderia fazer alguma coisa mas como se trata de um trabalho muito perfeccionista creio que fica inviável gravar e disponibilizar no site. E por outro lado servidores web não valem a pena você ter um em casa por causa do custo/benefício e por causa dos links de internet residenciais que são muito ruins no Brasil (sem excessão).

      Não descarto a possibilidade de estar fazendo algo mais simples para um home office por exemplo...

      Responder
      • Walter comentou em

        Eai Ricardo!

        É verdade, realmente não vale a pena ter em casa, mais que seria um UP forte em nossos conhecimentos eu não teria nenhuma dúvida rsrs.. as vezes com a intenção de colocar pequenos programas rodando na Web jah ajuda na hora de mostrar algo a alguém ou até um pequeno projeto para terceiros, bom foi só uma sugestão mesmo porque nunca vi um conteúdo desse na web ensinando como fazer!

        Valeu mesmo!
        Sucesso!

        Responder
  • altair carvallho comentou em

    muito bom, eu tava pensando como montar um servidor de arquivos nessa semana, veio do ceu esse curso
    parabens

    Responder

Deixe seu comentário